Acabei o 10° ano com média de 13,57 e queria medicina. Ainda consigo?

carolina alves gomes

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2020
Olá a todos! Desde nova que quero seguir medicina mas o meu 10° ano não correu muito bem.. não me adaptei muito bem à escola, tive depressão e as minhas amizades também não foram as melhores e isso refletiu-se nas minhas notas. Acabei com 13,57 que não chega nem perto da média que tinha como objetivo. Mas não queria desistir de medicina.. vou mudar de escola e vou dar tudo por tudo.. acham que ainda consigo? Obrigada.

Olá Carolina!

O 10º ano costuma correr menos bem a muita gente, não desanimes. Estás no início do secundário e tens ainda bastantes avaliações pela frente que vão contribuir muito para a tua média final de candidatura ao ensino superior, nomeadamente os exames nacionais.

Mesmo quem chega ao fim do secundário sem média suficiente e não consegue entrar, tem várias soluções, não é razão para desistir.

Como soluções, poderás repetir exames nacionais como melhoria e assim sobes tanto a média de exames como as notas dessas disciplinas, ou então podes ingressar no ensino superior noutro curso de saúde e assim que o concluires podes concorrer a Medicina como licenciada, através de outro concurso à parte, que tem regras de acesso diferentes. Também tens a solução de ir tirar Medicina no estrangeiro.

Olá Carolina!

O 10º ano costuma correr menos bem a muita gente, não desanimes. Estás no início do secundário e tens ainda bastantes avaliações pela frente que vão contribuir muito para a tua média final de candidatura ao ensino superior, nomeadamente os exames nacionais.

Mesmo quem chega ao fim do secundário sem média suficiente e não consegue entrar, tem várias soluções, não é razão para desistir.

Como soluções, poderás repetir exames nacionais como melhoria e assim sobes tanto a média de exames como as notas dessas disciplinas, ou então podes ingressar no ensino superior noutro curso de saúde e assim que o concluires podes concorrer a Medicina como licenciada, através de outro concurso à parte, que tem regras de acesso diferentes. Também tens a solução de ir tirar Medicina no estrangeiro.

Ok tenho que pensar mais nessas hipóteses. Muito obrigada!! :)
Post automatically merged:

Sinceramente acho que não.
Ok, obrigada pela opinião. :)

Ok tenho que pensar mais nessas hipóteses. Muito obrigada!! :)

Ok, obrigada pela opinião. :)
Sempre tens a opção também de repetir o 10º ano e dar tudo por tudo por uma média muito melhor.

Sempre tens a opção também de repetir o 10º ano e dar tudo por tudo por uma média muito melhor.
Adenda: Essa possibilidade termina após 8 dias úteis da afixação das pautas.

Dá para repetir o 10° ano sem ter tido negativas?

Adenda: Essa possibilidade termina após 8 dias úteis da afixação das pautas.
As pautas na minha escola foram afixadas há 3 dias então provavelmente ainda iria a tempo mas não sabia que existia essa opção para quem não tivesse nenhuma negativa.. ou será que depende das escolas? É que na minha nunca falaram disso.

Dá para repetir o 10° ano sem ter tido negativas?

As pautas na minha escola foram afixadas há 3 dias então provavelmente ainda iria a tempo mas não sabia que existia essa opção para quem não tivesse nenhuma negativa.. ou será que depende das escolas? É que na minha nunca falaram disso.
Acho que dá para repetir ainda. Experimenta ir à escola ou ligar para confirmares.

Se o teu sonho é mesmo seguir medicina, deves mesmo repetir o 10 para a melhor média possível.. penso que para entrar à primeira deves acabar o 10 ano com média a rondar o 18
Obrigada pela resposta mas infelizmente a minha escola não deixa repetir nenhum ano sem ter chumbado a nenhuma disciplina.

Se for algo que queiras mesmo, com estudo e força de vontade, consegues chegar a uma média muito boa mesmo.
“Do or do not. There is no try!" - Yoda

Ok, muito obrigada! :)

Faz um curso com média acima de 14 como Ciências Farmacêuticas ou Biomédicas e concorre ao Algarve ou às vagas para licenciados noutras faculdades. É uma alternativa.