Acesso a Medicina 2015

Status
Não está aberto para novas mensagens.
E existe alguma esperança remota de que os exames acabem?! :o
Tal como quando foi decidido que deixava de contar, caso voltassem atrás com essa medida seria aplicada só a quem entrasse no próximo ano no 10º ano lectivo. Não se costumam mudar assim as regras a meio do jogo.

E existe alguma esperança remota de que os exames acabem?! :eek:

Estava ali a falar-se de educação física contar ou não para a média, os exames não vão acabar. :p

Tal como quando foi decidido que deixava de contar, caso voltassem atrás com essa medida seria aplicada só a quem entrasse no próximo ano no 10º ano lectivo. Não se costumam mudar assim as regras a meio do jogo.

Pois, é que seria, no mínimo, horrível. Muita gente ficaria sem média para medicina, por não ter uma nota excelente nos três anos a EF (como eu)!
Obrigada

E existe alguma esperança remota de que os exames acabem?! :eek:

Isto também seria engraçado, por causa daqueles indivíduos com notas inflacionadas ^^
Claro que onde fazem isso também os preparam para os exames, mas estariam em vantagem na mesma!
Iamos ter pessoas a entrar em medicina com médias a roçar o 20 :D
Não que todas as pessoas com essas médias não as mereçam, mas digamos que em alguns sítios é bem mais fácil obter bons resultados (não por o grau de exigência ser muito alto, mas por diminuir).
Acho que não devia haver este tipo de disparidade: escolas em que atitudes e valores valem 20% no décimo segundo ano (mas se for preciso ainda se dá um jeitinho! - e sei de uma aqui bem perto, não é dor de cotovelo) e escolas onde valem 5%. Agora suponhamos que nessa primeira escola os professores dão vinte à maior parte dos alunos nas atitudes e na segunda é raro um aluno ter vinte nesse parâmetro. Façam as contas...

Em relação aos quem concorre não sei, mas estou em Medicina neste momento no primeiro ano e já tivemos noticias da nossa e de outras universidades que vao baixar o numero de vagas porque tem existido pessoas a acabar o curso e a não ter vaga para tirar especialidade

Eu não ouvi nada de isto. Já se fala há vários anos de baixar vagas e nunca aconteceu. É esperar para ver...

Última edição:

Espero que o número de vagas não diminua.
Mas o mais importante é tirar boas notas nos exames, para quem já tem uma boa média, e, falo por mim, o stress já está a começar! Mas quero acreditar que vai ser desta :D
Sou a única a sentir que se este ano não entrar em medicina a minha vida acaba? XD
Alguém me sabe dizer o que fará se não entrar em nenhuma faculdade? Repetir exames ou entrar noutro curso e depois pedir transferência? Qual a melhor hipótese? :confused:

Mas o mais importante é tirar boas notas nos exames, para quem já tem uma boa média, e, falo por mim, o stress já está a começar! Mas quero acreditar que vai ser desta :D
Sou a única a sentir que se este ano não entrar em medicina a minha vida acaba? XD
Alguém me sabe dizer o que fará se não entrar em nenhuma faculdade? Repetir exames ou entrar noutro curso e depois pedir transferência? Qual a melhor hipótese? :confused:
Bom dia,

Não contem com a hipótese de fazer Mudança de Curso.
As instituições deixaram de abrir vagas para Mudança de Curso para Medicina.

Joana

Se não entrares em nenhuma faculdade de medicina em Portugal tens várias variantes.
Se queres mesmo medicina podes optar por Espanha (ou Europa de leste) e estar lá, por exemplo, um ano. Tenho vários colegas que estiveram 1 ano em Espanha ou tiram matrícula lá e acabaram por entrar cá.
Ou podes entrar noutro curso e estar lá um, dois anos ou quantos anos achares adequado à tua vida e ires repetindo os exames nacionais.
Ou podes seguir e candidatar-me como licenciada, se nenhuma das de cima resultarem, link útil.
Ou podes simplesmente parar até entrar.

