Acesso a Licenciatura / Após nao completar Tesp / Curso Profissional no 12ºanol

matiazx

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2022
Boas , acabei o 12ºano num curso profissional de programaçao e neste momento estou num Tesp do mesmo , porem estou a pensar no proximo ano mudar para uma licenciatura de desporto , isto tendo em conta que nao completei o tesp e nao tenho interesse em faze lo pois nao gosto do curso nem me vejo a ter futuro no mesmo , visto que venho de um curso profissional exige algo que seja diferente dos cursos secundarios normais tipo ciencias e etc , estava a pensar fazer exame de portugues e tentar ingressar mas fico na duvida por ter andado no profissional , há alguma diferença ?

Solução
Boas , acabei o 12ºano num curso profissional de programaçao e neste momento estou num Tesp do mesmo , porem estou a pensar no proximo ano mudar para uma licenciatura de desporto , isto tendo em conta que nao completei o tesp e nao tenho interesse em faze lo pois nao gosto do curso nem me vejo a ter futuro no mesmo , visto que venho de um curso profissional exige algo que seja diferente dos cursos secundarios normais tipo ciencias e etc , estava a pensar fazer exame de portugues e tentar ingressar mas fico na duvida por ter andado no profissional , há alguma diferença ?
Olá @matiazx
Neste momento podes concorrer ao ensino superior de 2 formas:
1) Pelo concurso nacional de acesso, usando as notas do teu curso profissional...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @matiazx
Neste momento podes concorrer ao ensino superior de 2 formas:
1) Pelo concurso nacional de acesso, usando as notas do teu curso profissional e as notas dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso, que terás de fazer.
2) Pelo concurso especial para diplomados de vias profissionalizantes, em que farias as provas das próprias instituições. Mas por esta via só poderias concorrer a cursos da mesma área do teu curso profissional, pelo que dada a mudança de área que queres fazer, esta via poderá ser descartada.

Solução

matiazx

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2022
al de acesso, usando as notas do teu curso profissional e as notas dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso, que terás de faz
E é possivel trabalhar em part time durante estes meses até o inicio do proximo ano ? Tendo em conta que tenho bolsa de estudo este ano e que nao quero perder .

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E é possivel trabalhar em part time durante estes meses até o inicio do proximo ano ? Tendo em conta que tenho bolsa de estudo este ano e que nao quero perder .
Tudo depende dos valores em causa. Podes usar o simulador da bolsa da DGES para ver quanto o acréscimo do rendimento pode afetar a bolsa de estudos: