Acesso a Medicina para Licenciados

SF198

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2020
Ninguém sabe nada ainda... e devem avisar com pouco tempo de antecedência. Provavelmente deverão colocar algumas clausulas para evitar que aconteça o mesmo do ano passado
Pois, o mais seguro seria mesmo estudar para uma possível prova de conhecimentos... Caso seja por exames nacionais, aqueles que já temos dão ou têm de ser atuais? Eu sei que no ICBAS podem ser os que fizemos antes, não temos de fazer novos, mas da FMUP não sei e gostava de estar preparada caso voltem à fórmula antiga sem prova de conhecimento

UmSujeitoQualquer

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2020
Olá a todos,
Gostaria de saber se alguém tem sugestões de sites/livros ou mesmo ceder documentos que permitam fazer uma boa preparação para os testes de aptidões cognitivas da UBI (tipo UKCAT)?
Obrigado desde já pela atenção.

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Pessoal que concorreu à Ualg... ainda não saiu nada das listas definitivas e respetiva data limite de pagamento do emolumento?
😉

ribeiro12

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2020
Bom dia a todos e bom natal. Há dois anos entrei pelo concurso de licenciados em medicina na ubi. Tenho alguns livros que adquiri na altura para me preparar .. E estou a pensar vender. Se alguém estiver interessado.. 😌😉
Boa sorte a todos!
ainda tem disponivel os livros ?
Mensagem fundida automaticamente:

podias me enviar a mim também pff?

Última edição:

sarofeski

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2020
Ola! Não sei se já colocara esta questão: na candidatura a medicina pelo concurso especial para licenciados da universidade de lisboa, aparece como condição a licenciatura em Ciências da Saúde. É neste curso específico ou é uma licenciatura nesta área? Enfermagem faz parte?

Beijinhos!

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Ola! Não sei se já colocara esta questão: na candidatura a medicina pelo concurso especial para licenciados da universidade de lisboa, aparece como condição a licenciatura em Ciências da Saúde. É neste curso específico ou é uma licenciatura nesta área? Enfermagem faz parte?

Beijinhos!
Olá! No regulamento diz, nas condições de candidatura: "Ser titular de uma licenciatura ou mestrado integrado nacional, com exceção dos candidatos que já sejam titulares do 1.o ciclo do Mestrado Integrado em Medicina(...)". Não especificam qual a área de licenciatura. Teres a licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa dá uns pontos extra (se tiveres entrado nesse curso com média igual ou superior a 16 pelo concurso nacional de acesso), porque é um curso ligado, de certa forma, à FML. É um extra, não é uma condição obrigatória.
Atualmente tenho colegas que concorreram por este concurso e vêm das mais variadas áreas e profissões, a maioria talvez de enfermagem. Já vi por aqui um testemunho de uma pessoa da área de gestão que entrou em várias faculdades pelo concurso de licenciados, uma delas era a FML.

