6 opções na candidatura online

ASofia

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2015
Boa tarde , qual o preço médio de por cada candidatura ao ensino superior público , ou seja , quanto é que pago por cada opção a que me candidatar ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa tarde , qual o preço médio de por cada candidatura ao ensino superior público , ou seja , quanto é que pago por cada opção a que me candidatar ?
Não pagas nada, a candidatura ao ensino superior público não tem valores associados por opção.

Luís Soares

Membro
Matrícula
25 Junho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Boa tarde,

Ja tinha feito a minha candidatura à algum tempo, e como tal preenchi as 6 opções. No entanto aconteceu-me uma situação um pouco caricata pois nao me lembro muito bem da 6 opção que coloquei. As 5 primeiras tenho bem presentes, pois são cursos que eu realmente quero e de certeza entro nalgum deles, mas a 6 opção como foi escolhida um pouco mais à pressão, não me recordo. Existe alguma maneira de verificar as opções colocadas? Não consigo ver no painel da DGES onde efetuei a candidatura...

Obrigado

ENGINFO

Membro Dux
Matrícula
28 Janeiro 2015
Curso
Engenharia informática
Instituição
FEUP
Vê no recibo que te é dado quando completas a candidatura. Depois de iniciares sessão no DGES vai ao separador "Documentos". Lá tens o recibo da 1ª fase e podes verificar as tuas opções.

• Like
Reactions: Luís Soares

Joana Ramalho

Membro
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá! Gostaria de saber como funcionam as opções de candidatura para o ensino superior. Quantas são e como é que funcionam em relação para onde entramos e assim. Obrigada!

Joana Ramalho

Membro
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá @Joana Ramalho

Podes concorrer até a 6 pares curso/universidade e só entras numa delas, conforme a ordem que estabeleceres. Isto responde à tua questão?
sim, mas a minha dúvida era mais no sentido de: imagina que a minha primeira opção é medicina na universidade de coimbra, a segunda é medicina na universidade da beira interior e a terceira é no politécnico de coimbra em fisioterapia. Se não entrar na 1ª opção, tenho menos possibilidades de entrar na segunda por esta não foi a minha primeira? E se tb não entrar na segunda, tenho menos possibilidade de entrar na terceira porque esta não foi a minha primeira opção?

fxbarbosa

Membro
Matrícula
12 Janeiro 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
sim, mas a minha dúvida era mais no sentido de: imagina que a minha primeira opção é medicina na universidade de coimbra, a segunda é medicina na universidade da beira interior e a terceira é no politécnico de coimbra em fisioterapia. Se não entrar na 1ª opção, tenho menos possibilidades de entrar na segunda por esta não foi a minha primeira? E se tb não entrar na segunda, tenho menos possibilidade de entrar na terceira porque esta não foi a minha primeira opção?
É sempre por média, independentemente da ordem que coloques :)

Joosofi

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Olá, boa noite,
Em relação às perguntas anteriores, isso significa que se eu colocar x curso em 1a opçao mas tiver menos nota que alguem que coloca x curso em 2a ou 3a opçao, eles têm maior chance de entrar?
Se assim for, de que serve colocarmos ordem de preferência nos cursos, se eles só ligam às médias?
Provavelmente percebi mal alguma coisa, se alguem me poder ajudar agradecia!

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá, boa noite,
Em relação às perguntas anteriores, isso significa que se eu colocar x curso em 1a opçao mas tiver menos nota que alguem que coloca x curso em 2a ou 3a opçao, eles têm maior chance de entrar?
Sim, se vocês estiverem a disputar uma vaga eles passam-te à frente, porque só a média interessa.
Se assim for, de que serve colocarmos ordem de preferência nos cursos, se eles só ligam às médias?
Porque só ficas colocado num sítio, mesmo que tenhas média de 20 e concorras a 6 cursos :p assim escolhes os sítios onde preferias entrar por ordem. :)