Acredita que um ano em cima ajuda bastante, pelo menos no meu caso ajudou. Mas não deixas de perder um ano. De qualquer das maneiras, vais entrar este ano, tem esperança e calma acima de tudo :) eu candidatei-me com média interna mais baixa que tu e cá estou eu! :)

• Like
Reactions: MEDICINAjb

Se não entrares em nenhuma faculdade de medicina em Portugal tens várias variantes.
Se queres mesmo medicina podes optar por Espanha (ou Europa de leste) e estar lá, por exemplo, um ano. Tenho vários colegas que estiveram 1 ano em Espanha ou tiram matrícula lá e acabaram por entrar cá.
Ou podes entrar noutro curso e estar lá um, dois anos ou quantos anos achares adequado à tua vida e ires repetindo os exames nacionais.
Ou podes seguir e candidatar-me como licenciada, se nenhuma das de cima resultarem, link útil.
Ou podes simplesmente parar até entrar.

Acredita que um ano em cima ajuda bastante, pelo menos no meu caso ajudou. Mas não deixas de perder um ano. De qualquer das maneiras, vais entrar este ano, tem esperança e calma acima de tudo :) eu candidatei-me com média interna mais baixa que tu e cá estou eu! :)

Pois, estudar fora era uma boa opção mas não para o meu bolso /:
Quanto às entradas para licenciados, informaram-me de que as faculdades não o estão a promover
E quanto ao curso alternativo... Acho que isso não combina com a minha personalidade, gosto de pensar em tudo o que faço e decidi-lo, ia sentir-me sem rumo nenhum, basicamente à espera e a stressar ainda mais. Medicina é mesmo o meu sonho e não há mais nada que me cative tanto nem me faça stressar tanto a cinco meses antes dos exames. Sinto mesmo que este ano é o mais decisivo da minha vida (e aposto que não sou a única).
Mas não consigo deixar de pensar que ainda estou longe de estar preparada para os exames. Alguma dica pertinente?

PS: como está a ser o curso??

Quanto às entradas para licenciados, informaram-me de que as faculdades não o estão a promover
Os concursos especiais para licenciados, com 15% de vagas extra, continuam a existir e a ser aplicados pelas faculdades. Claro é que ninguém te pode garantir que daqui a 3 anos possa ser igual...

Não entrar em Medicina à primeira é super comum. No ano em que entrei (2013, quando houve uma descida abrupta das médias), eu diria que cerca de metade dos meus colegas tinha estado antes noutro curso/tinha ficado um ano parado a melhorar exames!
Se decidires ficar um ano parada a melhorar exames e disciplinas de 12.º, podes-te concentrar só em entrar - mas, como é óbvio, não há garantia que resulte, e podes ficar sem média para Medicina à mesma...
Se decidires entrar noutro curso, ficas sempre com esse plano B caso não consigas entrar em Medicina (há quem se apaixone pelo curso e nunca mais tente Med :P ); se entrares em Medicina, tens um primeiro ano (ou até um segundo...) mais levezinho por causa das equivalências que podes pedir - para equivalências, o melhor curso é Medicina Dentária (ou Medicina Veterinária, no caso do ICBAS) e, em segunda opção, Ciências Farmacêuticas. Podes também ganhar ritmo de estudo para os exames nacionais (sim, que na faculdade a quantidade de matéria é bem maior).
E há quem faça um mix dos dois, entrando num curso e desistindo no fim do primeiro semestre para estudar para os exames nacionais :P

PS: estudar numa faculdade pública em Espanha não deve custar muito mais do que estudar fora de casa em Portugal!

• Like
Reactions: Hmgw and MEDICINAjb

Ok, obrigada pela opinião.
Eu sinceramente não acho que não entre nem sequer na Covilhã, acho que ainda tenho tempo para me sentir confiante e preparada, mas veremos o que acontece.
Por acaso não me sabes informar acerca dos custos de alojamento, alimentação, etc que teria de gastar? Assim já teria uma ideia
Achas que trabalhar enquanto se está em medicina é impossível? Tenho um certo pressentimento de que é, até pelas horas que se passa na faculdade (já me disseram que era praticamente o dia todo)
Já agora, qual é a carga horária diária?
Obrigada e bom dia :)

Ok, obrigada pela opinião.
Eu sinceramente não acho que não entre nem sequer na Covilhã, acho que ainda tenho tempo para me sentir confiante e preparada, mas veremos o que acontece.
Por acaso não me sabes informar acerca dos custos de alojamento, alimentação, etc que teria de gastar? Assim já teria uma ideia
Achas que trabalhar enquanto se está em medicina é impossível? Tenho um certo pressentimento de que é, até pelas horas que se passa na faculdade (já me disseram que era praticamente o dia todo)
Já agora, qual é a carga horária diária?
Obrigada e bom dia :)
Impossível não é. Complica a coisa, claro. Mas há bastantes trabalhores-estudantes.

No que toca à média, tem calma! Se te reconforta, o ano passado nem me podia candidatar para medicina e este ano entrei com 18. É uma questão de tirares boas notas nos exames, tem confiança em ti! :)

A carga horária depende do ensino (suponho eu). Na minha faculdade por exemplo não é de todo assim, tenho bastante tempo para estudar... De qualquer maneira, em Portugal podes pedir bolsa à DGES (que vai até 5000€ num ano letivo) e existem outras bolsas como a da Gulbenkian: link.

Relativamente aos custos talvez a a fish te saiba dizer mais. Em Portugal os custos dependem de és deslocada ou se estudas onde moras claro. Por exemplo os custos de viagens influenciam muito o custo ao fim do mês. Estar por exemplo em Lisboa a partir do Porto, se quiseres vir de intercidades são 18,5€ para cima e 18,5€ para baixo. Mas a CP tem promoções onde compras por 15€, que é o preço do autocarro (salvo erro). Depois também lhe apanhas o jeito se necessário! Quartos/casas depende mundo de onde ficas, na Beira Interior certamente que arranjas algo mais barato que em Coimbra/Lisboa/Porto, mas isso também é muito relativo. Mas tendo em conta o custo de vida, a diferença não deve ser muito grande...

P.S.: Se Espanha for uma decisão tomada à partida, informa-te o mais rápido possível, pois há datas a cumprir.
P.S.2: O curso está a correr bem obrigado :D está a começar agora a 2ª fase de exames :)

Os custos de alojamento onde?

As únicas pessoas que conheço a trabalharem e tirarem o curso são licenciados :p sobretudo enfermeiros em part-time.

Na FMUC, a carga horária varia um bocadinho de semestre para semestre e de turma para turma. E, claro, depende se vais às teóricas (que cá são sempre de manhã...) ou finges que elas não estão no horário. Depois tens de estudar (e bastante, claro).
Não é impossível, mas é complicado coordenar o curso com um emprego. Mas, honestamente, o maior problema é mesmo encontrares um emprego aos 18 anos sem seres qualificada...

Obrigada, vocês têm sido bastante prestáveis e simpáticos ahah =)
Exatamente
Eu se não entrar no Porto estou a pensar em Coimbra e, se possível, viver lá
Há umas residências em que o custo passa ligeiramente dos cem euros, mas depois com a alimentação e etc vai para quanto, duzentos e cinquenta, não? É um bocado puxado, mas se for a única hipótese..
Também conheço quem vá para a do Minho de comboio, TODOS OS DIAS, mas não sei se gosto muito da ideia, logo se vê :b

Quanto aos planos de estudo, estive a ve los nas faculdades que me interessam e os que mais me cativaram foram os do minho e coimbra (os de lisboa não fui ver porque esta fora de questão, é mais longe e o custo de vida mais elevado) porque falavam em estágios e tal, no minho estágio em centro de saúde logo no primeiro ano e socorrismo também
E na de Coimbra fala de uma especialidade que é cirurgia experimental, não sei se a fish me sabe dizer o que é mas, resumindo, parece haver mais prática, o que no fundo me cativa mais
Corrijam-me se estiver errada, pls

E a escolha da faculdade deve ser influenciada pela especialidade que queremos? Por causa dos hospitais e tal, não sei se hei de ir por aí

Desculpem o meu entusiasmo, pode ser que, como a fish diz, eu o perca quando começar a ter exames :D

Os custos de alojamento onde?

As únicas pessoas que conheço a trabalharem e tirarem o curso são licenciados :p sobretudo enfermeiros em part-time.

Na FMUC, a carga horária varia um bocadinho de semestre para semestre e de turma para turma. E, claro, depende se vais às teóricas (que cá são sempre de manhã...) ou finges que elas não estão no horário. Depois tens de estudar (e bastante, claro).
Não é impossível, mas é complicado coordenar o curso com um emprego. Mas, honestamente, o maior problema é mesmo encontrares um emprego aos 18 anos sem seres qualificada...

Pois, por acaso também não tenho grandes esperanças para emprego /:
Bem, logo se verá, agora só tenho é de continuar a estudar e a sonhar xD
Talvez para o ano sejamos colegas, quem sabe!

Obrigada, vocês têm sido bastante prestáveis e simpáticos ahah =)
Exatamente
Eu se não entrar no Porto estou a pensar em Coimbra e, se possível, viver lá
Há umas residências em que o custo passa ligeiramente dos cem euros, mas depois com a alimentação e etc vai para quanto, duzentos e cinquenta, não? É um bocado puxado, mas se for a única hipótese..
Também conheço quem vá para a do Minho de comboio, TODOS OS DIAS, mas não sei se gosto muito da ideia, logo se vê :b

Quanto aos planos de estudo, estive a ve los nas faculdades que me interessam e os que mais me cativaram foram os do minho e coimbra (os de lisboa não fui ver porque esta fora de questão, é mais longe e o custo de vida mais elevado) porque falavam em estágios e tal, no minho estágio em centro de saúde logo no primeiro ano e socorrismo também
E na de Coimbra fala de uma especialidade que é cirurgia experimental, não sei se a fish me sabe dizer o que é mas, resumindo, parece haver mais prática, o que no fundo me cativa mais
Corrijam-me se estiver errada, pls

E a escolha da faculdade deve ser influenciada pela especialidade que queremos? Por causa dos hospitais e tal, não sei se hei de ir por aí

Desculpem o meu entusiasmo, pode ser que, como a fish diz, eu o perca quando começar a ter exames :D
A residência onde ficam os alunos de Medicina (e de CF) é muito boa mesmo, tem poucos anos, ótimas condições e está muito bem localizada no pólo 3 :) Creio que se fores bolseiro a residência é 'grátis' (dão-te um complemento de alojamento que paga a resi), se não fica em 60 ou 120 euros (sei que uma é o dobro da outra, mas sorry, não sei mesmo o valor xD). Fora o alojamento e as viagens de comboio/autocarro até casa, acho que não há grandes diferenças entre estudar em casa ou fora. Propinas, livros/sebentas e comida têm-se que se pagar mesmo em casa dos papás :p

Sei de quem vá de Famalicão ao Porto todos os dias, mas não me parece nada bom :O

Atenção que o plano de estudos de Coimbra vai mudar para o ano! Infelizmente, ainda não está público a atual proposta, ainda sujeita a ajustes (podes pôr "falta de transparência" na lista de defeitos da FMUC). Daquilo que me recordo das mudanças nos primeiros anos: Biomatemática e Introdução à Saúde Comunitária desaparecem, sendo substituídas por uma espécie de cadeira com um nome chique que também engloba investigação, epidemiologia, etc haverá todos os semestres do 1.º ao 6.º ano; passa a haver Introdução à Medicina no 2.º também (e as de 1.º aumentam de créditos); há Histologia/Biologia de Desenvolvimento logo no 1.º ano; desaparece Microbiologia II; BQ e as Anatomias perdem créditos, enquanto BCM e Intromed ganham. Há a ideia de nos pôr a ter duas opcionais por semestre (atualmente temos uma por semestre), alargando o leque de opções atuais.

Como acabei de dizer, as opcionais podem mudar, mas atualmente Cirurgia Experimental é uma opcional de 3.º ano (com poucas vagas, em que entra quem tiver melhor média dentro do curso) em que, pelo que ouço, eles andam a fazer micro-cirurgias em ratinhos :p

Acho que não vale a pena escolheres a faculdade em função da especialidade que queres seguir, porque:
1-acho mesmo que não há grande diferença (isto é, "Cardiologia é muito melhor dada na FMUP!", "Queres pediatria vai para a UBI!!!", "FMUC? Isso só dá para Imunoalergeologia" - não, não é nada assim xD)
2-há altíssimas probabilidades de saíres do curso a querer uma especialidade muito diferente daquela que queres agora :p

Quem sabe ;)

A residência onde ficam os alunos de Medicina (e de CF) é muito boa mesmo, tem poucos anos, ótimas condições e está muito bem localizada no pólo 3 :) Creio que se fores bolseiro a residência é 'grátis' (dão-te um complemento de alojamento que paga a resi), se não fica em 60 ou 120 euros (sei que uma é o dobro da outra, mas sorry, não sei mesmo o valor xD). Fora o alojamento e as viagens de comboio/autocarro até casa, acho que não há grandes diferenças entre estudar em casa ou fora. Propinas, livros/sebentas e comida têm-se que se pagar mesmo em casa dos papás :p

Sei de quem vá de Famalicão ao Porto todos os dias, mas não me parece nada bom :O

Atenção que o plano de estudos de Coimbra vai mudar para o ano! Infelizmente, ainda não está público a atual proposta, ainda sujeita a ajustes (podes pôr "falta de transparência" na lista de defeitos da FMUC). Daquilo que me recordo das mudanças nos primeiros anos: Biomatemática e Introdução à Saúde Comunitária desaparecem, sendo substituídas por uma espécie de cadeira com um nome chique que também engloba investigação, epidemiologia, etc haverá todos os semestres do 1.º ao 6.º ano; passa a haver Introdução à Medicina no 2.º também (e as de 1.º aumentam de créditos); há Histologia/Biologia de Desenvolvimento logo no 1.º ano; desaparece Microbiologia II; BQ e as Anatomias perdem créditos, enquanto BCM e Intromed ganham. Há a ideia de nos pôr a ter duas opcionais por semestre (atualmente temos uma por semestre), alargando o leque de opções atuais.

Como acabei de dizer, as opcionais podem mudar, mas atualmente Cirurgia Experimental é uma opcional de 3.º ano (com poucas vagas, em que entra quem tiver melhor média dentro do curso) em que, pelo que ouço, eles andam a fazer micro-cirurgias em ratinhos :p

Acho que não vale a pena escolheres a faculdade em função da especialidade que queres seguir, porque:
1-acho mesmo que não há grande diferença (isto é, "Cardiologia é muito melhor dada na FMUP!", "Queres pediatria vai para a UBI!!!", "FMUC? Isso só dá para Imunoalergeologia" - não, não é nada assim xD)
2-há altíssimas probabilidades de saíres do curso a querer uma especialidade muito diferente daquela que queres agora :p

Quem sabe ;)

Uau, isso é muito bom, ajudarem no alojamento, para quem não consegue entrar no Porto é de lá
Ahahah, em ratinhos? Por acaso pensei que fosse mais fascinante, mas também deve ser muito bom =D
Ok, muito obrigada pelas dicas, a sério, e principalmente pela simpatia e paciência!

Acho que Coimbra vai ficar em 3º lugar na minha lista, só pela questão de eu ser do Porto e por questão financeira, comodidade, blabla, ser melhor ficar por aqui
Mas logo se verá o que acontece
:D

Parece-me um bom plano. :)
Boa sorte!

• Like
Reactions: MEDICINAjb

Status
Não está aberto para novas mensagens.