Acesso a Medicina para Licenciados

MarInês

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2019
Boa Tarde,
Há algum tempo recorri a esta plataforma para me esclarecer em relação ao Concurso Especial para Licenciados, contudo deparei-me recentemente com mais algumas dúvidas.

1- A questão dos créditos ainda me deixa com algumas dúvidas pois, segundo o regulamento de uma Faculdade de Medicina em especifico, apenas contam os ECTS realizados nas áreas cientificas de Medicina e Ciências da Saúde, não contam áreas como Biologia e Bioquímica nem Enfermagem, certo?

2-Tendo em conta que ainda me encontro numa fase de escolha da instituição onde irei realizar a minha licenciatura, que tipo de aspectos deverei ter mais atenção?

3- Para além disto, a situação dos exames. Caso não esteja em erro, os exames de Biologia e Geologia, Física-Química A e Matemática A, servem exatamente para comprovar a conclusão das disciplinas no Ensino Secundário mas a minha dúvida é: A nota dos três conta para a candidatura ao CEL ou apenas conta algumas delas? Estou mesmo à nora!!

Estas dúvidas têm-me deixado nervosa em relação ao CEL pois, eu queria ter pelo menos a certeza de que, nesta fase incial, estaria a tomar a decisão adequada quanto à escolha do curso, quanto ao facto de precisar de subir a minha nota dos Exames Nacionais, etc.

Obrigada pela atenção :)

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Olá a todos,

Liguei hoje para o centro académico da FMUP
Relativamente ao pré-requisito tem uma validade de 3 meses
Para quem se possa encontrar na minha situação que defendo a minha tese de mestrado no dia a seguir ao término das candidaturas, se sabem que vão tem o grau assim tão junto destas datas e poderá ser antes do exame, podemos submeter uma declaração de compromisso de honra em como vamos defender nos dias seguintes e em como nos comprometemos a entregar o comprovativo do grau assim que efetuado. No entanto não é garantido que seja tido em conta, ficará nas mãos da comissão de avaliação.
Não me souberam dizer se temos de ter os 3 exames na mesma superiores a 14, mas já enviei um e-mail a perguntar.
Para quem tiver esta dúvida a audiência prévia dos interessados serve para quem ache que a sua colocação possa não estar correta e pode pedir uma reavaliação do processo.
Boa sorte a todos, espero ter ajudado!
Não é obrigatória a apresentação das notas dos exames, por isso deduzo que não seja preciso ter notas superiores a 140 em cada exame. Mesmo assim vou enviar a ficha ENES além do diploma.
Lá vou ter de pedir a uma amiga médica para me preencher o PRÉ-REQUISITO. :(

• Like
Reactions: MarInês
Matrícula
2 Maio 2019
Não é obrigatória a apresentação das notas dos exames, por isso deduzo que não seja preciso ter notas superiores a 140 em cada exame. Mesmo assim vou enviar a ficha ENES além do diploma.
Lá vou ter de pedir a uma amiga médica para me preencher o PRÉ-REQUISITO. :(
Eu também vou enviar o certificado e a finja ENES

Atenção, esqueci-me de referir na mensagem anterior, para enviar as duas coisas é preciso digitalizar as duas no mesmo PDF porque o sistema só aceita um ficheiro.

Também vou ter de pedir novo, mas pronto...

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Eu também vou enviar o certificado e a finja ENES

Atenção, esqueci-me de referir na mensagem anterior, para enviar as duas coisas é preciso digitalizar as duas no mesmo PDF porque o sistema só aceita um ficheiro.

Também vou ter de pedir novo, mas pronto...
e para a média de secundário tem de se enviar o diploma então?

MarInês

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2019
Boa Tarde,
Há algum tempo recorri a esta plataforma para me esclarecer em relação ao Concurso Especial para Licenciados, contudo deparei-me recentemente com mais algumas dúvidas.

1- A questão dos créditos ainda me deixa com algumas dúvidas pois, segundo o regulamento de uma Faculdade de Medicina em especifico, apenas contam os ECTS realizados nas áreas cientificas de Medicina e Ciências da Saúde, não contam áreas como Biologia e Bioquímica, Saúde nem Enfermagem, certo?

2-Tendo em conta que ainda me encontro numa fase de escolha da instituição onde irei realizar a minha licenciatura, que tipo de aspectos deverei ter mais atenção?

3- Para além disto, a situação dos exames. Caso não esteja em erro, os exames de Biologia e Geologia, Física-Química A e Matemática A, servem exatamente para comprovar a conclusão das disciplinas no Ensino Secundário mas a minha dúvida é: A nota dos três conta para a candidatura ao CEL ou apenas conta algumas delas? Estou mesmo à nora!!

Estas dúvidas têm-me deixado nervosa em relação ao CEL pois, eu queria ter pelo menos a certeza de que, nesta fase incial, estaria a tomar a decisão adequada quanto à escolha do curso, quanto ao facto de precisar de subir a minha nota dos Exames Nacionais, etc.

Obrigada pela atenção :)

Sedcpm

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2019
O certificado de habilitações é aquele que diz o nome da área de secundário e tem lá a nossa média?
Porque a Ficha ENES na segunda página também tem a média final de secundário, por isso não entendo.

Fui lá ontem aos serviços académicos da FMUP perguntar a hora do exame, mas disseram-me que ainda não sabiam :/

Os exames têm de ter nota mínima de 14, não sei se alguém aqui estava com dúvidas, eu confirmei de qq das formas.

• Like
Reactions: Mstudent17

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
O certificado de habilitações é aquele que diz o nome da área de secundário e tem lá a nossa média?
Porque a Ficha ENES na segunda página também tem a média final de secundário, por isso não entendo.

Fui lá ontem aos serviços académicos da FMUP perguntar a hora do exame, mas disseram-me que ainda não sabiam :/

Os exames têm de ter nota mínima de 14, não sei se alguém aqui estava com dúvidas, eu confirmei de qq das formas.
penso que sim, é esse o documento, tem de ter na parte de trás as notas de todas as disciplinas discriminadas
não entendo como é que eles vão verificar a nota mínima dos exames se apenas querem o certificado de habilitações e não a ficha ENES.... 🧐 que confusão!

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
penso que sim, é esse o documento, tem de ter na parte de trás as notas de todas as disciplinas discriminadas
não entendo como é que eles vão verificar a nota mínima dos exames se apenas querem o certificado de habilitações e não a ficha ENES.... 🧐 que confusão!
É uma estupidez... porque no de habilitações não tive nota superior a 140... e agora tenho 170... vou apresentar os dois.
Mensagem fundida automaticamente:

Além de toda esta confusão... nem saber a hora do exame, sendo tão próximo, é mesmo gozar com a cara de uma pessoa (para quem trabalha, para quem ainda tinha ideia de fazer exame de biologia (que é à tarde)). Enfim! O que uma pessoa faz... pelo amor à camisola

• Like

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
É uma estupidez... porque no de habilitações não tive nota superior a 140... e agora tenho 170... vou apresentar os dois.
é mesmo.... para eles não existem oportunidades de melhorar.... mas eles pensam que este concurso serve para quê? se as pessoas recorrem a este concurso é porque não conseguiram entrar pelo normal....
apresenta os 2, e acho que todos deviam fazer o mesmo

Além de toda esta confusão... nem saber a hora do exame, sendo tão próximo, é mesmo gozar com a cara de uma pessoa (para quem trabalha, para quem ainda tinha ideia de fazer exame de biologia (que é à tarde)). Enfim! O que uma pessoa faz... pelo amor à camisola
Como já tinha dito, eles aproveitam-se do amor à camisola de todos os que querem entrar para ganhar um dinheirito para a faculdade... não é de estranhar que este curso seja o unico na universidade do Porto que cobra 100€ aos candidatos pelo concurso de licenciados, os restantes curso só cobram 55€ salvo erro

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
é mesmo.... para eles não existem oportunidades de melhorar.... mas eles pensam que este concurso serve para quê? se as pessoas recorrem a este concurso é porque não conseguiram entrar pelo normal....
apresenta os 2, e acho que todos deviam fazer o mesmo
A mim nao me interessa... eu vou segunda feira pedir a ficha ENES... e vou concorrer na mesma. Fiz o exame no meu 12, de Bio e consegui 143... de fq 170 e mat tb... espero que eles vejam isso. (Não é grande espingarda mas sempre cumpro os pre requisitos)

• Like

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
A mim nao me interessa... eu vou segunda feira pedir a ficha ENES... e vou concorrer na mesma. Fiz o exame no meu 12, de Bio e consegui 143... de fq 170 e mat tb... espero que eles vejam isso. (Não é grande espingarda mas sempre cumpro os pre requisitos)
Acho bem que concorras na mesma, acredita que não é qualquer um que não baixa os braços depois de tantas adversidades! Pensa assim: quando entrares no curso (porque é apenas uma questão de tempo!) já vais estar habituado aos obstáculos das cadeiras, e resistir muito melhor sem te passares!

Não estou muito por dentro do assunto, mas continuo a achar que se devia fazer uma carta de reclamação, tal como o @davis disse... 😕
eu acho que deviamos fazer uma cada um.... a quantidade de reclamações que iriam receber já iria ser um sinal de alerta

• Fabulous
Reactions: MARIANA-A