Acesso a Medicina para Licenciados

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Olá, malta! Relativamente à prova de conhecimentos da UM que agora é feita em computador, alguém sabe dizer se...

1) é fornecido papel para cálculos e rascunhos?
2) é possível avançar e retroceder nas questões livremente?
3) é possível deixar algumas questões temporariamente sem resposta para tentar resolver mais tarde?
4) é possível alterar uma resposta depois de já ter escolhido uma das 5 opções?

Agradeço a quem puder responder. ☺
Ola... 1) eles fornecem papel sim (apenas uma folha e podes usar a das instruções)
2)sim
3) sim é possivel... ficam com uma cor diferente
4)é mas tens de assinalar pra te lembrares que tiveste duvidas (fica verde logo que a faças)

Nao te esqueças, que desconta

• Love
Reactions: Lara1234

Lara1234

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2016
Ola... 1) eles fornecem papel sim (apenas uma folha e podes usar a das instruções)
2)sim
3) sim é possivel... ficam com uma cor diferente
4)é mas tens de assinalar pra te lembrares que tiveste duvidas (fica verde logo que a faças)

Nao te esqueças, que desconta
MUITO OBRIGADA, Jacinto!! Ajudaste imenso com a tua resposta. Bons estudos para ti. 🙂

• Like
Reactions: Jacinto Avila

teresa89

Membro
Matrícula
21 Setembro 2017
Help!!
Acabei o meu curso o ano passado e estive um ano a preparar-me para a UBI e exames nacionais, e falhei em ambos. Agora não sei o que fazer, candidatar-me a outro curso (em principio enfermagem) ou parar novamente um ano para tentar outra vez por estas duas vias.
Alguém que tenha estado nesta situação que me possa aconselhar pls? Ou mesmo opiniões. Obrigada :)
Ola Ana! Para comecar, enfermagem e muito diferente de medicina. Falo por experiencia propria. Ha colegas que queriam medicina e por nao terem notas para entrar escolheram enfermagem e, hoje em dia estao realizados com a escolha que fizeram.
Em relacao a empregabilidade, na area de enfermagem depende de zona para zona. Existem mais ofertas de emprego no sul do pais. Mas, no geral a maioria das ofertas sao precarias (recibos verdes). Os consursos que abrem para o SNS sao poucos e quando abrem e imenso pessoal a concorrer. Mas, tens sempre a possibilidade de emigrar. Enfermagem e uma profissao em que facilmente consegues emprego em varios paises.

Se e mesmo medicina que queres entao nao desistas. O concurso para licenciados da FMUP mudou de regulamento este ano: agora nao contam as notas dos exames nacionais. Podes sempre arranjar um part time, pois a experiencia profissional e sempre valorizada, enquanto te preparas para a prova.

• Love
Reactions: Ana_indigo

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
@Ana_indigo, não sei se ajuda no teu caso ou não, mas tenho uma amiga que acabou de entrar no Mestrado em Cuidados Paliativos da FML para enriquecer o currículo e posteriormente se candidatar a Medicina pelo concurso de licenciados. É uma boa alternativa. E existem outros mestrados, claro. Não desistas, por mais desgastante que seja emocionalmente, agora, vai valer mesmo muito a pena depois :) Todo este caminho difícil e a tua experiência de vida como pessoa e como estudante vão te dar imensos frutos no teu futuro percurso em Medicina.

• Love
Reactions: Ana_indigo

Ana_indigo

Membro Veterano
Matrícula
12 Dezembro 2018
@Ana_indigo, não sei se ajuda no teu caso ou não, mas tenho uma amiga que acabou de entrar no Mestrado em Cuidados Paliativos da FML para enriquecer o currículo e posteriormente se candidatar a Medicina pelo concurso de licenciados. É uma boa alternativa. E existem outros mestrados, claro. Não desistas, por mais desgastante que seja emocionalmente, agora, vai valer mesmo muito a pena depois :) Todo este caminho difícil e a tua experiência de vida como pessoa e como estudante vão te dar imensos frutos no teu futuro percurso em Medicina.
Muito obrigada Teresa e Sofia. Sofia, eu antes de fazer esta pausa durante um ano tinha até entrado num dos mestrados da tua faculdade, mas como tinha que pagar logo 600 euros de primeira propina tive que desistir por pena minha. Irei tentar para o ano entrar em medicina e espero um dia puder vir a ser vossa colega. Alegra-me pensar que o pessoal daqui que se forma em medicina são umas excelentes pessoas que têm um respeito enorme pelo s outros e que ajdam no que for preciso, nem que seja com palavras de motivação.
Muito obrigada a todos :D

• Love
Reactions: Sofia C.

GonçalvesT

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2019
São um bocadinho chatas porque muito daquilo pouco tem a ver com medicina ... eu candidatei-me dois anos seguidos e só este ano consegui entrar. Fazem muitas perguntas de cultura geral, e depois sobre a tua motivação para frequentar o curso. Sinceramente acho que o mais importante é mostrares que o que eles te dizem não te afeta é que estás mesmo convicto de que isto é aquilo que realmente queres!
Obrigada! E parabéns pela tua conquista! Eu estou a pensar concorrer para o ano, depois de fazer algumas melhorias, visto que só valorizam as médias e depois a entrevista. Podes dar alguns exemplos concretos de perguntas só para ter uma noção? Obrigada:)