Acesso a Medicina para Licenciados

Matrícula
2 Maio 2019
Alô a todos, tenho uma dúvida em relação ao concurso do minho. Na matriz eles dizem que são conhecimentos sobre matemática, biologia e geologia e física e química dos anos 10, 11 e 12. Em relação à física é química e à biologia é geologia, sabem se tem saído matéria de 12 ou só até ao 11?

MarquesTania

Membro
Matrícula
12 Setembro 2019
Olá..não sei o que tem saído mas penso que pode sair biologia, fisica e quimica do 10 e 11 e biologia, quimica e matematica do 12..porque corresponde mais ou menos aos exames que fazes..

Matrícula
2 Maio 2019
Olá..não sei o que tem saído mas penso que pode sair biologia, fisica e quimica do 10 e 11 e biologia, quimica e matematica do 12..porque corresponde mais ou menos aos exames que fazes..
Obrigada :)
Se mais alguém souber mais especificamente agradeço, mas acho que por agora me vou focar mais nessas.
Além disso, queria saber se o ensino lá é como referem no site, mais prático... Além disso no site referem que o ensino é por módulos, ou seja só temos uma cadeira de cada vez, é mesmo assim?
Obrigada

Matrícula
10 Outubro 2017
Boas gente,

Alguém me sabe dizer se os candidatos que entraram supostamente este ano na universidade do Minho no concurso, já iniciaram as aulas de medicina?

obrigado :)
Sim, já :) data de início foi a 9 de Setembro
Mensagem fundida automaticamente:

Alô a todos, tenho uma dúvida em relação ao concurso do minho. Na matriz eles dizem que são conhecimentos sobre matemática, biologia e geologia e física e química dos anos 10, 11 e 12. Em relação à física é química e à biologia é geologia, sabem se tem saído matéria de 12 ou só até ao 11?
Não sai geologia!
Normalmente costuma sair sempre biologia 12º ano :)

• Like
Reactions: Patrícia Pupo

Sara Polainas

Membro
Matrícula
21 Julho 2019
Pessoal, quem estiver a contactar com a FMUP por favor vá deixando aqui a informação que vos é passada porque eles dão informação diferente consoante as pessoas.

A informação que eu obtive agora é que "a decisão vai num bom caminho" e que "estão à espera que as instâncias superiores validem a decisão e que depois dêem autorização para comunicarem-nos a resposta final" e que isto "pode ser ainda esta semana ou na próxima".

Pelo que me pareceu já têm uma possível resposta pensada para nós mas que ainda não foi considerada definitiva e isto ainda pode demorar algum tempo.

Se alguém tiver mais informação ou informação diferente por favor partilhe aqui!

RC13

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2019
Boa tarde! Gostaria que me esclarecessem uma questão:
eu pretendo candidatar-me ao concurso de medicina para licenciados. no entanto, gostaria de saber se a duração deste curso é de 6 anos, ou se é de 4 anos, como na universidade do algarve

Obrigada desde ja :)

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
Boa tarde! Gostaria que me esclarecessem uma questão:
eu pretendo candidatar-me ao concurso de medicina para licenciados. no entanto, gostaria de saber se a duração deste curso é de 6 anos, ou se é de 4 anos, como na universidade do algarve

Obrigada desde ja :)
Só o concurso do Minho e do Algarve permitem fazer o curso em 4 anos. Todos os outros são de 6 anos, que podem tornar-se menos consoante possíveis equivalências que peças 😉

RC13

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2019
Só o concurso do Minho e do Algarve permitem fazer o curso em 4 anos. Todos os outros são de 6 anos, que podem tornar-se menos consoante possíveis equivalências que peças 😉
Muito obrigada! :)
Aproveito então para perguntar, caso me saibam responder, quais as cadeiras que poderão ter equivalência?
eu tenho o curso de enfermagem, será possível ter equivalência a alguma cadeira?

ZenaoDCítio

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Aproveito então para perguntar, caso me saibam responder, quais as cadeiras que poderão ter equivalência?
eu tenho o curso de enfermagem, será possível ter equivalência a alguma cadeira?
Sinceramente, não me parece que com enfermagem haja equivalência...

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Talvez a alguma cadeira do 1.º ou 2.º ano, tipo bioquímica, genética, bioestatistica ou biologia molecular da célula, mas tudo passa por comparar os ECTS e os conteúdos programáticos entre cadeiras. Têm que ser muito semelhantes ou iguais e isto varia muito entre cursos e também depende da faculdade de Medicina que escolheres.

JoséF

Membro
Matrícula
8 Julho 2016
É quase certo que tens alguma equivalência. Nem que seja ao SBV... xD

MaggieM

Membro
Matrícula
30 Agosto 2019
Pessoal, quem estiver a contactar com a FMUP por favor vá deixando aqui a informação que vos é passada porque eles dão informação diferente consoante as pessoas.

A informação que eu obtive agora é que "a decisão vai num bom caminho" e que "estão à espera que as instâncias superiores validem a decisão e que depois dêem autorização para comunicarem-nos a resposta final" e que isto "pode ser ainda esta semana ou na próxima".

Pelo que me pareceu já têm uma possível resposta pensada para nós mas que ainda não foi considerada definitiva e isto ainda pode demorar algum tempo.

Se alguém tiver mais informação ou informação diferente por favor partilhe aqui!
Enviaram á pouco a nova lista de colocação.

• Like
Reactions: SóniaCruz

MaggieM

Membro
Matrícula
30 Agosto 2019
E então como resolveram a questao? Entraram mais pessoas? Mudaram formulas?
Usaram a fórmula de cálculo que já tinha sido estipulada, mas eliminaram o critério de nota mínima.
As pessoas foram avaliadas em função dessa formula, aplicada de forma igual a todos que fizeram a prova de conhecimentos. Ficaram preenchidas todas as vagas.

SóniaCruz

Membro Veterano
Matrícula
20 Fevereiro 2017
Usaram a fórmula de cálculo que já tinha sido estipulada, mas eliminaram o critério de nota mínima.
As pessoas foram avaliadas em função dessa formula, aplicada de forma igual a todos que fizeram a prova de conhecimentos. Ficaram preenchidas todas as vagas.
Então é uma boa noticia, para quase todos, certo? Parabéns a quem entrou, se calhar ainda vão a tempo de começar as aulas já este ano!

Sara Polainas

Membro
Matrícula
21 Julho 2019
Parabéns a todos os que entraram!!! Muita força e coragem para os que não conseguiram, de certeza que para o ano conseguem!!

Agora temos que esperar 2 semanas até podermos nos ir inscrever certo? Só depois começamos as aulas. Já com um mês de atraso enfim, mas estou demasiado feliz para me queixar.

MaggieM

Membro
Matrícula
30 Agosto 2019
Parabéns a todos os que entraram!!! Muita força e coragem para os que não conseguiram, de certeza que para o ano conseguem!!

Agora temos que esperar 2 semanas até podermos nos ir inscrever certo? Só depois começamos as aulas. Já com um mês de atraso enfim, mas estou demasiado feliz para me queixar.
Pois, quanto á matrícula não sei como se processa. Deram-me essa informação das 2 semanas na FMUP?
E parabéns claro 😊

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Acesso a Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 2
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 11
Sofia122 Possibilidades de acesso a Medicina e equivalências com Enfermagem Saúde 1
C Acesso medicina auto proposto Concurso Nacional e Locais - Público 10
M UBI Medicina UBI - Provas Concurso especial de acesso Universidade da Beira Interior 109
Carolina Bandeira Acesso de Brasileiro a Cursos de Medicina em Portugal Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 12
Catarina476 Acesso a curso medicina com curso de ciências socioeconómicas Concurso Nacional e Locais - Público 2
tiagostudent FMDUL Acesso ao mestrado em medicina dentária. Universidade de Lisboa 0
D Acesso a Medicina 2016 Concurso Nacional e Locais - Público 1008
M Acesso a Medicina 2015 Concurso Nacional e Locais - Público 569
C Média de Acesso ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
J Calculo de média para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
NNUG Questões sobre Média, Notas de Candidatura e Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
R Ensino recorrente matemática / Acesso ao ensino superior Ensino Secundário 3
M Nota educação física conta para média de acesso ao ensino superior? Ensino Secundário 6
D Média do secundário para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Elsa Ferreira Duvida sobre o acesso ao ensino superior COVID-19 Concurso Nacional e Locais - Público 1
H Cálculo da média de acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
dinisdeoliveirafer Estatísticas do Concurso Nacional de Acesso 2019 Procura em 1.ª Opção Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Acesso ao ensino superior como aluno externo Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Medias de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 8
J ensino recorrente duvida acesso ao superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
cersux Dúvida sobre o acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 10
M Acesso a licenciatura Candidatos 2020/2021 2
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Acesso local ou maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Atribuição da senha de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Acesso à AM no ano letivo 2020/2021 Academia Militar 1
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
C Universidades privadas influenciam o acesso ao mundo do trabalho? Ensino Superior 5
C Dúvidas sobre acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Alguém tem acesso a exercícios Iave Filosofia em pdf? Obrigada Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
M Ensino Recorrente/Acesso ao Ensino Superior Ensino Secundário 1
L Covid-19: Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 43
A Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 17
J Previsão médias acesso 2020/2021 Candidatos 2020/2021 91
F Acesso ao ensino superior com exame 2018 Concurso Nacional e Locais - Público 11
M Farmácia e Fisiologia Clínica dão acesso a que mestrados? Saúde 1
R Acesso ao ensino superior de alunos de anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 97
M Acesso ao Ensino Superior 3 anos após Ensino Secundário Ensino Superior 0
Ângela0104 Onde é que se vê a nota de acesso ao ensino superior privado? Concursos Institucionais – Privado 6
R Concorrer a um curso em que o acesso tem 2 provas de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 1
André vvvvvv Posso ter acesso à academia sendo de humanidades? Academia Militar 1
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 17
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso Nacional de acesso e pagamento das propinas Concurso Nacional e Locais - Público 10
1 Cálculo de média de acesso à Faculdade (Aluno externo) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
N Dúvidas sobre opcionais no 12º e acesso ao superior Ensino Secundário 3