...

O que vai sair no exme de PT versão 2018 (Escolhe 2)

• Sermão de Santo António

Votes: 39 11.9%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 98 30.0%
  • Camões Lírico

Votes: 24 7.3%
  • Os Maias (ou outra obra do Eça)

Votes: 26 8.0%
  • Fernando Pessoa - Ortónimo

Votes: 20 6.1%
  • Fernando Pessoa - Alberto Caeiro

Votes: 6 1.8%
  • Fernando Pessoa - Ricardo Reis

Votes: 31 9.5%
  • Fernando Pessoa - Álvaro de Campos

Votes: 20 6.1%
  • Fernando Pessoa - Mensagem

Votes: 154 47.1%
  • Cesário Verde

Votes: 80 24.5%
  • Contos do século XX

Votes: 9 2.8%
  • Poesia Contemporânea

Votes: 15 4.6%
  • Obra de José Saramago

Votes: 61 18.7%
  • Os Lusíadas

Votes: 40 12.2%

• Total voters
    327

Luís Couto

Membro
Matrícula
28 Maio 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
podes fornecer-me o link, não consigo encontrar.

Português - O Amor e o Quotidiano
Post automatically merged:

Sim, costumam. A minha professora de português disse que o tema "Solidão" seria possivel de sair uma vez que por exemplo nos contos está representada e é tambem um assunto bastante abordado nos dias de hoje. Além disso aconselhou a reler o poema "Aniversário" de Alvaro de Campos que tem um grande potencial para sair

Não pode sair Álvaro de Campos e Manuel de Fonseca. São ambos de 12.º ano.

Última edição:
  • Like
Reactions: JoanaIsabelaaaa

anairamx

Membro
Matrícula
12 Novembro 2017
Olá!
Ainda não tive oportunidade de ler este tópico todo por isso pesso já desculpa se isto já tiver sido abordado, mas acham que há a possibilidade de sair Mensagem + Lusiadas?
Pergunto isto pois sei que há uns anos foi exatamente isto que saiu e não sei se é muito comum repetirem a "combinação". Além disso, também sei que normalmente não saem obras de géneros textuais iguais, o que aconteceria neste caso.
Opiniões?

Luís Couto

Membro
Matrícula
28 Maio 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá!
Ainda não tive oportunidade de ler este tópico todo por isso pesso já desculpa se isto já tiver sido abordado, mas acham que há a possibilidade de sair Mensagem + Lusiadas?
Pergunto isto pois sei que há uns anos foi exatamente isto que saiu e não sei se é muito comum repetirem a "combinação". Além disso, também sei que normalmente não saem obras de géneros textuais iguais, o que aconteceria neste caso.
Opiniões?

Olá. No programa antigo seria impossível sair Mensagem e Lusíadas. Este ano, pela primeira vez, é possível visto que Lusíadas é 10.º ano e Mensagem 12.º.
Existe uma grande probabilidade de no caso de sair uma, sair também a outra. Todos os exames seguem uma linha. Todos! Portanto, Mensagem e Lusíadas estão interligados.

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Olá!
Opiniões?
O IAVE já repetiu combinações, pelo que tudo é possível :)

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina

Luís Couto

Membro
Matrícula
28 Maio 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Nas informações-prova deste ano, o IAVE não disse que um dos textos ia ser de 12º e outro de 10º/11º. Aliás, nem sequer disse que ia ter dois textos... Portanto tudo é possível.

Não.

Certeza? Realmente, na matriz não há qualquer referência. Contudo, uma professora da minha escola acabou de nos dizer que há.

• Like
Reactions: Catinhas
Matrícula
12 Junho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUP
Queria saber o que vocês acham que vai sair amanhâ no exame.
Acho que irá sair Mensagem ou Cesário + Contos ou Frei Luis de Sousa.
Penso que este exame irá ser mais díficil do que o habitual...
P.S- na Mensagem o sonho é a capacidade de desejar e ter iniciativa para restaurar o esplendor de portugal ou é outra coisa?

Matrícula
10 Abril 2017
Queria saber o que vocês acham que vai sair amanhâ no exame.
Acho que irá sair Mensagem ou Cesário + Contos ou Frei Luis de Sousa.
Penso que este exame irá ser mais díficil do que o habitual...
P.S- na Mensagem o sonho é a capacidade de desejar e ter iniciativa para restaurar o esplendor de portugal ou é outra coisa?
"Construir um império perfeito e espiritual que teria como finalidade a construção da paz universal - ,com o ideal de Portugal sair da estagnação do séc. XX"

• Like
Reactions: Henrique Miranda

Carlant

Membro
Matrícula
21 Junho 2017
Conselhos uteis amanha para exame nacional português 2018 por favor!!!!
Primeiro de tudo, muita calma e acredita que o teu estudo foi suficiente. Depois le muito bem as perguntas e estrutura as respostas. Nas opcionais que sao sempre ratoeiras uma dica.. tem duas que ficas muito confuso e dps tentas procurar sinónimos que te encaminhem para a correta , funciona. Gramática é pensar bem e nao sermos espontâneos a responder só prejudica ;)

• Like
Reactions: Andreia.Silva

Carlant

Membro
Matrícula
21 Junho 2017

Andreia.Silva

Membro
Matrícula
19 Julho 2017
Curso
Ciências do ambiente
Instituição
Utad
Conselhos uteis amanha para exame nacional portugues 2018 por favor!!!!
Tenta fazer exames da parte de interpretação de poemas porque o exame e muito a base de interpretação ou seja tens de chegar la e entender o que o poeta quer dizer.

Poderá sair, sim , faz parte dos meus palpites .

Ya e Cesário verde também já não sai há bué tempo pelo menos e o que eu tenho visto.

O meu stor de pt reviu isso na última aula que tive com ele e nunca institiu nisso desde o 10 ano (ele até diz que isso nem interessa nem ao menino Jesus).
Isso nunca saiu em exame desde 2006, por isso não creio que saia mas reve assim superficialmente

Isso não sai porque não vi em nenhum exame e acho que em 2006 a estrutura do exame era diferente da agora.

Sim, costumam. A minha professora de português disse que o tema "Solidão" seria possivel de sair uma vez que por exemplo nos contos está representada e é tambem um assunto bastante abordado nos dias de hoje. Além disso aconselhou a reler o poema "Aniversário" de Alvaro de Campos que tem um grande potencial para sair
Acho que os heterónimos de Fernando Pessoa não vai sair porque já saiu muitas vezes mas não é algo que se deva desprezar.

Vai haver audição no exame de Português!?
Ah?

Alguém que me dê inspiração para amanha pff :tearsofjoy:

O IAVE disse que podem sair mas tu escolhes a obra que queres, ou seja: se deste o AMRR escolhes esse texto se dês o Memorial escolhes esse
Pode sair uma obra de Saramago mas as perguntas que saírem irão ser a base de interpretação.

Última edição:
  • Like
Reactions: Carlant