Acabar o 12° neste ano letivo e apenas entrar no ensino superior em 2026/2027.

Francisco0000

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2024
Tenho algumas dúvidas relativamente a esta situação, visto que estou disposto a tentar repetir o exame de matemática no próximo ano.
1° Caso eu fique colocado numa faculdade, este ano, mas que eu não quero frequentar, posso rejeitar?
2° Existe alguma consequência em entrar apenas em 2026/2027, isto em termos de bolsa de estudo, alojamento e algo do tipo?
3° O processo para inscrever nos exames continua a ser igual( ou tenho fazer algo diferente)
4°Se entrar nesse ano letivo, a minha nota vai passar a ser aquela em que por exemplo educação física vale por três, e outras valem menos? Ou continua o mesmo cálculo como se fosse entrar agora?
5° Esta é mais uma opinião. Conhecem situações deste tipo? Será que valeu apena fazer isso ou é mais fácil ou melhor entrar numa faculdade com média baixa, e mudar de curso?
Sei que são muitas perguntas, mas é algo que eu gostava de estar informando. Além disso, peço desculpa a quem trata do fórum, se este tópico não está no sítio correto.

Tenho algumas dúvidas relativamente a esta situação, visto que estou disposto a tentar repetir o exame de matemática no próximo ano.
1° Caso eu fique colocado numa faculdade, este ano, mas que eu não quero frequentar, posso rejeitar?
2° Existe alguma consequência em entrar apenas em 2026/2027, isto em termos de bolsa de estudo, alojamento e algo do tipo?
3° O processo para inscrever nos exames continua a ser igual( ou tenho fazer algo diferente)
4°Se entrar nesse ano letivo, a minha nota vai passar a ser aquela em que por exemplo educação física vale por três, e outras valem menos? Ou continua o mesmo cálculo como se fosse entrar agora?
5° Esta é mais uma opinião. Conhecem situações deste tipo? Será que valeu apena fazer isso ou é mais fácil ou melhor entrar numa faculdade com média baixa, e mudar de curso?
Sei que são muitas perguntas, mas é algo que eu gostava de estar informando. Além disso, peço desculpa a quem trata do fórum, se este tópico não está no sítio correto.
1) Sim, podes rejeitar, mas perdes a tua vaga. Quando se é colocado num curso, ainda não estás matriculado, ou seja, ainda não estás a 100% no curso. Quando receberes a tua colocação, decides se fazes ou não a matrícula.

2) Isso eu não sei mesmo.

3) Inscreves-te na plataforma PIEPE na mesma. Terás que colocar como aluno externo.

4) Se concluíste o secundário este ano, a fórmula será sempre a mesma. Se não concluíste o secundário este ano, a fórmula será a que é aplicada neste momento aos alunos que frequentam o 11° ano.

5) Há casos e casos. Há quem fique um ano a tentar fazer melhorias e não consegue nada de jeito, como há quem consiga fazer grandes melhorias. Isto no fundo depende mais de ti, do esforço que colocarás nisto, porque é um exame de 3 horas que vai definir isso.

Conheço um caso que queria muito ir para Eng. Informática e não teve média para entrar. Entrou em Ciências da Computação com a ideia de que iria fazer equivalências e depois pedir transferência. Aconteceu que adorou imenso o curso de Ciências e optou por fazer a licenciatura e depois fazer o mestrado em Eng. Informática.

Há sempre várias alternativas! Para uns pode ser melhor tirar outro curso e ficar já com uma experiência da universidade e depois trocar e para outros pode ser melhor repetir os exames.

• Like
Reactions: Francisco0000