Nnq

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2019
Olá! No regulamento diz, nas condições de candidatura: "Ser titular de uma licenciatura ou mestrado integrado nacional, com exceção dos candidatos que já sejam titulares do 1.o ciclo do Mestrado Integrado em Medicina(...)". Não especificam qual a área de licenciatura. Teres a licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa dá uns pontos extra (se tiveres entrado nesse curso com média igual ou superior a 16 pelo concurso nacional de acesso), porque é um curso ligado, de certa forma, à FML. É um extra, não é uma condição obrigatória.
Atualmente tenho colegas que concorreram por este concurso e vêm das mais variadas áreas e profissões, a maioria talvez de enfermagem. Já vi por aqui um testemunho de uma pessoa da área de gestão que entrou em várias faculdades pelo concurso de licenciados, uma delas era a FML.
Olá! Apesar de dizer no regulamento que o candidato apenas tem que ser detentor de uma licenciatura ou mestrado integrado nacional, SOMENTE aqueles que tiverem completado unidades curriculares (UC) de um curso de medicina (em Portugal ou em país da UE) OU de um curso de licenciatura em Ciências da Saúde é que receberão pontos no parâmetro da creditação. Por isso, um candidato que tenha completado um curso de enfermagem poderá candidatar-se ao Concurso, mas não receberá pontos no parâmetro da creditação, visto que as UC's completadas não são do curso de medicina ou do curso de licenciatura em Ciências da Saúde e, por conseguinte, muito provavelmente não passará para a fase de entrevistas.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá! Apesar de dizer no regulamento que o candidato apenas tem que ser detentor de uma licenciatura ou mestrado integrado nacional, SOMENTE aqueles que tiverem completado unidades curriculares (UC) de um curso de medicina (em Portugal ou em país da UE) OU de um curso de licenciatura em Ciências da Saúde é que receberão pontos no parâmetro da creditação.
Olá! Correto, eu queria era deixar claro as diferenças entre aquilo que é eliminatório, e impede as pessoas de concorrerem, daquilo que é extra. Se tiveres esses pontos, ótimo, se não, pode não ser tão favorável, claro.
Por isso, um candidato que tenha completado um curso de enfermagem poderá candidatar-se ao Concurso, mas não receberá pontos no parâmetro da creditação, visto que as UC's completadas não são do curso de medicina ou do curso de licenciatura em Ciências da Saúde e, por conseguinte, muito provavelmente não passará para a fase de entrevistas.
É relativo, porque não podes prever que tipo de candidatos vão concorrer a medicina. Se todos pensarem assim, concorrem meia dúzia dos finalistas de Ciências da Saúde e as restantes vagas não ficam preenchidas. Claro que ter esses pontos de CS é quase confirmação que passas para a fase de entrevistas, mas eles não vão ocupar as vagas todas nesses moldes.
Este é o último ano de Ciências da Saúde, porque o curso fechou em 2018. Nem todos querem seguir medicina depois de terminarem a licenciatura. E dos que querem, nem todos querem ir para a FML.
Dos colegas que tenho atualmente em Medicina, que entraram por este concurso, grande parte são enfermeiros, por isso, conseguiram entrar mesmo sem esses pontos extra. Também conheço colegas vindos de outras áreas como biologia, bioquímica e medicina legal. Nenhum deles teve esses pontos e todos entraram em 2018.

SF198

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2020
Olá :) isto vai soar muito ridiculo mas tenho uma questão. Imaginem que até entro numa faculdade pela candidatura para licenciados mas por algum motivo (por exemplo preferir alguma mais perto ou assim) posso tentar candidatar-me a outra que tenha o processo de candidaturas mais perto sem prejuízo da primeira (ou seja, se não entrar na segunda mantenho a inscrição na primeira)? Ou candidatando-me a uma segunda cancela-se automaticamente a inscrição na primeira? Ou até a segunda faculdade nem sequer permite que eu me candidate? Obrigada!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá :) isto vai soar muito ridiculo mas tenho uma questão. Imaginem que até entro numa faculdade pela candidatura para licenciados mas por algum motivo (por exemplo preferir alguma mais perto ou assim) posso tentar candidatar-me a outra que tenha o processo de candidaturas mais perto sem prejuízo da primeira (ou seja, se não entrar na segunda mantenho a inscrição na primeira)? Ou candidatando-me a uma segunda cancela-se automaticamente a inscrição na primeira? Ou até a segunda faculdade nem sequer permite que eu me candidate? Obrigada!
Podes candidatar-te a quantas faculdades quiseres, são coisas independentes. :)

SF198

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2020
Podes candidatar-te a quantas faculdades quiseres, são coisas independentes. :)
Ai é? Eu pergunto isto porque supostamente este concurso não é para pessoas que já estejam em medicina e eu entrando na primeira faculdade em teoria iria ser estudante de medicina e então não sei se me poderia candidatar à segunda faculdade uns meses depois 😆 e tenho medo de o fazer e depois prejudicar o processo na primeira.... (Ou seja, a minha dúvida não era tanto se me podia candidatar a várias mas se me podia candidatar a outras já depois de inscrita numa delas. Isto tudo no mesmo ano letivo, claro).
Mas obrigada então!

Última edição: