Acesso a Engenharia Informática para maiores de 23

FTuga197

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2021
Bom dia.

Ando há algum tempo a pensar em fazer os exames de acesso para maiores de 23 e seguir Engenharia Informática. Tendo o 9º ano completo/ ensino secundário incompleto, o que me recomendam estudar para os exames de acesso para este curso em específico? E alguma dica para quando penso que vão ser (mais) 3 anos em vão? 🙃

Solução
D
Bom dia.

Ando há algum tempo a pensar em fazer os exames de acesso para maiores de 23 e seguir Engenharia Informática. Tendo o 9º ano completo/ ensino secundário incompleto, o que me recomendam estudar para os exames de acesso para este curso em específico? E alguma dica para quando penso que vão ser (mais) 3 anos em vão? 🙃

Bom dia!
Os concursos de acesso para maiores de 23 são concursos locais, isto é, específicos de cada instituição. Cada instituição define a(s) prova(s) necessárias ao acesso a cada curso e essas provas são elaboradas pela mesma. No entanto, tanto quanto sei, costuma sempre ser disponibilizado com alguma antecedência o programa específico (conteúdo do ensino secundário que vai ser avaliado) de cada prova...
D

Deleted member 154901

Guest
Bom dia.

Bom dia!
Os concursos de acesso para maiores de 23 são concursos locais, isto é, específicos de cada instituição. Cada instituição define a(s) prova(s) necessárias ao acesso a cada curso e essas provas são elaboradas pela mesma. No entanto, tanto quanto sei, costuma sempre ser disponibilizado com alguma antecedência o programa específico (conteúdo do ensino secundário que vai ser avaliado) de cada prova. Esse programa não costuma ser alterado significativamente de um ano para o outro, pelo que se tentares pesquisar o do ano anterior, podes já ter uma ideia do que é suposto saberes. Há também instituições que disponibilizam provas de anos anteriores. Em termos de grau de dificuldade, sei que depende de instituição para instituição... (Não te consigo dar detalhes específicos, pois nunca realizei essas provas)
Para além das provas necessárias para acesso a um dado curso, és normalmente sujeito a uma entrevista em que vão avaliar a tua motivação para o curso em questão e o teu currículo (tendo alguma formação na área/alguma experiência profissional, tens alguma vantagem nesse sentido relativamente aos candidatos que não têm). Podes também ter que escrever uma carta de motivação. Como disse, dependerá da instituição(ões) à(s) qual/quais te candidatares.

Espero ter ajudado! 😊

Solução

RaphaelMoragas

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2021
Amigo, foi por aqui que eu estudei. Tive umas aulas de apoio com um conhecido e o mesmo corrigia para mim as questões, nada impede, porém, de vc contratar um professor. Exame para Maiores de 23 - Enunciados e Resolução
A dica principal é resolver as questões/provas dos anos anteriores, pois a banca que as monta costuma ser a mesma.
Boa sorte.

Última edição: