A residência onde ficam os alunos de Medicina (e de CF) é muito boa mesmo, tem poucos anos, ótimas condições e está muito bem localizada no pólo 3 :) Creio que se fores bolseiro a residência é 'grátis' (dão-te um complemento de alojamento que paga a resi), se não fica em 60 ou 120 euros (sei que uma é o dobro da outra, mas sorry, não sei mesmo o valor xD). Fora o alojamento e as viagens de comboio/autocarro até casa, acho que não há grandes diferenças entre estudar em casa ou fora. Propinas, livros/sebentas e comida têm-se que se pagar mesmo em casa dos papás :p
Sei de quem vá de Famalicão ao Porto todos os dias, mas não me parece nada bom :O
Atenção que o plano de estudos de Coimbra vai mudar para o ano! Infelizmente, ainda não está público a atual proposta, ainda sujeita a ajustes (podes pôr "falta de transparência" na lista de defeitos da FMUC). Daquilo que me recordo das mudanças nos primeiros anos: Biomatemática e Introdução à Saúde Comunitária desaparecem, sendo substituídas por uma espécie de cadeira com um nome chique que também engloba investigação, epidemiologia, etc haverá todos os semestres do 1.º ao 6.º ano; passa a haver Introdução à Medicina no 2.º também (e as de 1.º aumentam de créditos); há Histologia/Biologia de Desenvolvimento logo no 1.º ano; desaparece Microbiologia II; BQ e as Anatomias perdem créditos, enquanto BCM e Intromed ganham. Há a ideia de nos pôr a ter duas opcionais por semestre (atualmente temos uma por semestre), alargando o leque de opções atuais.
Como acabei de dizer, as opcionais podem mudar, mas atualmente Cirurgia Experimental é uma opcional de 3.º ano (com poucas vagas, em que entra quem tiver melhor média dentro do curso) em que, pelo que ouço, eles andam a fazer micro-cirurgias em ratinhos :p
Acho que não vale a pena escolheres a faculdade em função da especialidade que queres seguir, porque:
1-acho mesmo que não há grande diferença (isto é, "Cardiologia é muito melhor dada na FMUP!", "Queres pediatria vai para a UBI!!!", "FMUC? Isso só dá para Imunoalergeologia" - não, não é nada assim xD)
2-há altíssimas probabilidades de saíres do curso a querer uma especialidade muito diferente daquela que queres agora :p
Quem sabe ;)