+23 ou concurso nacional?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

HUASAM

Membro Caloiro
Matrícula
13 Novembro 2017
Boas! Sou recém licenciado num curso na área da saúde. No entanto, estou um bocado desiludido com algumas coisas do mesmo e tenho pensado em tirar outro curso. Entretanto, surgiram-me algumas dúvidas e penso que aqui seja o local ideal para me ajudarem. Aqui vai:

1- Sei que os exames nacionais que fiz no secundário já caducaram, mas a média que obtive no secundário mantém-se e pode ser ainda utilizada para concurso nacional, correto?
2- Caso opte pelo concurso nacional, sou obrigado a repetir todos os exames que fiz no secundário (ou seja, Biologia, FQ, Matemática e PT) ou basta apenas fazer os exames necessários como prova de ingresso para o curso em questão?
3- Entre repetir exames e ir a concurso nacional ou optar pelo concurso para maiores de 23 anos, qual consideram ser a melhor opção?

Obrigado e cumprimentos!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @HUASAM
1- Sei que os exames nacionais que fiz no secundário já caducaram, mas a média que obtive no secundário mantém-se e pode ser ainda utilizada para concurso nacional, correto?
Correto.
2- Caso opte pelo concurso nacional, sou obrigado a repetir todos os exames que fiz no secundário (ou seja, Biologia, FQ, Matemática e PT) ou basta apenas fazer os exames necessários como prova de ingresso para o curso em questão?
Só os que precisas como prova de ingresso.
3- Entre repetir exames e ir a concurso nacional ou optar pelo concurso para maiores de 23 anos, qual consideram ser a melhor opção?
Regra geral diria que o acesso via maiores de 23 é mais fácil, mas depende do curso em causa, dado que alguns têm muitas poucas vagas neste concurso especial.

• Like
Reactions: HUASAM

HUASAM

Membro Caloiro
Matrícula
13 Novembro 2017
Olá @HUASAM

Correto.

Só os que precisas como prova de ingresso.

Regra geral diria que o acesso via maiores de 23 é mais fácil, mas depende do curso em causa, dado que alguns têm muitas poucas vagas neste concurso especial.
Obrigadíssimo pela ajuda! Este fórum é realmente uma excelente ferramenta!
Só mais uma dúvida que me esqueci de perguntar no post original:

Tendo feito ciências e tecnologias no secundário, era possível candidatar-me a cursos doutra área? Isto é, se optasse por tirar o curso de economia, por ex, apesar de não ter feito ciências sócio-económicas e nunca ter tido a disciplina de economia, podia propor-me a este exame e usá-lo como prova de ingresso para o curso em questão?

Mais uma vez, obrigado!

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Obrigadíssimo pela ajuda! Este fórum é realmente uma excelente ferramenta!
Só mais uma dúvida que me esqueci de perguntar no post original:

Tendo feito ciências e tecnologias no secundário, era possível candidatar-me a cursos doutra área? Isto é, se optasse por tirar o curso de economia, por ex, apesar de não ter feito ciências sócio-económicas e nunca ter tido a disciplina de economia, podia propor-me a este exame e usá-lo como prova de ingresso para o curso em questão?

Mais uma vez, obrigado!
sim,sem problema algum :)
(mas, já agora, normalmente para Economia/Gestão/etc poderás entrar só o exame de Matemática. Se sim, cabe a ti escolher o que te parece mais fácil :) )

• Like
Reactions: HUASAM

HUASAM

Membro Caloiro
Matrícula
13 Novembro 2017
sim,sem problema algum :)
(mas, já agora, normalmente para Economia/Gestão/etc poderás entrar só o exame de Matemática. Se sim, cabe a ti escolher o que te parece mais fácil :) )
Obrigadíssimo pela ajuda :)

gdelicado

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2017
Tenho 20 anos, equivalência ao 12°, fiz o curso profissional de cozinha, nível IV, mas estou decepcionada e gostaria de mudar de área.É possível voltar a inscrever-me no 10°,regular, ou no ensino recorrente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @gdelicado
Tenho 20 anos, equivalência ao 12°, fiz o curso profissional de cozinha, nível IV, mas estou decepcionada e gostaria de mudar de área.É possível voltar a inscrever-me no 10°,regular, ou no ensino recorrente?
Sim, podes fazer novamente o secundário noutro curso.

• Like
Reactions: gdelicado
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Margot Entrar noutro curso no IST pelo Concurso Nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Mudança de curso e concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
G Mudança de curso (UMinho) & Concurso nacional ensino superior (DGES) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
P Mudança de Instituição e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
C Fazer equivalências depois de ter entrado através do concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N Regime Especial e Concurso Nacional Concursos e Regimes Especiais 6
joaotomas.io Mudança de curso pelo concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
JRVB Concurso Nacional e Concurso Especial para Licenciados Concursos e Regimes Especiais 2
M Datas de Candidatura ao Ensino Superior pelo Concurso Nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
dinisdeoliveirafer Estatísticas do Concurso Nacional de Acesso 2019 Procura em 1.ª Opção Concurso Nacional e Locais - Público 2
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
M concurso local e nacional em paralelo Concurso Nacional e Locais - Público 3
F Concurso nacional enquanto estudante universitário Concurso Nacional e Locais - Público 13
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso Nacional de acesso e pagamento das propinas Concurso Nacional e Locais - Público 10
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Fernando.14 Média de secundário-Concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
G Candidatura - Mudança de Curso e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 14
X De medicina dentária, na U. Católica, para medicina, em concurso nacional Saúde 4
FatthaMahmud Candidatura por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 13
G Concurso Nacional Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 2
brunosillvaaa Concurso nacional e mudança de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Concurso Nacional vs Mudança de Curso Concurso Nacional e Locais - Público 4
R Entro por mudança de curso ou concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 7
F Posso candidatar me a duas mudanças de curso em simultâneo e ainda ao concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
J Concurso nacional, transferência ou mudança de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 47
Amanda Chiavazzoli Como funciona o concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Mudar de curso por concurso nacional? Arquivo 1
QuimDasRoscas Dúvida relativa a mudança de curso e ao concurso nacional Arquivo 2
D Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 53
S Colisão concurso local e nacional Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Mudança de curso, concurso nacional DGES e... Arquivo 1
R Transferência vs Concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
davis Lista de Candidatos ao Concurso Especial para Diplomados de Vias Profissionalizantes - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 10
M senha para o concurso especial para as vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 1
José PedroMSilva Concurso especial / transferencia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0
R FLUP Concurso especial para licenciados Universidade do Porto 0
nomedomembro01 Concurso especial, via profissional Concursos e Regimes Especiais 2
NeiaJ Concurso Público e Privado Concurso Nacional e Locais - Público 5
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 25
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
IsabelCF Mudança de par ou concurso publico Concurso Nacional e Locais - Público 2
Vanessa Gonçalves Data exame concurso Maiores 23 anos - Biologia Concursos e Regimes Especiais 2
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 6