MariaJ

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Olá, boa noite,
Sim, o que importa são as médias. Alguém até pode pôr o curso X em 6ª opção e tu em 1ª - se ele tiver maior média que tu (mas não suficiente para entrar nas 5 primeiras opções), entra primeiro. A ordem de preferência serve apenas para salvaguardar a tua entrada num curso, e salvaguardar que, caso não entres no par curso/instituição que mais te agrada, entres no 2º que mais te agrada e assim sucessivamente :)

Joosofi

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Sim, o que importa são as médias. Alguém até pode pôr o curso X em 6ª opção e tu em 1ª - se ele tiver maior média que tu (mas não suficiente para entrar nas 5 primeiras opções), entra primeiro. A ordem de preferência serve apenas para salvaguardar a tua entrada num curso, e salvaguardar que, caso não entres no par curso/instituição que mais te agrada, entres no 2º que mais te agrada e assim sucessivamente :)
Acho que ja percebi melhor, mt obrigada

Camila Lopes

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2016
Boa tarde, li todas as respostas do post, mas ainda fiquei na dúvida..
Há alguma hipótese de me "meterem" diretamente por exemplo na minha quinta opção por ter uma média muito superior à que eles pedem, ao invés de me meterem na minha primeira ou segunda por ter uma média mais próxima da que é pedida? Eles vão excluindo as minhas opções por ordem de preferência? Se não entrar na primeira é na segunda, e se não for na segunda é na terceira e assim sucessivamente até chegar à última? E assim a única hipótese que teria de não ficar colocada em nenhuma seria se não tivesse média pra nenhuma certo?
Agradecia muito que me esclarecessem :)

MariaJ

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Se não entrar na primeira é na segunda, e se não for na segunda é na terceira e assim sucessivamente até chegar à última? E assim a única hipótese que teria de não ficar colocada em nenhuma seria se não tivesse média pra nenhuma certo?
Agradecia muito que me esclarecessem :)
É exatamente isto :) Se tu tiveres média para entrar na primeira, até podes ter 5 valores a mais em todas as outras opções, não importa :)

ValériaB

Membro Caloiro
Matrícula
1 Maio 2016
Boa tarde. Já fiz a minha candidatura, mas ainda tenho dúvidas em relação à ordem das opções. Eu coloquei a Nova (medicina) em 1º lugar e Covilhã (medicina) em 2º, mas com média de 176.5, tenho muito poucas probabilidades de entrar em 1ª opção (ainda tenho esperança de que a reapreciação de mat beneficie a minha média). Gostaria que me esclarecessem como funciona isto das opções. Preenchem-se as vagas dum determinado curso com os candidatos em 1ª opção e só depois é que os da 2ª opção, ou a única coisa que interessa é mesmo a média de candidatura, independentemente de ser 1ª ou 2ª opção?
Pergunto porque se realmente for o 1º caso, prefiro colocar a universidade de Covilhã em 1º lugar (tendo assim mais probabilidades de entrar).
Obrigada.

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Boa tarde. Já fiz a minha candidatura, mas ainda tenho dúvidas em relação à ordem das opções. Eu coloquei a Nova (medicina) em 1º lugar e Covilhã (medicina) em 2º, mas com média de 176.5, tenho muito poucas probabilidades de entrar em 1ª opção (ainda tenho esperança de que a reapreciação de mat beneficie a minha média). Gostaria que me esclarecessem como funciona isto das opções. Preenchem-se as vagas dum determinado curso com os candidatos em 1ª opção e só depois é que os da 2ª opção, ou a única coisa que interessa é mesmo a média de candidatura, independentemente de ser 1ª ou 2ª opção?
Pergunto porque se realmente for o 1º caso, prefiro colocar a universidade de Covilhã em 1º lugar (tendo assim mais probabilidades de entrar).
Obrigada.
Olá Valéria! Como já disseram aqui apenas interessa a nota de candidatura. As opções servem apenas para descriminar em qual faculdade tu preferes entrar.

• Like
Reactions: ValériaB