Acesso a Medicina 2015

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Olá tenho uma dúvida e é importante. o meu pré requesito A (necessario para medicina) foi preenchido em julho devido ao facto que fui de ferias e apenas regressei ontem, e descobri uma nova regra em que algumas universidades apenas aceitam pre requesitos que foram feitos num prazo de 30 dias antes do dia da matricula. Fui colocado na universidade nova de lisboa em medicina e gostava de saber se devo preencher novamente os pre requsitos com a minha médica, ou se posso ir descansado a lisboa amanha com o pre requesito que já tenho feito? é que moro longe e preciso de fazer ja os planos de acordo com isto.... obrigado

Olá tenho uma dúvida e é importante. o meu pré requesito A (necessario para medicina) foi preenchido em julho devido ao facto que fui de ferias e apenas regressei ontem, e descobri uma nova regra em que algumas universidades apenas aceitam pre requesitos que foram feitos num prazo de 30 dias antes do dia da matricula. Fui colocado na universidade nova de lisboa em medicina e gostava de saber se devo preencher novamente os pre requsitos com a minha médica, ou se posso ir descansado a lisboa amanha com o pre requesito que já tenho feito? é que moro longe e preciso de fazer ja os planos de acordo com isto.... obrigado
Sim, deves, pelo sim pelo não. A informação disponível para este caso é um bocado inconsistente.Vou tentar saber junto da associação de estudantes. Caso não possas, se bem me lembro o ano passado estava lá um prof e médico que ajudou quem não tinha válido/preenchido. :)

• Like
Reactions: dre
Agradeço a informação. Porfavor tente saber pela associação de estudantes o mais cedo possível. É que ainda por cima o meu nome começa pela letra "A" e portanto o meu dia de matricula presencial corresponde a amanhã, dia 7, e é muito difícil ir à medica aqui de manhã e conseguir estar em Lisboa antes da faculdade fechar. E obrigado.

Então posso ir lá à faculdade à vontade amanhã sem ter que ir à minha médica antes?

Universidade do Porto ultrapassa valor de 2012 na 2ª fase, 19,03 em 2015!

Eu tenho várias dúvidas e queria opiniões sobre algumas (não sei se este é o melhor sítio para perguntar mas...). [Vou prolongar um pouco a coisa um pouco também para partilhar a minha experiência, pode sempre ajudar alguém] uiiiii... vai ser longo...

