...

Objetivo cumprido. :hearteyes:
Resta-me, agora, despedir-me do secundário. Por um lado, vou sentir saudades. Mas por outro lado, tenho aquele entusiasmo por ingressar na faculdade, se bem que esse sentimento vai, inevitavelmente, ser substituído por uma ansiedade e um não querer que a universidade comece :p.
Já sabes para o que é que queres ir? :p

Resta-me, agora, despedir-me do secundário. Por um lado, vou sentir saudades. Mas por outro lado, tenho aquele entusiasmo por ingressar na faculdade, se bem que esse sentimento vai, inevitavelmente, ser substituído por uma ansiedade e um não querer que a universidade comece :p.
Parabéns!! :D

• Like
Reactions: RITO and DFonseca
Olá a todos!!
Passei agora para o 11 ano e este ano foi horrível, a nível de notas... Não trazia hábitos de estudo e isso complicou o meu percurso do 10 ano.
As disciplinas específicas foram as que correram mal estando entre o 10 e o 12 e as gerais entre 14 a 16.
Queria começar a estudar estas férias para biologia, fq e matemática mas não sei por onde começar!! Alguém me pode ajudar a iniciar o estudo com dicas e métodos eficazes?! Não pretendo estudar dias a fio, quero apenas dar revisões e tentar consolidar a materia! Obrigada desde já :)

• Like
Reactions: ~tahani~
Acabei há um mês o 10º ano e o panorama de notas é

Português 17
Inglês 17
Filosofia 18
Matemática 19
Físico-Química 20
Biologia e Geologia 17

A média deu 18,0 (sem educação física 16 que não conta).
Pretendo para o ano subir a Biologia e Geologia para o 18/19 e Matemática para 20.
Acham que é possível? Toda a gente diz que o 11º ano é mais difícil, ainda por cima com os exames... não sei
E como são os programas de FQ e BG em relação ao 10º ano? Mais complexos e extensos ou mais simples e curtos...?

em primeiro lugar parabéns pela tua média e tentar continuar ou melhorar até ao final do secundário!

começando por fq, achei, pelo menos no programa antigo (que não varia assim tanto), física bastante mais complicada do que a do décimo, porém química foi mt interessante e fácil de acompanhar

bg a matéria é, sem sombra de dúvida, muito mais interessante do que a do ano anterior, e é uma boa altura para subir notas (e mais interessante...)

em geral, também estava como tu, com bastante medo e receio no verão anterior ao meu décimo-primeiro ano, porém achei, e eu sei que sou exceção ahahah, mais fácil que o décimo ano, mas são prespetivas. não vás com receio que é mt dificil e n sei que... é trabalhoso, mas consegues fazer claro

em primeiro lugar parabéns pela tua média e tentar continuar ou melhorar até ao final do secundário!

começando por fq, achei, pelo menos no programa antigo (que não varia assim tanto), física bastante mais complicada do que a do décimo, porém química foi mt interessante e fácil de acompanhar

bg a matéria é, sem sombra de dúvida, muito mais interessante do que a do ano anterior, e é uma boa altura para subir notas (e mais interessante...)

em geral, também estava como tu, com bastante medo e receio no verão anterior ao meu décimo-primeiro ano, porém achei, e eu sei que sou exceção ahahah, mais fácil que o décimo ano, mas são prespetivas. não vás com receio que é mt dificil e n sei que... é trabalhoso, mas consegues fazer claro
Obrigado pela resposta, fiquei mais descansado :)

Parabéns! ;)
--- Post atualizado ---
Olá a todos!!
Passei agora para o 11 ano e este ano foi horrível, a nível de notas... Não trazia hábitos de estudo e isso complicou o meu percurso do 10 ano.
As disciplinas específicas foram as que correram mal estando entre o 10 e o 12 e as gerais entre 14 a 16.
Queria começar a estudar estas férias para biologia, fq e matemática mas não sei por onde começar!! Alguém me pode ajudar a iniciar o estudo com dicas e métodos eficazes?! Não pretendo estudar dias a fio, quero apenas dar revisões e tentar consolidar a materia! Obrigada desde já :)
Olá, @Miki !!
Eu percebo a tua situação - também passei para o 11º. ano (CT) e com um panorama de notas mais ou menos parecido. Eu tinha alguns hábitos de estudo... Para ser sincera nem tantos e, claro, que depois, acabava por me stressar bastante e tudo mais. :disrelieved:
Eu, pelo menos, aproveitei para descansar e ficar abstraída da escola até ao mês passado. Lá para fins de Julho comecei a pensar em como podia melhorar e de momento penso em rever um bocadinho aquilo que dei nas três disciplinas específicas (ao menos essas) e se possível dar uma espreitadela ao que me espera (na verdade, costumo fazer isso assim que recebo os livros para o ano letivo que está a caminho). Também comecei a ler "Os Maias" (talvez deixo o "Frei Luís de Sousa" para mais logo), tendo em conta que será uma das obras que iremos estudar para o ano e que a obra é extensa e ficar assim familiarizada com a obra durante as aulas. :rolleyes:
Quanto aos métodos de estudo... Bom, é conforme a experiência que tive nas disciplinas; honestamente, não sei o que posso dizer acerca disto, porque tem haver com cada um em procurar um método em que se adapte melhor (métodos que podem ser A Técnica Pomodoro, a criação de Mind-Maps, por aí fora). Também gostava de fazer pequenas sessões de estudo em grupo (máx. 4 pessoas), mas gostava de pensar melhor sobre o assunto...
Talvez uma gestão de tempo tendo em conta a carga horária e o teu tempo livre ajudem, criando uma rotina de estudo - foi um problema que também verifiquei em mim e gostava de resolvê-lo, já que estou mais bem adaptada a isto tudo.
Contudo, apesar disto tudo, ainda estou a ver como poderei organizar isto tudo. Normalmente procuro uma certa ajuda no Tumblr, através da comunidade Studyblr, talvez possas encontrar algumas dicas por lá também - costumo encontrar inúmeros recursos lá! :)

Última edição:
  • Like
Reactions: DFonseca
Notas de 10º ano:
Matemática 20
Física e Química A 20
Biologia e Geologia 20
Português 19
Inglês 20
Filosofia 20
Educação Física 20

Notas de 11º ano:
Matemática 20
Física e Química A 20 Exame Final Nacional 17,1
Biologia e Geologia 20 Exame Final Nacional 15,3
Português 20
Inglês 20
Filosofia 20
Educação Física 20

Eu estive muito tempo a moderar se expunha aqui as minhas notas. Poderão pensar que me estou a gabar ou a mentir ou que "as comprei" devia à discordância em relação às notas dos Exames Finais Nacionais, contudo decidi escrevê-las pois preciso da vossa opinião. Repito no 12º ano o Exame Final Nacional de Biologia e Geologia apenas ou também o Exame Final Nacional de Física e Química A, uma vez que quero seguir Medicina na Universidade?

Obrigado.
Cumprimentos,
Miguel Ângelo.

Notas de 10º ano:
Matemática 20
Física e Química A 20
Biologia e Geologia 20
Português 19
Inglês 20
Filosofia 20
Educação Física 20

Notas de 11º ano:
Matemática 20
Português 20
Inglês 20
Filosofia 20
Educação Física 20

Eu estive muito tempo a moderar se expunha aqui as minhas notas. Poderão pensar que me estou a gabar ou a mentir ou que "as comprei" devia à discordância em relação às notas dos Exames Finais Nacionais, contudo decidi escrevê-las pois preciso da vossa opinião. Repito no 12º ano o Exame Final Nacional de Biologia e Geologia apenas ou também o Exame Final Nacional de Física e Química A, uma vez que quero seguir Medicina na Universidade?

Obrigado.
Cumprimentos,
Miguel Ângelo.
Acho que depende muito de onde pretendes entrar. Se quiseres entrar em Lisboa, por exemplo, acho que seria apenas necessário repetir o de Biologia, mas se o objetivo é entrar na FMUP, por exemplo, eu aconselho repetir os dois.

Se quiseres entrar em Lisboa, por exemplo, acho que seria apenas necessário repetir o de Biologia, mas se o objetivo é entrar na FMUP, por exemplo, eu aconselho repetir os dois.
Eu sou um pouco preguiçoso e quero mesmo apostar em Matemática A e Biologia e Geologia. Apesar de morar no Porto, ICBAS, Minho e Coimbra são as minhas opções, visto que FMUP é mais complicado de entrar.

• Like
Reactions: RMoon99
Eu sou um pouco preguiçoso e quero mesmo apostar em Matemática A e Biologia e Geologia. Apesar de morar no Porto, ICBAS, Minho e Coimbra são as minhas opções, visto que FMUP é mais complicado de entrar.
Penso que não deves descartar uma faculdade por ser "mais complicado" entrar lá. Deves ter em mente quais são os teus objetivos e exclusivamente trabalhar nesse sentido. Este ano (12º) repeti o exame de biologia e fiz o de matemática sem grandes problemas, pelo que com organização tudo é possível.

Penso que não deves descartar uma faculdade por ser "mais complicado" entrar lá. Deves ter em mente quais são os teus objetivos e exclusivamente trabalhar nesse sentido. Este ano (12º) repeti o exame de biologia e fiz o de matemática sem grandes problemas, pelo que com organização tudo é possível.
Sim, de facto concordo contigo. Não é uma boa ideia descartar já faculdades. A questão é que não me queria muito sobrecarregar no 12º ano.

Notas de 10º ano:
Matemática 20
Física e Química A 20
Biologia e Geologia 20
Português 19
Inglês 20
Filosofia 20
Educação Física 20

Notas de 11º ano:
Matemática 20
Português 20
Inglês 20
Filosofia 20
Educação Física 20

Obrigado.
Cumprimentos,
Miguel Ângelo.
um à parte: Olha olha @LordKelvin
By the way, Miguel, cumprimentos de uma recente ex-aluna do Ribadouro!
Quanto à tua questão, acho que vale sempre a pena repetir os dois, do que veres o exame na net no próximo ano e pensares "eish, eu podia ter feito isto e tirado uma grande nota". Com estudo e organização, tudo se consegue! Claro que no teu caso eu tentaria investir muito mais em Biologia e Geologia, pois é a tua nota de exame mais baixa. Mas por outro lado, também aumenta a pressão para Matemática e BG se só repetires um dos dois...
Por outro lado, não descartes já nada! Eu no 11º ano tirei 2 quinzes a FQ e BG e isso não define nada! Até porque repeti os 2 no 12 ano e consegui uma boa média, que à partida me permite ficar no Porto em Medicina. Portanto, os exames do 11 ano não definem necessariamente a tua entrada!!
Tive vários amigos a repetir só um e não lhes correu assim tão bem porque não tiraram uma nota muito alta e ao juntar com o 17 que já tinham do 11º dava uma média mais baixa... se tivessem repetido os dois poderiam ter subido o 17 para um 18/19/20 e assim a média já aumentava e os resultados dos exames ficavam mais equilibrados!

Sim, de facto concordo contigo. Não é uma boa ideia descartar já faculdades. A questão é que não me queria muito sobrecarregar no 12º ano.
Não te preocupes. O 12ºano foi, pra mim, o mais calmo dos 3 apesar de ter feito 3 exames. Podia não ter repetido o exame de biologia e ter estado menos "sobrecarregada", mas neste momento estaria na corda bamba para entrar na fmup e assim posso estar muito mais descansada.

Não te preocupes. O 12ºano foi, pra mim, o mais calmo dos 3 apesar de ter feito 3 exames. Podia não ter repetido o exame de biologia e ter estado menos "sobrecarregada", mas neste momento estaria na corda bamba para entrar na fmup e assim posso estar muito mais descansada.
um à parte: Olha olha @LordKelvin
By the way, Miguel, cumprimentos de uma recente ex-aluna do Ribadouro!
Quanto à tua questão, acho que vale sempre a pena repetir os dois, do que veres o exame na net no próximo ano e pensares "eish, eu podia ter feito isto e tirado uma grande nota". Com estudo e organização, tudo se consegue! Claro que no teu caso eu tentaria investir muito mais em Biologia e Geologia, pois é a tua nota de exame mais baixa. Mas por outro lado, também aumenta a pressão para Matemática e BG se só repetires um dos dois...
Por outro lado, não descartes já nada! Eu no 11º ano tirei 2 quinzes a FQ e BG e isso não define nada! Até porque repeti os 2 no 12 ano e consegui uma boa média, que à partida me permite ficar no Porto em Medicina. Portanto, os exames do 11 ano não definem necessariamente a tua entrada!!
Tive vários amigos a repetir só um e não lhes correu assim tão bem porque não tiraram uma nota muito alta e ao juntar com o 17 que já tinham do 11º dava uma média mais baixa... se tivessem repetido os dois poderiam ter subido o 17 para um 18/19/20 e assim a média já aumentava e os resultados dos exames ficavam mais equilibrados!

Obrigado pela opinião de ambas.
Sendo assim e, tendo em conta que não tenho nada a perder, talvez esteja bastante inclinado a repetir os dois Exames Finais Nacionais para o ano. Já agora por mera curiosidade, no vosso caso, começaram a estudar logo desde Setembro ou só começaram mais tarde já em Janeiro/Fevereiro?

Sendo assim e, tendo em conta que não tenho nada a perder, talvez esteja bastante inclinado a repetir os dois Exames Finais Nacionais para o ano. Já agora por mera curiosidade, no vosso caso, começaram a estudar logo desde Setembro ou só começaram mais tarde já em Janeiro/Fevereiro?
Comecei a estudar em outubro, mas, por exemplo, em épocas de testes não estudava.

• Like
Reactions: Angelzz and Blasty
comecei a estudar em setembro porque optei por ter explicações de BG e FQ desde esse mês. A partir daí estudava todas as semanas BG e FQ, conciliando sempre com Matemática e Português.
Por favor não deixes nada para a última, começa a estudar com tempo, senão atrapalhas-te bastante e a probabilidade de conseguires melhores resultados torna-se mais reduzida!

Boa tarde
Quero perguntar se no caso de reprovar no exame Nacional 12 ano perco a nota interna ?
Por exemplo fui exame 11 se não tiver 5.5 no exame vou ter de voltar repetir. O que quero saber é se no ano letivo seguinte vou ter de repetir a disciplina ou so preciso de me inscrever no exame para tentar tirar os 5.5 ?
Obrigado:)

Boa tarde
Quero perguntar se no caso de reprovar no exame Nacional 12 ano perco a nota interna ?
Por exemplo fui exame 11 se não tiver 5.5 no exame vou ter de voltar repetir. O que quero saber é se no ano letivo seguinte vou ter de repetir a disciplina ou so preciso de me inscrever no exame para tentar tirar os 5.5 ?
Obrigado:)
Ou fazes a disciplina novamente como interna, e vais com a nova nota final a exame, ou vais apenas como externa e precisas de 9,5 no exame para concluir a disciplina.