Acesso a Medicina para Licenciados

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Isto é pior que uma novela mexicana rasca, com dobragem distorcida e com genérico da Maria Leal (sem querer ferir susceptibilidades)
Estou seriamente a pensar escrever um artigo no Uniarea sobre a situação, dado que a instituição não parece muito interessada em corrigir o que tem feito. O documento podia ajudar.

Btw, o artigo já está nos rascunhos com o título: "O estranho caso do concurso especial de acesso a Medicina para Licenciados da FMUP", falta fazer o apanhado das inconsistências do concurso desde o início. Se alguém tiver reclamações que tenha feito a apontar todas as falhar, e me puder enviar por mensagem privada, agradecia. Nenhuma será usada de qualquer forma, nem qualquer nome referido, nem publicada, no artigo. Seria só para ter o levantamento de todas as inconsistências que vocês identificaram.

EDIT:
Aqui está a pérola
Obrigado!

caveolina-Dii

Membro
Matrícula
22 Novembro 2018
O que eu penso é que a minha não foi referida porque só falava da parte das 34 perguntas e eles "esclareceram" (usando o termo assim num contexto mais amplo) essa questão antes...
A minha também referia isso, mais perguntas em concreto que eles tinham anulado e eu tinha respondido corretamente e indiquei as perguntas que possuiam o mesmo grau de dificuldade ou maior que não foram anuladas... de certo modo eles esclarecem estupidamente isso... de qualquer forma deveriam indicar na mesma os nossos nomes lá uma vez que enviamos a carta, lá está mais um parágrafo para acrescentar na carta de reclamação 😅

Matrícula
26 Dezembro 2018
Estou seriamente a pensar escrever um artigo no Uniarea sobre a situação, dado que a instituição não parece muito interessada em corrigir o que tem feito. O documento podia ajudar.

Btw, o artigo já está nos rascunhos com o título: "O estranho caso do concurso especial de acesso a Medicina para Licenciados da FMUP", falta fazer o apanhado das inconsistências do concurso desde o início. Se alguém tiver reclamações que tenha feito a apontar todas as falhar, e me puder enviar por mensagem privada, agradecia. Nenhuma será usada de qualquer forma, nem qualquer nome referido, nem publicada, no artigo. Seria só para ter o levantamento de todas as inconsistências que vocês identificaram.

EDIT:

Obrigado!
No documento acho que refere deles refere no geral todas as reclamações, acho que só houve mais uma que foi o tempo de estudo e a quantidade de matéria que saiu na prova, de resto é aquela história dos emails e das perguntas anuladas.
Mensagem fundida automaticamente:

A minha também referia isso, mais perguntas em concreto que eles tinham anulado e eu tinha respondido corretamente e indiquei as perguntas que possuiam o mesmo grau de dificuldade ou maior que não foram anuladas... de certo modo eles esclarecem estupidamente isso... de qualquer forma deveriam indicar na mesma os nossos nomes lá uma vez que enviamos a carta, lá está mais um parágrafo para acrescentar na carta de reclamação 😅
Mas estive a falar com a minha mãe e ela disse que tinham que nos responder na mesma, por isso sim, mais um parágrafo para a carta de reclamação. Provavelmente isto só se irá resolver se formos para tribunal, mas se formos, não faltam razões para impugnar o concurso...

Também falei com ela sobre enviar email ou carta para o reitor da UP e ela diz que devíamos fazer uma carta conjunta, que não temos nada a perder...

Matrícula
31 Julho 2019
No documento acho que refere deles refere no geral todas as reclamações, acho que só houve mais uma que foi o tempo de estudo e a quantidade de matéria que saiu na prova, de resto é aquela história dos emails e das perguntas anuladas.

Mas estive a falar com a minha mãe e ela disse que tinham que nos responder na mesma, por isso sim, mais um parágrafo para a carta de reclamação. Provavelmente isto só se irá resolver se formos para tribunal, mas se formos, não faltam razões para impugnar o concurso...

Também falei com ela sobre enviar email ou carta para o reitor da UP e ela diz que devíamos fazer uma carta conjunta, que não temos nada a perder...
E solicitarmos uma audiência com o reitor?
Dúvido que ele saiba o que se passa por aqui e que o nome da instituição esteja tão manchado á conta disto.

• Like
Reactions: Sedcpm and davis

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Então lá no relatório na altura das consultas, dizia grau de dificuldade?
Yah foi isso. Se eles tivessem feito 34 perguntas ininteligível/cientificamente incorretas, bem que po
O que a matriz inicial dizia, era precisamente isso: anulação das perguntas por erro científico ou pela ininteligência das mesmas.
Eu sou da opinião que foi um erro crasso da FMUP a anulação das 34 questões! Ou assumem que elas são ininteligíveis ou cientificamente erradas (que eram as razões da sua anulação) e passam a si mesmos um atestado de incompetência e de falta de nexo de 1/3 da Prova de Conhecimentos, ou assumem a verdadeira razão da anulação das questões!
É que para um juri isento e fora da FMUP é muito fácil provar se uma questão é cientificamente errada ou ininteligivel.
A anulação das questões pode ter servido de interesse para alguém, mas foi um tiro nos pés para a Faculdade.
E continuo a achar que caso não mudem nada, deveríamos levar o caso á Reitoria da UP.
Ora nem mais! Pode na

Barbara... deviamos criar um grupo no whats pra ser mais facil juntarmos forças e não desistir facilmente. Eles nem a carta de reclamação expuseram (aquela que enviei). Que pouca vergonha!

