Acesso a Medicina para Licenciados

Ana Filipa Fonseca Santos

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2018
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Boa Noite,
Tenho uma duvida, há faculdades que pedem com requisito que se tenha no mínimo 14 nas provas de ingresso do regime normal para nos candidatarmos por este regime.
Se eu fizer um exame nacional depois de ter acabado o secundário e licenciatura, pode ser válido para este concurso?
Mensagem fundida automaticamente:

Lutadores desta vida,
Alguem interessado também em concorrer à FMUP com o livro do "The Cell" em Português?
Consegui a versão 7 do de Bioquimica! Se houver alguem interessado, avisem please! Obrigada! :)
Será que podes enviar para mim: afilipafsantos@hotmail.com
Obrigada 😊

Última edição:

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
Boa Noite,
Tenho uma duvida, há faculdades que pedem com requisito que se tenha no mínimo 14 nas provas de ingresso do regime normal para nos candidatarmos por este regime.
Se eu fizer um exame nacional depois de ter acabado o secundário e licenciatura, pode ser válido para este concurso?

Será que podes enviar para mim: afilipafsantos@hotmail.com
Obrigada 😊
Sim, o exame é válido :) Normalmente eles só exigem que seja a partir de determinado, por exemplo, quando eu entrei no ICBAS, os exames tinham que ter sido feitos de 2009 em diante, podia ser um exame do próprio ano e tudo, que na altura o concurso foi em Agosto!

rose97

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2019
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa tarde! 😊
Há aqui alguém que já tenha concorrido ao curso de Medicina na FMUL ou na Nova (através do concurso especial para licenciados) que me saiba responder a algumas perguntas? Li ambos os regulamentos e enviei e-mail para a FMUL, mas fiquei na mesma (o e-mail parecia uma resposta automática, quase não me responderam às perguntas).
Estou a pensar concorrer no próximo ano, pelo que ainda falta imenso tempo, mas gostava de ter uma noção de como funciona o concurso e se vale a pena tentar ou não.

1- Vou estar licenciada em Direito, por isso gostava de saber se é necessário que o candidato esteja licenciado numa área de ciências. Pergunto isto aqui porque isto não está discriminado em nenhum dos regulamentos, e na resposta que obtive da FMUL, nem sequer me responderam a esta pergunta.

2- Quanto à formação nas áreas de Biologia e Geologia, Matemática e Físico-Química: frequentei o curso de Humanidades no secundário, pelo que só tive estas disciplinas até ao nono ano. A minha ideia era fazer os respetivos exames nacionais para o ano (daí estar já a fazer estas questões todas!), mas não compreendi se estes eram contabilizados no concurso para licenciados.
No regulamento da FMUL, um dos critérios de bonificação é "Formação científica ao nível do ensino secundário nas áreas de Biologia, Química e Matemática.", mas nada fala acerca de exames nacionais. Ou seja, só interessa ter feito ciências no secundário? Alguém sabe se eles também têm em conta os exames nacionais?
Já na Nova, só falam em exames nacionais, mas o regulamento diz o seguinte: "Provas de Ingresso ou Exames Nacionais = somatório das classificações, de 2 provas até às centésimas, convertidas na escala de 0 a 20, até às centésimas. Caso o candidato possua 3 PI ou EN nestas áreas, serão consideradas as 2 melhores classificações.". Ou seja, neste caso não seria necessário fazer os 3 exames nacionais, bastando fazer 2?

3- Tive uma cadeira de Medicina na minha licenciatura, Medicina Legal (leccionada por professores da FMUC). Alguém sabe se isto interessará, nem que seja só ao nível das entrevistas?

4- A média do secundário ainda é tida em conta? Mais uma vez, nenhum dos regulamentos fala disto e nem tocaram no assunto na resposta ao meu e-mail.

Desculpem o texto enorme! Se alguém me conseguisse ajudar minimamente agradecia imenso! 😊

accpg

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2019
Caríssimos bom dia.

Alguém daqui vai hoje às entrevistas da FMUC? O aviso afirma que é na subunidade 3 mas não diz qual é a sala. Eu sou a primeira amanhã e antes das 8.30h pode ainda não estar ninguém.

Se pudessem por aqui onde serão realizadas agradecia 😊

Boa sorte a todos!

RicardoJRF

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2016
Caríssimos bom dia.

Alguém daqui vai hoje às entrevistas da FMUC? O aviso afirma que é na subunidade 3 mas não diz qual é a sala. Eu sou a primeira amanhã e antes das 8.30h pode ainda não estar ninguém.

Se pudessem por aqui onde serão realizadas agradecia 😊

Boa sorte a todos!
Olá,
Não vou este ano mas no ano passado havia um pequeno hall que funcionava tipo "sala de espera", e ia alguém lá chamar o próximo candidato sempre por isso este ano deve manter-se.
Boa sorte!

123pl

Membro Caloiro
Matrícula
3 Novembro 2018
Boa tarde! 😊
Há aqui alguém que já tenha concorrido ao curso de Medicina na FMUL ou na Nova (através do concurso especial para licenciados) que me saiba responder a algumas perguntas? Li ambos os regulamentos e enviei e-mail para a FMUL, mas fiquei na mesma (o e-mail parecia uma resposta automática, quase não me responderam às perguntas).
Estou a pensar concorrer no próximo ano, pelo que ainda falta imenso tempo, mas gostava de ter uma noção de como funciona o concurso e se vale a pena tentar ou não.

1- Vou estar licenciada em Direito, por isso gostava de saber se é necessário que o candidato esteja licenciado numa área de ciências. Pergunto isto aqui porque isto não está discriminado em nenhum dos regulamentos, e na resposta que obtive da FMUL, nem sequer me responderam a esta pergunta.

2- Quanto à formação nas áreas de Biologia e Geologia, Matemática e Físico-Química: frequentei o curso de Humanidades no secundário, pelo que só tive estas disciplinas até ao nono ano. A minha ideia era fazer os respetivos exames nacionais para o ano (daí estar já a fazer estas questões todas!), mas não compreendi se estes eram contabilizados no concurso para licenciados.
No regulamento da FMUL, um dos critérios de bonificação é "Formação científica ao nível do ensino secundário nas áreas de Biologia, Química e Matemática.", mas nada fala acerca de exames nacionais. Ou seja, só interessa ter feito ciências no secundário? Alguém sabe se eles também têm em conta os exames nacionais?
Já na Nova, só falam em exames nacionais, mas o regulamento diz o seguinte: "Provas de Ingresso ou Exames Nacionais = somatório das classificações, de 2 provas até às centésimas, convertidas na escala de 0 a 20, até às centésimas. Caso o candidato possua 3 PI ou EN nestas áreas, serão consideradas as 2 melhores classificações.". Ou seja, neste caso não seria necessário fazer os 3 exames nacionais, bastando fazer 2?

3- Tive uma cadeira de Medicina na minha licenciatura, Medicina Legal (leccionada por professores da FMUC). Alguém sabe se isto interessará, nem que seja só ao nível das entrevistas?

4- A média do secundário ainda é tida em conta? Mais uma vez, nenhum dos regulamentos fala disto e nem tocaram no assunto na resposta ao meu e-mail.

Desculpem o texto enorme! Se alguém me conseguisse ajudar minimamente agradecia imenso! 😊
1- Não precisas de ter licenciatura na área de ciências, podes te candidatar com o teu curso de Direito.
2-Sim só contam os exames nacionais, no teu caso, ainda não vão contar para o ano, pois as candidaturas costumam ser Fevereiro/Março, e nessa altura ainda não os fizeste (na FMUL só conta se fizeste, na Nova contam as notas).
3-Não sei, mas do que me lembro do regulamento talvez só em entrevista (acho que na 1ª fase só valorizavam se fosem x anos de experiência profissional na área da saúde).
4-Não.

Matrícula
2 Maio 2019
Alô pessoal,

Estou a pensar ir para a semana à FMUP perguntar pelo concurso. Mas queria saber se alguém foi nas últimas semanas.
Começo a ficar preocupada que eles lancem tudo em cima da hora

Cumprimentos
Bom estudo

inesfgv

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2016
Curso
Bioquímica
Instituição
Universidade do Porto
Alô pessoal,

Estou a pensar ir para a semana à FMUP perguntar pelo concurso. Mas queria saber se alguém foi nas últimas semanas.
Começo a ficar preocupada que eles lancem tudo em cima da hora

Cumprimentos
Bom estudo
Eu ia mandar email hoje ou amanhã a propósito disso.

AFC

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2016
As notas definitivas da UMinho já foram disponibilizadas? Pessoal que entrou na UMinho que se acuse p.f ☺

AnaMaga

Membro
Matrícula
14 Junho 2019
Alguém por aqui, que tenha entrado na uminho em anos anteriores, que possa dar algumas informações? Obrigada 😁

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
resultados UC

Já agora tenho uma questão. A UC é a unica que nunca preenche, parecendo propositadamente, os 15% das vagas (38vagas) para este concurso?
Acho que só preenchem mesmo as vagas quem tem mais de 10 na entrevista, ou seja, quem, infelizmente, tenha menos de 10, não passa e não preenche a vaga...

Acho que só preenchem mesmo as vagas quem tem mais de 10 na entrevista, ou seja, quem, infelizmente, tenha menos de 10, não passa e não preenche a vaga...
Ou seja, se forem apenas 5 pessoas a terem 10 ou mais na entrevista, só passam essas, penso eu

• Like
Reactions: fsba

Ana_indigo

Membro Veterano
Matrícula
12 Dezembro 2018
Para os concursos que pedem a média dos 3 exames nacionais (FMUC e NMS se não me engano):
- é possível fazer essa média com exames realizados em diferentes anos, por exemplo, FQ 2015, BG 2016 e Mat 2018?
- pode-se usar exames feitos na 2ºfase?

Última edição: