Academia da Força Aérea

Eduardo

Membro Veterano
Matrícula
27 Fevereiro 2015
Tenho uma curiosidade...
Já ouvi falar da academia da força aérea onde se tira o curso de piloto aviador....
Gostava de saber se alguém sabe como é a vida desses oficiais pilotos aviadores, se têm muita/pouca vida social face á sua função na sociedade, desde na trabalho na TAP até piloto de combate, ou mesmo outras funções da vida na força aérea...
Obrigado pela atenção :)

João Coelho

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Boa tarde, tenho 16 anos, frequento o curso de Ciências e Tecnologias onde passei para o 12ºano.
No que toca ao Ensino Superior pretendo candidatar-me à Academia da Força Aérea na especialidade de Piloto Aviador, se não conseguir tenho como segunda hipótese a candidatura ao IST em Engenharia Mecânica. Pelo que sei existem uma série de provas físicas e médicas que se realizam em meados de julho. O resultado da admissão dos candidatos aprovados para a Prova de Aptidão Militar (PAM) apenas é apresentado a 31 de Agosto, enquanto que os resultados das candidaturas ao ensino superior são revelados dia 7 de Setembro. A minha dúvida é a seguinte: posso candidatar-me à Academia da Força Aérea em 1º lugar e ao IST em 2º lugar? Se falhar nas provas físicas e médicas ainda tenho vaga no IST? O concurso engloba o ensino superior público e militar?
Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @João Coelho
Tem em atenção que as candidaturas ao ensino militar e pelo concurso nacional de acesso são separadas e decorrem de forma paralela, de forma que essa 1ª e 2ª opção não fazem sentido. Portanto, concorres para os dois lugares e depois caso sejas colocado nos dois decides o que é que queres fazer.

• Like
Reactions: Paulo Inácio

tcandeias

Membro Dux
Matrícula
22 Janeiro 2015
Bom dia,

No próximo ano (2016) quando abrirem as vagas para a Academia o exame nacional a usar posso usar o exame de 2ºfase que fiz o ano passado?
Sei que no ensino superior não se pode, mas como o concurso na Academia é diferente.
Espero ter-me feito entender (:

António Miguel

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Bom dia,

No próximo ano (2016) quando abrirem as vagas para a Academia o exame nacional a usar posso usar o exame de 2ºfase que fiz o ano passado?
Sei que no ensino superior não se pode, mas como o concurso na Academia é diferente.
Espero ter-me feito entender :)

Eu este ano usei o de 1ª fase e penso ser o único que podes usar, no entanto disseram-me que podes enviar o de segunda fase e ficas na "lista de espera". Foi assim que se processou comigo.

tcandeias

Membro Dux
Matrícula
22 Janeiro 2015
Sim , mas ele candidatou-se com a 2ºfase de 2015? ou 2014? ?
A minha duvida é se para o ano em 2016 posso concorrer com o exame de 2ºfase de 2015?
Eu sei que cá fora, na 1ºfase de candidaturas para a faculdade so podes usar o exame de 1ºfase, mas na Academia ou Escola Naval, nao existem duas fases de candidaturas pelo que sei, dai querer saber se tal era possível, candidatar a 2016 com o exame de 2ºfase de 2015.

António Miguel

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Sim , mas ele candidatou-se com a 2ºfase de 2015? ou 2014? ?
A minha duvida é se para o ano em 2016 posso concorrer com o exame de 2ºfase de 2015?
Eu sei que cá fora, na 1ºfase de candidaturas para a faculdade so podes usar o exame de 1ºfase, mas na Academia ou Escola Naval, nao existem duas fases de candidaturas pelo que sei, dai querer saber se tal era possível, candidatar a 2016 com o exame de 2ºfase de 2015.

Acho que se candidatou com o exame de 2ª fase de 2015, mas não tenho a certeza. Acho que podes concorrer em 2016 com a 2ª fase de 2015, mas não sei até que ponto eles não distinguem as duas fases. O que me disseram foi que quem concorre com um exame de 2ª fase, seja de que ano for, fica em lista de espera para ir prestar provas, caso haja necessidade de chamar mais pessoal a prestar provas. De qualquer forma vou informar-me, até porque eu também vou concorrer em 2016, outra vez

tcandeias

Membro Dux
Matrícula
22 Janeiro 2015
Acho que se candidatou com o exame de 2ª fase de 2015, mas não tenho a certeza. Acho que podes concorrer em 2016 com a 2ª fase de 2015, mas não sei até que ponto eles não distinguem as duas fases. O que me disseram foi que quem concorre com um exame de 2ª fase, seja de que ano for, fica em lista de espera para ir prestar provas, caso haja necessidade de chamar mais pessoal a prestar provas. De qualquer forma vou informar-me, até porque eu também vou concorrer em 2016, outra vez

Pois tinha essa dúvida, já agora como te vais informar se puderes esclarecer esta duvida e comunicar-me a resposta deles agradecia :)
E Boa sorte na candidatura no próximo ano :D

Diogo Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
29 Dezembro 2015
Boa noite,
gostava de saber como funcionam as idas a casa quando se estuda na AFA. Durante o fim de semana, uma vez por mês...? e quanto ao transporte? é garantido pela AFA ou teremos que ter transporte pessoal? e quanto a férias do ano letivo? E já agora, como funciona isto quando se está a fazer serviço na FA depois do curso?
Gostava de saber a opinião de alguém que lá estivesse a estudar ou já tenha estudado...
Estava a pensar ingressar na AFA mas primeiro gostava de saber se ficarei privado da vida para além dos estudos ou se não se nota muita diferença nesse aspeto em relação á vida numa universidade.

Diogo

• Like
Reactions: Maryansantos

Lucas Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
29 Dezembro 2015
Boas malta, é a primeira fez que escrevo aqui no fórum e como me pareceu muito esclarecedor para muitos dos utilizadores ,espero que me esclareçam também ;)
Tenho duvidas relativamente à academia da força aérea. Não sei nada sobre o assunto.
Alguém ja fez os testes físicos ? Como são ? Como é a nivel de alojamento , entre muitas outras duvidas
Se alguém tiver conhecimento gostaria que me "iluminassem" relativamente a este assunto.

António Miguel

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Boas malta, é a primeira fez que escrevo aqui no fórum e como me pareceu muito esclarecedor para muitos dos utilizadores ,espero que me esclareçam também ;)
Tenho duvidas relativamente à academia da força aérea. Não sei nada sobre o assunto.
Alguém ja fez os testes físicos ? Como são ? Como é a nivel de alojamento , entre muitas outras duvidas
Se alguém tiver conhecimento gostaria que me "iluminassem" relativamente a este assunto.

Eu fiz o ano passado, mas como a maioria dos camaradas que fizeram as provas comigo, ficamos nos testes médicos. Em relação aos testes físicos, e não quero parecer convencido, aquilo faz-se com uma perna às costas para quem tem uma preparação física completamente normal. O que eu tinha mais receio era o pórtico, mas mesmo esse foi bastante simples. Bem mais fácil que o da Academia Militar, garanto-te ahah. Eu depois de passar nos físicos e no teste de inglês, fui transportado para o Lumiar e ficámos instalados no Hospital Militar. Tive 2 dias a fazer os psicotécnicos, num ambiente completamente tranquilo e de boa convivência. Depois fiquei mais dois dias para os médicos e chumbei na ortopedia. Tens mais alguma dúvida?
Eu este ano volto a candidatar-me.

zapathon.14

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2016
Eu fiz o ano passado, mas como a maioria dos camaradas que fizeram as provas comigo, ficamos nos testes médicos. Em relação aos testes físicos, e não quero parecer convencido, aquilo faz-se com uma perna às costas para quem tem uma preparação física completamente normal. O que eu tinha mais receio era o pórtico, mas mesmo esse foi bastante simples. Bem mais fácil que o da Academia Militar, garanto-te ahah. Eu depois de passar nos físicos e no teste de inglês, fui transportado para o Lumiar e ficámos instalados no Hospital Militar. Tive 2 dias a fazer os psicotécnicos, num ambiente completamente tranquilo e de boa convivência. Depois fiquei mais dois dias para os médicos e chumbei na ortopedia. Tens mais alguma dúvida?
Eu este ano volto a candidatar-me.

Boas,

A nível dos testes físicos, o que é que tu consideres "uma preparação física completamente normal"? Mais uma coisa, chumbaste na ortopedia porquê e eras candidato a que curso? Gostaria de ingressar nas Forças Armadas e seria vantajoso para mim estar a par do processamento e da seleção dos candidatos, poderias explicar o procedimento?

Cumprimentos

António Miguel

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Boas,

A nível dos testes físicos, o que é que tu consideres "uma preparação física completamente normal"? Mais uma coisa, chumbaste na ortopedia porquê e eras candidato a que curso? Gostaria de ingressar nas Forças Armadas e seria vantajoso para mim estar a par do processamento e da seleção dos candidatos, poderias explicar o procedimento?

Cumprimentos

Olha, eu sou bastante magro por isso estou naturalmente enviesado em relação a provas de corrida etc. Mas quando eu lá fui, estavam lá gajos que parece que nunca tinham feito exercício e passaram. Eu faço ginásio 5 vezes por semana, mas não é nada demais por isso escusas de estar nervoso para as provas físicas, não são nada demais.
Era candidato a Piloto Aviador e chumbei na ortopedia devia a um desvio na coluna.

Adriana D

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2016
Boa noite

Sou finalista do 12¤ ano e queria concorrer este ano para Medicina na Academia da Forca Aerea. No entanto, tenho algumas duvidas: por volta de que altura é que é habitual saírem as vagas e abrir o concurso? No que consiste a prova de aptidao militar e qual é a sua duração?
Alguém poderia partilhar a sua experiência nesta última prova de admissão?
Obrigada :)

Adriana

Emanuel Marujo

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2016
Olá pessoal, quem se vai candidatar este ano à AFA?
Se houver por aí alguém que já se tenha candidatado, o que aconselham para nos preparar-mos para o teste de ingles e para os testes psicotecnicos?
Obrigado :)

António Miguel

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Olá pessoal, quem se vai candidatar este ano à AFA?
Se houver por aí alguém que já se tenha candidatado, o que aconselham para nos preparar-mos para o teste de ingles e para os testes psicotecnicos?
Obrigado :)

Eu candidatei-me o ano passado. O teste de inglês não tem grande dificuldade para quem sabe minimamente a língua. Consiste maioritariamente em exercícios de Listening, os quais são relativamente básicos. Se souberes falar Inglês, não é por aí. Os psicotécnicos são bastante difíceis por sinal e sinceramente acho que não há forma de praticar previamente. Eu passei nos psicotécnicos mas achei bastante difícil para ser honesto. Chumbei nos médicos.

Emanuel Marujo

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2016
Eu candidatei-me o ano passado. O teste de inglês não tem grande dificuldade para quem sabe minimamente a língua. Consiste maioritariamente em exercícios de Listening, os quais são relativamente básicos. Se souberes falar Inglês, não é por aí. Os psicotécnicos são bastante difíceis por sinal e sinceramente acho que não há forma de praticar previamente. Eu passei nos psicotécnicos mas achei bastante difícil para ser honesto. Chumbei nos médicos.
Muito obrigado António Miguel.
Tenho mais uma duvida, em relação aos testes físicos, por exemplo no teste de resistência, nós corremos só até atingirmos os 2400m ou faz-se a maior distância possível nos 12"30'?
Que especie de perguntas surgem nos psicotécnicos?