Acesso a Medicina para Licenciados

Afns91

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2019
Instituição
FDUP
Olá! É uma boa questão mas deduzo que a média que tiveres dos 4 anos seja dividida pelos 360ects.. pelo menos penso que seja o mais lógico mas atenção que sou só eu a mandar para o ar..
Mensagem fundida automaticamente:

Ninguém por aqui que já tenha feito o exame da UM e possa dar uma forcinha? 😁
Realmente é uma boa pergunta, e também não faço ideia 😮
Não acredito que eles dividam a média dos 4 anos pelos 360 ects porque assim ficavas prejudicada/o porque só fazes 240 ects em cadeiras. Só se ajustarem os ects das cadeiras, mas também não acredito que o façam porque o 4, 5 e 6 ano já fazem parte do percurso original.
Plano de Estudos

Talvez alguém que já tenha entrado na uminho por esta via te possa ajudar!!
Obrigado pelas respostas, estou a ver que é uma dúvida comum e que merce de fato ser esclarecida especialmente para os candidatos e potenciais candidatos.
Há pelo fórum alguém que tenha conhecimento sobre este assunto? Aguém que já tenha ingressado em Medicina pelo concurso especial da UM?

Última edição:

Anita Campos

Membro
Matrícula
2 Junho 2016
Boa tarde, candidatei-me novamente ao concurso na UM (tinha concorrido em 2017 mas não consegui entrar, e só consegui na FMUL) e reparei que este ano na matriz diz que a prova é feita em computador. Na altura que fiz a prova era em papel e com leitura óptica. Alguém me poderia explicar como é feita a prova desta forma? Se é apenas a folha de perguntas que é em PC ou se a prova é feita toda em PC? E se ainda são aquelas máquinas calculadoras antigas que são cedidas?

Muito obrigada,
Anita.

Maga587

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Boa tarde, candidatei-me novamente ao concurso na UM (tinha concorrido em 2017 mas não consegui entrar, e só consegui na FMUL) e reparei que este ano na matriz diz que a prova é feita em computador. Na altura que fiz a prova era em papel e com leitura óptica. Alguém me poderia explicar como é feita a prova desta forma? Se é apenas a folha de perguntas que é em PC ou se a prova é feita toda em PC? E se ainda são aquelas máquinas calculadoras antigas que são cedidas?

Muito obrigada,
Anita.
Nunca fiz na UM mas fiz na ubi e, se for igual e penso que sim, é tudo em computador. O enunciado da pergunta aparece no écran com as opções e tu selecionas a resposta no computador.
Já agora, se já fizeste o exame na UM, será que poderias dar umas luzinhas sobre as perguntas que te saíram? Tudo o que te pudesses lembrar era uma ajuda gigante please...

Anita Campos

Membro
Matrícula
2 Junho 2016
Nunca fiz na UM mas fiz na ubi e, se for igual e penso que sim, é tudo em computador. O enunciado da pergunta aparece no écran com as opções e tu selecionas a resposta no computador.
Já agora, se já fizeste o exame na UM, será que poderias dar umas luzinhas sobre as perguntas que te saíram? Tudo o que te pudesses lembrar era uma ajuda gigante please...
Pois mas eu tbm concorri à UBI no mesmo ano e o exame é completamente diferente, é um único exame, não está dividido por disciplinas e as perguntas estão todas misturadas. Penso que seja a 1ª vez que fazem em PC na UM. Basicamente as perguntas de matemática e FQ são fáceis, são cálculos básicos mas que perdes muito tempo se não tiveres bom raciocínio ou não souberes utilizar aquelas máquinas horríveis da CASIO lol. São perguntas sobe áreas, volumes, potências, um exemplo: 8^9 é maior que - a)2^4, b)6^3, coisas assim. Biologia é que realmente é preciso estudar e está tudo no Alberts sim. Apesar de parecerem fáceis as perguntas acho que se fica na dúvida sempre se não tiveres estudado bem (como eu na altura). O tempo para mim foi o pior, é um exame que ou tens certeza ou então corre muito mal pelo facto de ser a descontar. Se que no meu ano a nota mais alta foi um 11 e depois tudo corrido a 8's os que foram admitidos.

Maga587

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Pois mas eu tbm concorri à UBI no mesmo ano e o exame é completamente diferente, é um único exame, não está dividido por disciplinas e as perguntas estão todas misturadas. Penso que seja a 1ª vez que fazem em PC na UM. Basicamente as perguntas de matemática e FQ são fáceis, são cálculos básicos mas que perdes muito tempo se não tiveres bom raciocínio ou não souberes utilizar aquelas máquinas horríveis da CASIO lol. São perguntas sobe áreas, volumes, potências, um exemplo: 8^9 é maior que - a)2^4, b)6^3, coisas assim. Biologia é que realmente é preciso estudar e está tudo no Alberts sim. Apesar de parecerem fáceis as perguntas acho que se fica na dúvida sempre se não tiveres estudado bem (como eu na altura). O tempo para mim foi o pior, é um exame que ou tens certeza ou então corre muito mal pelo facto de ser a descontar. Se que no meu ano a nota mais alta foi um 11 e depois tudo corrido a 8's os que foram admitidos.
Eu sei mas há alguns anos atrás, na Ubi, o exame também era assim. Era prova de conhecimentos das 4 disciplinas do secundário, antes de ser o de inglês e psicotécnicos. E quando era esse exame, era assim em computador, como eu disse antes. Por isso deduzo que este ano, na UM, seja assim..
Obrigada, já é uma grande ajuda.. se te fores lembrando de mais perguntas e não te importares de partilhar agradecia imenso!! Em termos de proporção sai mais de alguma disciplina ou é mais ou menos dividido a quantidade de perguntas pelas 4 matérias?

Anita Campos

Membro
Matrícula
2 Junho 2016
Eu sei mas há alguns anos atrás, na Ubi, o exame também era assim. Era prova de conhecimentos das 4 disciplinas do secundário, antes de ser o de inglês e psicotécnicos. E quando era esse exame, era assim em computador, como eu disse antes. Por isso deduzo que este ano, na UM, seja assim..
Obrigada, já é uma grande ajuda.. se te fores lembrando de mais perguntas e não te importares de partilhar agradecia imenso!! Em termos de proporção sai mais de alguma disciplina ou é mais ou menos dividido a quantidade de perguntas pelas 4 matérias?
Peço desculpa então, não fazia ideia que antes era assim :). Não tive muito a noção da proporção de perguntas porque como disse elas apareciam de forma aleatória mas parecia-me dividido. Lembro-me que saíram perguntas sobre o número de cromossomas e também sobre reprodução de plantas. Se me ocorrerem mais temas que saíram eu vou dizendo.

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Pessoal que entrou na FMUP, o último colocado entrou com que nota?
Olá,bem não te aconselho a teres muito em conta o concurso do ano passado,visto ter sido muito pouco concorrido (acho que só se candidataram 40 pessoas para 37 vagas porque ninguém estava á espera do concurso em abril) mas vê as listas de 2017, pesquisa no Google e facilmente te aparece
boa sorte colega, também me vou candidatar à FMUP se chegar a tempo! 😁

Reactions: Ana_indigo

Jacinto Avila

Membro
Matrícula
21 Novembro 2017
Pessoal estudioso, alguém sabe a hora do exame na UM dia 27? Só para saber se é melhor arranjar alojamento ou se posso ir mesmo no dia.

monicadias

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
Olá, caso precisem de alguma informação acerca do CL para a FMUL, podem me enviar por mensagem. Recebi alguma ajuda no ano passado (altura que consegui entrar no curso) e gostava de ajudar também os candidatos deste ano. Boa sorte a todos!
Ana, por acaso tem a informação em relação à pontuação do ultimo candidatado chamado para entrevista no ano passado?

Maga587

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
A calculadora é cedida por eles? É científica ou é daquelas básicas de somar, subtrair, multiplicar e dividir? (Eu pensei que não tinhamos acesso a calculadora)

Jacinto Avila

Membro
Matrícula
21 Novembro 2017
A calculadora é cedida por eles? É científica ou é daquelas básicas de somar, subtrair, multiplicar e dividir? (Eu pensei que não tinhamos acesso a calculadora)
Eu pessoalmente nao sei usar Casio🤔 mas espero que mesmo os cálculos necessários, nas várias matérias, especificamente na parte logaritmica, exponencial, movimentos na fisica e grande parte da quimica não envolvam parte gráfica senão estou feito. Sei usar a Texas agora Casio :(
Mais alguém desesperado com o Alberts?😟 provavelmente a parte mais fácil é aquela que mais me está a dor de cabeça... tradução e transcrição (tanta enzima).

Reactions: Té Raquel

rickz

Membro
Matrícula
21 Julho 2016
Eu pessoalmente nao sei usar Casio🤔 mas espero que mesmo os cálculos necessários, nas várias matérias, especificamente na parte logaritmica, exponencial, movimentos na fisica e grande parte da quimica não envolvam parte gráfica senão estou feito. Sei usar a Texas agora Casio :(
Mais alguém desesperado com o Alberts?😟 provavelmente a parte mais fácil é aquela que mais me está a dor de cabeça... tradução e transcrição (tanta enzima).
Eu como estudante da Universidade do Minho.. acho que as calculadoras são todas cásio, por isso é melhor preparares para essa posibilidade. Sempre que emprestaram calculadoras para os meus exames, foram cásio.
Quando aos gráfico, perde uns minutos a ver os tipos de gráficos de funções.
Já agora uma dica IMPORTANTE. Saibam como colocar a calculadora no modo de Rad quando estão a fazer cálculos trigonométricos. (já vi muita gente a meter o pé na poça nesse passo simples)
Boa sorte..

Já agora, eu que me estou a preparar para o teste do próximo ano... como raio estudam o alberts? Aquilo é enorme.. ( vou ver se faço um resumo dos conceitos no final de cada capítulo junto com alguma info importante que encontre pelos capítulos)