6 opções na candidatura online

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
É muito raro entrar na terceira ou quarta opção? É que pelo que vi nas estatísticas dos cursos (de Medicina), a maioria dos alunos entra na primeira ou segunda opção. E é possível nem sequer entrar na primeira fase? Não dá muito jeito concorrer à segunda em medicina :S
É mais raro, claro, como deves imaginar, já que são as últimas opções. E sim, é possível não entrar em nenhuma, há milhares de alunos nessa situação todos os anos.

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Ciências Biomédicas
Instituição
IHMT-UNL
Boa tarde.
Sobre o número de opções que temos que colocar na candidatura, eu estava a pensar só colocar 2 (dois cursos da mesma faculdade). Na primeira opção existem 70 vagas e a minha média apenas diferencia da média do último colocado de 2014 em 4 décimas. Na segunda opção existem 100 vagas e a minha média diferencia 1 valor do último colocado em 2014. Sei que poderá ser arriscado concorrer só com 2 opções mas tenho receio de colocar uma terceira opção (onde a minha média é mais alta quase 3 valores) e entrar diretamente para essa opção o_O. Compensará colocar uma 3º opção, ou corro o risco de entrar "diretamente" nessa, visto que a minha média é mais elevada em relação ao último colocado nesse curso do que nos outros?

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
Boa tarde.
Sobre o número de opções que temos que colocar na candidatura, eu estava a pensar só colocar 2 (dois cursos da mesma faculdade). Na primeira opção existem 70 vagas e a minha média apenas diferencia da média do último colocado de 2014 em 4 décimas. Na segunda opção existem 100 vagas e a minha média diferencia 1 valor do último colocado em 2014. Sei que poderá ser arriscado concorrer só com 2 opções mas tenho receio de colocar uma terceira opção (onde a minha média é mais alta quase 3 valores) e entrar diretamente para essa opção o_O. Compensará colocar uma 3º opção, ou corro o risco de entrar "diretamente" nessa, visto que a minha média é mais elevada em relação ao último colocado nesse curso do que nos outros?

só entras na 3º opção caso não tenhas média suficiente para entrar nas duas primeiras... portanto, compensa.. não entras diretamente, só porque a diferença é maior.

Matrícula
17 Julho 2015
É mais raro, claro, como deves imaginar, já que são as últimas opções. E sim, é possível não entrar em nenhuma, há milhares de alunos nessa situação todos os anos.
Mas por exemplo, eu também tenho média de 18,55 e queria entrar na FMUP ou icbas, em Medicina. Como 3ª opçao estava a pensar por FMUL e em 4ª a nova de Lisboa. Se uma pessoa tem média inferior à minha e mete FMUL em 1º ou 2º opção, quem entra primeiro? quem tem maior média ou pela ordem?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mas por exemplo, eu também tenho média de 18,55 e queria entrar na FMUP ou icbas, em Medicina. Como 3ª opçao estava a pensar por FMUL e em 4ª a nova de Lisboa. Se uma pessoa tem média inferior à minha e mete FMUL em 1º ou 2º opção, quem entra primeiro? quem tem maior média ou pela ordem?
Quem tem maior média, é esse o único critério usado para a seriação dos candidatos.

• Like
Reactions: medstudent2015

Anita Coelho

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Bom dia

Gostaria de saber se é possivel apresentar a candidatura da seguinte forma:

1ª opção - Universidade Nova de Lisboa - Ciências da Comunicação - Prova de ingresso Português
2ª opção - Universidade Nova de Lisboa - Ciências da Comunicação - Prova de ingresso História
3ª opção - .....
4ª opção - ...

A questão é que após o pedido de reapreciação da prova, o resultado da mesma sai no dia 14 de Agosto. Assim, temos que apresentar a candidatura sem saber se podemos entrar com uma ou com outra das específicas.

Obrigada,

Ana

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A questão é que após o pedido de reapreciação da prova, o resultado da mesma sai no dia 14 de Agosto. Assim, temos que apresentar a candidatura sem saber se podemos entrar com uma ou com outra das específicas.
Olá @Anita Coelho
Não é possível apresentares a candidatura dessa forma, nem precisas. O sistema escolhe automaticamente quais são os exames que realizaste de entre as provas de ingresso pedidas pelo curso que te garantem uma média superior.