Matrícula
26 Dezembro 2018
E solicitarmos uma audiência com o reitor?
Dúvido que ele saiba o que se passa por aqui e que o nome da instituição esteja tão manchado á conta disto.
Eu penso que ele deve ter conhecimento ou se não tinha, com esta ata enviada por email deve ter ficado a saber. Na minha opinião por escrito não será pior, porque fica "gravado", enquanto que quando é falado acabam sempre por se "perder" algumas coisas no caminho.

Pois, Jacinto Avila , a minha também não foi referida. Acho que sim, um grupo de whatsapp não seria pior, para não estarmos a encher o forum com isto. Quem quiser participar pode enviar por mensagem privada o contacto e fazemos um grupo para ver como prosseguir...

Matrícula
26 Dezembro 2018
Naquilo que eu puder ajudar, cá estou!!
Não podemos parar por aqui, especialmente quando a razão está do nosso lado e insistem em atirar areia para os olhos das pessoas!
Estive na net a ver e em Setembro de 2018, cientistas da universidade do porto fizeram uma carta aberta ao reitor que foi publicada na imprensa...
Podíamos fazer uma coisa do género, precisávamos era de conseguir bastante gente, ou pelo menos os cerca de 34, dos 50, que não entraram, para assinarem a carta, caso concordem com ela.

• Like
Reactions: davis
Matrícula
31 Julho 2019
Estive na net a ver e em Setembro de 2018, cientistas da universidade do porto fizeram uma carta aberta ao reitor que foi publicada na imprensa...
Podíamos fazer uma coisa do género, precisávamos era de conseguir bastante gente, ou pelo menos os cerca de 34, dos 50, que não entraram, para assinarem a carta, caso concordem com ela.

Eu concordo contigo, mas a questão é como fazer esta informação chegar a toda a gente que fez a prova?
Só uma parte está aqui no fórum 🧐

Matrícula
26 Dezembro 2018
Eu concordo contigo, mas a questão é como fazer esta informação chegar a toda a gente que fez a prova?
Só uma parte está aqui no fórum 🧐
E também redigir a carta de forma correta, eu estou a tentar começar a redação, mas não vai estar a 100%.
Quanto aos candidatos, ainda tentamos procurar no facebook, mas é complicado porque lá só há 2 nomes e há muita gente com nome igual. Penso também que quem quiser assinar a carta, mesmo sem concorrer, pode.

Matrícula
31 Julho 2019
E também redigir a carta de forma correta, eu estou a tentar começar a redação, mas não vai estar a 100%.
Quanto aos candidatos, ainda tentamos procurar no facebook, mas é complicado porque lá só há 2 nomes e há muita gente com nome igual. Penso também que quem quiser assinar a carta, mesmo sem concorrer, pode.
Na minha opinião, acho que os mais "prejudicados" no meio disto tudo, foram todos os que fizeram exame e foram considerados excluídos por não ter atingido o tal 14 que ninguém conseguiu. Mas de um modo geral, toda a gente que concorreu tem razões para reclamar.

Matrícula
26 Dezembro 2018
Na minha opinião, acho que os mais "prejudicados" no meio disto tudo, foram todos os que fizeram exame e foram considerados excluídos por não ter atingido o tal 14 que ninguém conseguiu. Mas de um modo geral, toda a gente que concorreu tem razões para reclamar.
Sim, eu acho que é por aí que devemos pegar, mas sim, acho que qualquer pessoa que se sinta indignada com a situação pode assinar. mas precisavamos mesmo era dos candidatos que fizeram o exame e foram excluidos....

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Foi o que eu tinha sugerido fazer logo no início e garantia a publicação no Uniarea. Se preferirem isso, ao artigo que estava a pensar fazer, acho que teria mais impacto, já que seria feito pelos visados.

Matrícula
26 Dezembro 2018
Foi o que eu tinha sugerido fazer logo no início e garantia a publicação no Uniarea. Se preferirem isso, ao artigo que estava a pensar fazer, acho que teria mais impacto, já que seria feito pelos visados.
Eu também acho que teria mais impacto uma carta aberta, estamos só agora a tentar contactar o maior número de pessoas possível, mas não está fácil

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Eu posso assinar! Não cheguei a concorrer devido aos requisitos da prova que para mim seriam inatingiveis 😒

alexandragdias

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2019
Tenho uma proposta para a carta aberta, que está aqui em anexo. Podem analisar e ver se concordam ou não. Quem quiser "assinar" pode dar o nome completo para colocar na carta. Penso que devia ser entregue em mão e por email para a reitoria.
concordo com tudo o que está escrito!
O grupo no WhatsApp já foi criado? Talvez por lá seja mais fácil perceber quantas pessoas concordam com a carta e quem quer dar o nome ..