A frágil saúde mental de um estudante: desabafos, depressão, ansiedade, ataques de pânico...

Matrícula
5 Setembro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias - 12ºano
Boas pessoal, venho aqui falar de um tema que deve afectar a muitos estudantes. Desde o 10º ano que sinto uma grande ansiedade nos testes, apesar de já ter acabado o 12º ano, estou ainda a estudar para repetir os exames e entrar na faculdade. Estou neste momento a assistir a aulas de matemática e física e química, e na passada sexta feira tive um teste de matemática e mesmo sabendo que não vou ter nota no final do período bloqueei no teste e com o decorrer do tempo não conseguia raciocinar bem e entrei em pânico.

Alguém que já passou por esta situação ou semelhante pode dizer como ultrapassou?

Obrigado e bons estudos!
Já aconteceu comigo durante o teste de matemática andar perguntas para a frente para trás, não saber o que responder ou como fazer e a minha vontade era simplesmente sair da sala. No entanto, nesses momentos em que só me apetecia chorar e fugir dali eu respirava bem fundo para me acalmar as ideias e recomeçar de novo, mas com um pensamento novo. Ao invés de pensar que ia correr mal, que não ia ter tempo para acabar, que não ia conseguir fazer nada simplesmente aquilo que fiz foi fazer primeiro aquilo que sabia, aquilo que não sabia deixei para o fim, nas escolhas múltiplas o 1º resultado que obtivesse era esse mesmo que eu colocava na folha de teste e não pensava mais nisso. No final revia tudo para ver se tinha tudo feito mais ou menos como deve ser e no final de contas aquilo que tinha sido um teste bué à toa acabou por resultar num 13 o que pelo menos para mim não é mau.
Só para teres 1 ideia eu tive de me acalmar e inspirar profundamente algumas vezes, mas é possível o que interessa é o pensamento.
Quando fores para 1 teste não vás com o pensamento de que tens de fazer tudo, tens de tirar 20 e tudo mais, mas sim que vais dar o teu melhor e que não vais desistir. No caso de não correr bem, tens outra oportunidade para agarrar e com o objetivo de melhorar. Vai correr tudo bem garanto-te.

• Like
Reactions: Mr. Pancakes