Bem, eu sempre fui muito indecisa, sempre gostei de muita coisa e muito diferentes... Já no meu 9 ano tive uma grande dificuldade em escolher o curso que seguiria no meu secundário. As minhas disciplinas preferidas ate então eram matemática e história e a minha grande paixão de tempos livres (além de adorar e praticar desporto) eram as artes. Línguas e humanidades foram logo excluídas, pois a única disciplina que eu gostava na verdade era história e a única profissão que eu gostava de seguir nesta área era historiadora. Depois o verdadeiro lema ficou entre ciências e artes (sim, porque na altura estava tão bem informada que nem sabia que havia também economia, mas também este conhecimento não iria dificultar muito a minha decisão). Com um pequeno empurrãozinho dos meus pais e professores á fui para ciências, porque se fosse para artes teria de mudar de escola (e eu sou muito tímida e tenho muita dificuldade em conhecer novas pessoas e por isso podia não ter uma grande integração lá), para além do mais o factor empregabilidade (preferia estar em algo que não amasse mas que adorasse imenso do que ir para algo que amasse e acabasse por não o exercer e ter de trabalhar em algo que não gostasse lá muito) e porque artes poderia sempre continuar como hobbie.
Além disso, ao longo dos 3 anos tentei saber que profissão desejavá exercer. Apesar de adorar matemática e de me divertir imenso a fazer os exercícios, profissões relacionadas com ela apesar de serem muito interessante não correspondiam aquilo que eu queria fazer no futuro como profissão (quase como as artes).
As disciplinas de biologia e de química sempre as achei imprecionantes e excitante. Sendo eu uma pessoa muito curiosa, aprender coisas novas e daquela forma interessantes, eu sabia que a minha profissão estava por perto. Faltava saber se queria algo mais ligado à investigação ou algo mais prático, assim como em área ao certo eu queria.
Gostava imenso de coisas relacionadas com o universo, animais e átomos. Mas nada comparado com a excitação que eu ficava quando aprendia algo relacionado com a saude, com o ser humano e sobre doenças.
Mas o problema: investigação ou algo mas prático (ou seja ser médica) manteve.se... ATÉ AGORA...
Como ainda agora referi estava neste dilema, no 12 ano consultei a minha psicóloga, fui à feira na alfandega do porto falar com alunos do ensino superior, falei com os meus professores e os meus pais... e a escolha ficou entre Bioquímica, que foi o curso que tinha a parte da investigação mais em laboratório, e Medicina. Conhecia alguém que andou em bioquímica e fez o resto do caminho que gostava de seguir se fosse para bioquimica, e expus a minha indecisão. Ela aconselhou.me a apostar em medicina, porque caso visse que realmente gostava era de ser investigadora depois nas cadeiras opcionais escolhia aquelas que me encaminhassem mais para essa área, se não, o caminho mais óbvio para ser.se médico é ir para medicina por isso estava no bom caminho. Seria muito mais fácil escolher estando dentro do curso.
Portanto na candidatura ao ensino superior coloquei as primeiras opcoes puz medicina e nas últimas bioquímica. Agora enfrento mais um problema: como já referi antes eu sou muito tímida, sou uma pessoa que guardo os problemas muito para mim, andei em psicólogos e tudo por causa disso, não estou nada habituada a cozinhar, e a tratar das minhas coisas sozinha (estava sempre à espera dos meus pais). Portanto coloquei nos 4 primeiros lugares as faculdades de medicina em que pudesse vir a casa, pois de certeza eu não ia conseguir viver sozinha por muito tempo e iria desistir de tudo. Na 5 opção puz bioquímica e na 6 puz medicina na beira interior.
E entrei na minha 5 opção.
Sabendo que se eu quisesse estaria em medicina (porque entrava na beira interior) fez.me pensar se teria feito mal e que devia ser mais corajosa, ou se realmente fora a melhor escolha e que não seria feliz lá.

Agora continuo no mesmo dilema de sempre: medicina ou bioquímica. Sendo agora mais complicado porque já estou em bioquímica.
Neste primeiro semestre muita gente alem de mim comentou do meu curso que sentia que não era exatàmente isto que pensava que o curso era e que não estavam a gostar muito. Mas alunos mais velhos disseram nos que era normal e que já no próximo semestre íamos gostar mais.
No entanto ainda me questiono se estarei no curso certo.
A maior parte que quer seguir medicina sabe desde sempre que o quer enquanto eu quero só desdé à pouco tempo e tenho receio de não ser o que penso e parar um ano da minha vida desnecessáriamente. Sinto.me mal estar a falar da minha indecisão quando as pessoa sempre souberam que era medicina que queriam. Talvez não tivesse uma boa ideia de medicina até põe volta do meu 9 ano que fora a ideia que me tinham passado. Mas depois deram me uma ideia completamente diferente o que pôs realmente confusa.

Bem, as minhas verdadeiras dúvidas são:
- Alunos de medicina, quais são as vossas opiniões e ideias dos cursos, das cadeiras( se são fáceis ou não, se sao interessantes, em que se baseiam mais etc), como é a vossa faculdade...
-Estou em bioquímica queria saber se é possível pedir equivalencias a cadeiras ( talvez a biofísica I e biologia celular) e como se faz e tudo o que isso envolve.
- lendo tudo o que escrevi qual a vossa opinião sobre o que fazer

Obrigada c:

• Like
Reactions: Leonor
Considerando que já existe um tópico sobre o acesso a medicina para este ano, este deixa de fazer sentido. Sugiro que transitem a discussão para este tópico:
Acesso a Medicina 2016

Status
Não está aberto para novas mensagens.