- Matrícula
- 1 Fevereiro 2020
Olá!Olá a todos!
Estou no 12º ano e, apesar de ainda faltarem alguns meses para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, já tenho a certeza que quero seguir Direito. As minhas dúvidas colocam-se na faculdade em que devo seguir o curso de Direito. Eu tenho em mente a Universidade Nova de Lisboa, pois pelo que pesquisei e me pelo que me disseram apresenta um método de ensino mais prático e inovador, uma ligação entre o professor e o aluno muito mais forte e que era a melhor em termos de Direito Internacional (é verdade?), sendo que era uma das áreas de Direito que eu gostaria de seguir . Por outro lado, existem a Clássica de Lisboa e a de Coimbra, que me parecem ser demasiado antiquadas, ou pelo menos um ensino muito mais teórico, o que não me agrada muito, mas que têm muito mais prestigio que a Nova, por exemplo. Também ando a pensar na FDUP, até porque vivo perto do Porto, mas pelo que tenho lido não me parece ser uma grande faculdade (claro que a Universidade do Porto em si é excelente, mas em termos de Direito dizem que está "atrasada" em relação a outras faculdades).
Gostaria imenso que me ajudassem na minha escolha!
PS.: podiam também falar dos ambientes das faculdades e os seus métodos de avaliação? Obrigado :)
Olá!Olá a todos!
Estou no 12º ano e, apesar de ainda faltarem alguns meses para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, já tenho a certeza que quero seguir Direito. As minhas dúvidas colocam-se na faculdade em que devo seguir o curso de Direito. Eu tenho em mente a Universidade Nova de Lisboa, pois pelo que pesquisei e me pelo que me disseram apresenta um método de ensino mais prático e inovador, uma ligação entre o professor e o aluno muito mais forte e que era a melhor em termos de Direito Internacional (é verdade?), sendo que era uma das áreas de Direito que eu gostaria de seguir . Por outro lado, existem a Clássica de Lisboa e a de Coimbra, que me parecem ser demasiado antiquadas, ou que pelo menos têm um ensino muito mais teórico, o que não me agrada muito, mas que têm muito mais prestigio que a Nova, por exemplo. Também ando a pensar na FDUP, até porque vivo perto do Porto, mas pelo que tenho lido não me parece ser uma grande faculdade (claro que a Universidade do Porto em si é excelente, mas em termos de Direito dizem que está "atrasada" em relação a outras faculdades).
PS.: podiam também falar dos ambientes das faculdades e os seus métodos de avaliação? Obrigado :)
Olá! Estou no primeiro ano da FDUNL. Se queres seguir um ramo mais internacional do Direito, a Nova é a melhor faculdade! Para além do programa super inovador, o ambiente é muito bom devido ao reduzido número de alunos, o que leva também a uma maior proximidade com os professores. A avaliação é feita por exames que, geralmente contam 100% da tua nota final, mas alguns professores fazem testes intermédios para o exame não ter um peso tão grande. Há algumas disciplinas em inglês mas podes sempre fazer o exame em português :)Olá a todos!
Estou no 12º ano e, apesar de ainda faltarem alguns meses para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, já tenho a certeza que quero seguir Direito. As minhas dúvidas colocam-se na faculdade em que devo seguir o curso de Direito. Eu tenho em mente a Universidade Nova de Lisboa, pois pelo que pesquisei e me pelo que me disseram apresenta um método de ensino mais prático e inovador, uma ligação entre o professor e o aluno muito mais forte e que era a melhor em termos de Direito Internacional (é verdade?), sendo que era uma das áreas de Direito que eu gostaria de seguir . Por outro lado, existem a Clássica de Lisboa e a de Coimbra, que me parecem ser demasiado antiquadas, ou que pelo menos têm um ensino muito mais teórico, o que não me agrada muito, mas que têm muito mais prestigio que a Nova, por exemplo. Também ando a pensar na FDUP, até porque vivo perto do Porto, mas pelo que tenho lido não me parece ser uma grande faculdade (claro que a Universidade do Porto em si é excelente, mas em termos de Direito dizem que está "atrasada" em relação a outras faculdades).
Olá! Como é o ambiente académico na Nova Direito? As praxes são no decorrer das aulas? É fácil a integração?Olá! Estou no primeiro ano da FDUNL. Se queres seguir um ramo mais internacional do Direito, a Nova é a melhor faculdade! Para além do programa super inovador, o ambiente é muito bom devido ao reduzido número de alunos, o que leva também a uma maior proximidade com os professores. A avaliação é feita por exames que, geralmente contam 100% da tua nota final, mas alguns professores fazem testes intermédios para o exame não ter um peso tão grande. Há algumas disciplinas em inglês mas podes sempre fazer o exame em português :)
OláTambém ando a pensar na FDUP, até porque vivo perto do Porto, mas pelo que tenho lido não me parece ser uma grande faculdade (claro que a Universidade do Porto em si é excelente, mas em termos de Direito dizem que está "atrasada" em relação a outras faculdades).
Associo este comentário à resposta que aqui dei. Atenção: o Direito é um meio muito competitivo. Não faltam pessoas a querer afirmar a qualidade da sua faculdade à custa das outras. As críticas que apontei acima à faculdade em que andei não têm, de forma alguma, o intuito de descredibilizar o ensino nela prestado ou a qualidade dos seus juristas. É apenas um ponto de vista. E só dela falo porque lá andei.Vou-te ser sincera, não tenho a melhor ideia da FDUP, contudo, e uma vez que não estudo lá, prefiro não me pronunciar muito quanto a isso. O que reuni relativamente à faculdade é que a organização das cadeiras ao longo do curso não é a melhor e que, no geral, o ensino não se assemelha muito às restantes faculdades, sendo esta uma informação que me deram em tom de crítica. Já descartei essa opção há algum tempo, não tenho muitas mais informações que me tenham dado sobre o curso lá.
Olá!Olá
Essa ideia está completamente errada. No meu primeiro ano, cometi o erro de ir pelo “critério do prestígio” e fui para uma das faculdades de Direito mais antigas do país. Na minha opinião, foi aí que vi atraso: a relação entre professores e alunos era formalista e espelhava um tempo que já não existe, e foi sobretudo essa percepção que me levou a mudar. Queria algo diferente.
Resolvidas algumas questões vocacionais, acabei por concorrer de novo para Direito, desta feita para a FDUP. E aqui encontrei tudo o que procurava: a relação que mantemos com os professores não é de extrema proximidade (faculdade não é o liceu), mas eles estão mais próximos de nós, relativamente a outras faculdades. podes contactar a qualquer altura presencialmente ou por email. As aulas são de grande, grande qualidade (na outra faculdade, senti que havia aulas em que nõ aprendia nada), mesmo aquelas que se consideram como mais fraquinhas
O plano de estudos também é mais abrangente. Termos ciência política, que é uma oferta que não consta de todas as faculdades de direito e que é importante para a formação do jurista (E especialmente para quem gosta mais de direito público e constitucional), temos Direito Económico (é exigido nas provas do CEJ, mas poucas faculdades têm), e a estruração das cadeiras essenciais é feita por ano, e não por semestre. isto na minha opinião tem vantagens, porque em vez do (clássico) modelo de todas as cadeiras serem semestrais, permite que alguém que tire negatia na primeira frequência possa ir à frequência seguinte ter uma nota que permita passar ou, ainda, não ir à frequência seguinte e fazer exame final global da matéria de todo o ano, em que não só se pode passar (evitado ficar com muitas cadeiras por fazer) como ainda se pode tirar uma excelente nota.
Se quiseres fazer melhoria de nota, ainda tens duas modalidades dispioníveis: escrito e oral. Não é assim em todo o lado.
Por isso, diria que a ideia que por aí circula que a FDUP é atrasada é muito infundada. Quem quer que coloque a FDUP no seu concurso terá a chance de entrar numa excelente faculdade de Direito, com um excelente ambiente académico e um corpo docente do melhor que há. O melhor é sempre retirarmos as nossas próprias conclusões e corrermos os nossos próprios riscos: escolham a faculdade com base no que desejam. No fim, serão sempre juristas seja quer de faculdade for. Não serão objetivamente melhores por terem feito na FDUP, tl como o não serão por terem feito em Lisboa ou em Coimbra, ou numa privada: não quero negar diferenças na qualidade de ensino, mas o maior factor para seres bom jurista é mesmo o empenho que dedicares à tua formação.
Dito isto, faz a tua escolha. Eu escolhi da primeira vez com base em discursos assentes em “prestígio”, tradição, etc.. No fundo, isso não releva muito.
Boa sorte para a tua escolha, e digam se precisarem de alguma coisa :)
Post automatically merged:
Associo este comentário à resposta que aqui dei. Atenção: o Direito é um meio muito competitivo. Não faltam pessoas a querer afirmar a qualidade da sua faculdade à custa das outras. As críticas que apontei acima à faculdade em que andei não têm, de forma alguma, o intuito de descredibilizar o ensino nela prestado ou a qualidade dos seus juristas. É apenas um ponto de vista. E só dela falo porque lá andei.
De novo te digo: se queres saber coisas sobre uma determinada faculdade, fala sobretudo com quem lá anda. Vai aos tópicos respetivos, pergunta, etc. E nunca tomem decisões com base na conversa que ouvem de outros. Repito: fiz isso, e tomei uma decisão má. Vejam pelos vossos olhos, pensem por vós e decidam por vós.
Sei que é uma decisão crucial e que todos não querem errar, mas não se prendam demasiado com questões de prestígio, tradicção, etc. Isso é um péssimo critério para escolher uma faculdade.
o maior factor para seres bom jurista é mesmo o empenho que dedicares à tua formação.
Dito isto, faz a tua escolha. Eu escolhi da primeira vez com base em discursos assentes em “prestígio”, tradição, etc.. No fundo, isso não releva muito.
Há sempre pessoas cuja experiência infelizmente não foi a melhor, mas isto em todas as faculdades. Eu também sabia dessas críticas, mas escolhi vir para aqui e agora considero completamente infundado.Olá!
Entendo tudo o que disseste e, embora não tenha a FDUP como opção, é sempre bom ouvir novos feedbacks, especialmente o conselho que deste aqui:
Quanto às opiniões que ouvi, duas delas foram de estudantes da faculdade. Porém, acho que em todos os sítios existem boas e más opiniões, e não só, muitas vezes uma faculdade pode ser boa para uma pessoa e má para a outra. Todos somos diferentes e temos preferências no que toca a método de ensino. Só quis esclarecer o meu comentário relativo à FDUP porque de facto foram pessoas de lá que me disseram aquilo :)
O ambiente académico é incrível! Estava reticente em relação à praxe no entanto acabei por adorar! Decorre principalmente durante a primeira semana, mas há eventos pontuais ao longo do ano até ao traçar da capa. A integração é muito fácil, tanto os professores como os alunos mais velhos são bastante acessíveis e sinto que não há aquela rivalidade entre alunos como nas outras faculdades de DireitoOlá! Como é o ambiente académico na Nova Direito? As praxes são no decorrer das aulas? É fácil a integração?
Obrigada pela resposta, acho que já tomei a minha decisão é quase de certeza que será a FDUNL!O ambiente académico é incrível! Estava reticente em relação à praxe no entanto acabei por adorar! Decorre principalmente durante a primeira semana, mas há eventos pontuais ao longo do ano até ao traçar da capa. A integração é muito fácil, tanto os professores como os alunos mais velhos são bastante acessíveis e sinto que não há aquela rivalidade entre alunos como nas outras faculdades de Direito