Anita Coelho

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Olá @Anita Coelho
Não é possível apresentares a candidatura dessa forma, nem precisas. O sistema escolhe automaticamente quais são os exames que realizaste de entre as provas de ingresso pedidas pelo curso que te garantem uma média superior.

Obrigada! Mas isso quer dizer que me vou candidatar com Português (neste momento é a nota mais alta) e se a reapreciação de História subir a média, o sistema vai buscar a nota de História?

Outra questão: se não entrar na 1 fase, posso candidatar-me na 2ª fase, com o exame de Português da 2ª fase e a reapreciação do exame de história feito na 1ª fase?

Obrigada!

Ana

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigada! Mas isso quer dizer que me vou candidatar com Português (neste momento é a nota mais alta) e se a reapreciação de História subir a média, o sistema vai buscar a nota de História?
É isso mesmo.
Outra questão: se não entrar na 1 fase, posso candidatar-me na 2ª fase, com o exame de Português da 2ª fase e a reapreciação do exame de história feito na 1ª fase?
Podes, sim.

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Por exemplo se a minha média é de 128, vale a pena arriscar por um curso que tenha média de 144 ou até mesmo 135? Ou é apenas um opção perdida?

Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Por exemplo se a minha média é de 128, vale a pena arriscar por um curso que tenha média de 144 ou até mesmo 135? Ou é apenas um opção perdida?
Isso é algo que tu tens de avaliar. Claro que é complicado um curso descer tanto, mas não é impossível. Mas como referes, pode ser estares a queimar opções e acabares por não ficar colocada, tens de pensar bem nisso. :p

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Anita Coelho

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
É isso mesmo.

Podes, sim.
Olá!

Cá estou eu de novo.. :)
Peço desculpa mas depois de ler as vossas respostas a outros pedidos de informação, surgiu-me novamente a dúvida: a actualização das reapreciações é feita automaticamente? É que em algumas mensagens vocês referem os três dias para nós o fazermos...

A minha dúvida é porque vou candidatar-me com Português, mas estou a contar com uma boa reavaliação de História, e sendo assim, com uma candidatura a utilizar Português como específica, o "sistema vai saber" que depois do dia 14 que deve ir buscar a minha específica de História?:)

Mais uma vez desculpem, mas as dúvidas e o medo de fazer as coisas mal, são tantas...

Obrigada!

Ana

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Peço desculpa mas depois de ler as vossas respostas a outros pedidos de informação, surgiu-me novamente a dúvida: a actualização das reapreciações é feita automaticamente? É que em algumas mensagens vocês referem os três dias para nós o fazermos...
É automático, sim.
A minha dúvida é porque vou candidatar-me com Português, mas estou a contar com uma boa reavaliação de História, e sendo assim, com uma candidatura a utilizar Português como específica, o "sistema vai saber" que depois do dia 14 que deve ir buscar a minha específica de História?:)
Sim, o sistema escolhe automaticamente as provas que te garantem uma média superior.

Rita Baptista

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade da Beira Interior
Boa tarde! Surgiu-me agora uma dúvida... Eu tenho quase a certeza que não entro nas minhas primeiras duas opções, e estou com esperança de entrar na 3ª. Disseram-me que se eu acho que não entro nas outras duas e acho que entro naquela, para a passar para 1ª opção porque assim tenho muito mais probabilidade de entrar do que se a tiver em 3ª opção (e não entrar nas duas primeiras). É verdade?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Rita Baptista
Disseram-me que se eu acho que não entro nas outras duas e acho que entro naquela, para a passar para 1ª opção porque assim tenho muito mais probabilidade de entrar do que se a tiver em 3ª opção (e não entrar nas duas primeiras). É verdade?
Essa informação é falsa. A única coisa que conta é a tua nota de candidatura, tens tantas hipótese de entrar num curso por o teres na 1ª opção como outro aluno que a tem na 6ª opção e não entrou nas suas primeiras 5, se tiverem a mesma média de candidatura.

Rita Baptista

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade da Beira Interior
Olá @Rita Baptista

Essa informação é falsa. A única coisa que conta é a tua nota de candidatura, tens tantas hipótese de entrar num curso por o teres na 1ª opção como outro aluno que a tem na 6ª opção e não entrou nas suas primeiras 5, se tiverem a mesma média de candidatura.
Muito obrigada!! :)

• Like
Reactions: davis