.

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
Eu acho que as 2 hipótese são válidas.
Por um lado podes sempre começar o 10º ano em CT e estudares aquilo que tens mais interesse. Não são 2 anos perdidos porque aprendeste coisas que podes vir a usar no futuro. Para além disso tens 2 anos extra para decidir o que (se alguma coisa) queres seguir no ensino superior.
Por outro lado podes fazer os exames como externa. Sem dúvida que consegues estudar por conta própria, tenho amigos que fizeram exames como externos e tiveram boas notas. Caso alguma parte da matéria esteja a ser mais dificil podes tentar pedir ajuda a um aluno de CT, ou, em último caso, a um explicador.
Boa sorte!

vitóriasilva01

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2023
Olá,
Eu acho que as 2 hipótese são válidas.
Por um lado podes sempre começar o 10º ano em CT e estudares aquilo que tens mais interesse. Não são 2 anos perdidos porque aprendeste coisas que podes vir a usar no futuro. Para além disso tens 2 anos extra para decidir o que (se alguma coisa) queres seguir no ensino superior.
Por outro lado podes fazer os exames como externa. Sem dúvida que consegues estudar por conta própria, tenho amigos que fizeram exames como externos e tiveram boas notas. Caso alguma parte da matéria esteja a ser mais dificil podes tentar pedir ajuda a um aluno de CT, ou, em último caso, a um explicador.
Boa sorte!
Obrigado Rui, acho que vou fazer exame como aluna externa. Vou ter de dar mil a partir de agora!

• Like
Reactions: Rui C

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá, estou no 11º ano no curso de artes visuais e arrependo-me de ter feito tal escolha. Desde sempre tive interesse em física e ir para outra área fora de ciências estava fora de questão. Foi então com a quarentena que tudo mudou e comecei a ter um interesse repentino em artes. O meu nono ano foi definido pelo dilema" Artes ou Ciências?". Acabei por escolher artes, os meus pais não ficaram muito contentes mas nunca me afetou muito. Agora estou no 11º ano e começo a questionar tudo. Eu sou uma ótima aluna, e estou a dar bastante bem com as disciplinas de artes mas aquela minha paixão pela física está a voltar e estou a arranjar um interesse em certas engenharias como a automóvel(mecânica).
Além disso, as aulas de Desenho com a minha professora não são muito produtivas e sinto que em casa aprendo mais do que com a prof. Ela é simpática mas não acrescenta nada. Gosto muito de HCA mas não pretendo seguir nada nesses ramos. E sobra GDA que dou-me bem, e até gosto do prof mas poderia ter tido GDA em ciências também.
Sinto me parva por ter contrariado tudo que tenho construído até o nono ano e ter seguido artes. Eu acho que o eu de 14 anos não estava preparada e não tinha a maturidade para fazer uma decisão. O pior de tudo é que eu ainda gosto de artes e dar me bem com as disciplinas não ajuda. Não quero perder estes(quase) 2 anos de escola.
Pensei em fazer exame como aluna externa a Matemática A ou FQ mas será se consigo estudar por mim própria? sendo que mesmo alunos com professores tem dificuldades a essas disciplinas. Não sei o que fazer, eu não exclui artes da minha cabeça mas tbm não exclui ciências. Se pudesse voltar atrás no tempo eu teria escolhido ciências mas já estou em artes há muito tempo e também aprendi a gostar desta área. O que acham que devo fazer? Se passaram por algo parecido e puderem explicar a vossa história agradeço.

Certamente é possível estudares por tua conta e fazer os exames, não serias a primeira nem serás a ultima se o fizeres. Se te for economicamente possível, também podes sempre arranjar explicadores para te auxiliarem, nem que seja apenas para perto da altura do exame para tirares dúvidas e etc.