Acesso a Medicina para Licenciados

MarquesTania

Membro
Matrícula
12 Setembro 2019
Ai é? Eu pergunto isto porque supostamente este concurso não é para pessoas que já estejam em medicina e eu entrando na primeira faculdade em teoria iria ser estudante de medicina e então não sei se me poderia candidatar à segunda faculdade uns meses depois 😆 e tenho medo de o fazer e depois prejudicar o processo na primeira.... (Ou seja, a minha dúvida não era tanto se me podia candidatar a várias mas se me podia candidatar a outras já depois de inscrita numa delas. Isto tudo no mesmo ano letivo, claro).
Mas obrigada então!
Tb acho que podes pq algumas faculdades até dão pontos a quem já tem cadeiras feitas noutras faculdades de medicina..e é nesse sentido..pq não podes pedir transferência

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ai é? Eu pergunto isto porque supostamente este concurso não é para pessoas que já estejam em medicina e eu entrando na primeira faculdade em teoria iria ser estudante de medicina e então não sei se me poderia candidatar à segunda faculdade uns meses depois 😆 e tenho medo de o fazer e depois prejudicar o processo na primeira.... (Ou seja, a minha dúvida não era tanto se me podia candidatar a várias mas se me podia candidatar a outras já depois de inscrita numa delas. Isto tudo no mesmo ano letivo, claro).
Mas obrigada então!
A candidatura num ano seguinte, independentemente do concurso em causa, não influencia uma matrícula em vigor, dado que desde 2008 que o aluno pode frequentar 2 cursos ao mesmo tempo. Mesmo que seja medicina em 2 faculdades diferentes.

Tb acho que podes pq algumas faculdades até dão pontos a quem já tem cadeiras feitas noutras faculdades de medicina..e é nesse sentido..pq não podes pedir transferência*
*Excepto na UBI.

SF198

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2020
A candidatura num ano seguinte, independentemente do concurso em causa, não influencia uma matrícula em vigor, dado que desde 2008 que o aluno pode frequentar 2 cursos ao mesmo tempo. Mesmo que seja medicina em 2 faculdades diferentes.

*Excepto na UBI.
Sim já percebi :) mas aqui a questão era no mesmo ano letivo. Mas já percebi que posso candidatar-me e se entrar e me inscrever posso na mesma candidatar-me a outras sem prejuízo da primeira. Obrigada a todos!

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Sim já percebi :) mas aqui a questão era no mesmo ano letivo. Mas já percebi que posso candidatar-me e se entrar e me inscrever posso na mesma candidatar-me a outras sem prejuízo da primeira. Obrigada a todos!
Acho que não estavas a explicar da forma mais perceptível. 😅 Podes concorrer a várias paralelamente e ficar colocada em vários concursos. E com essas várias colocações decidir em qual fazer a matrícula, que costumam ser tipicamente em setembro, pelo que à partida não irás estar matriculada numa das faculdades enquanto estás a concorrer a outra, excepto caso uma das faculdades decida fazer o concurso exageradamente tarde.

SF198

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2020
Acho que não estavas a explicar da forma mais perceptível. 😅 Podes concorrer a várias paralelamente e ficar colocada em vários concursos. E com essas várias colocações decidir em qual fazer a matrícula, que costumam ser tipicamente em setembro, pelo que à partida não irás estar matriculada numa das faculdades enquanto estás a concorrer a outra, excepto caso uma das faculdades decida fazer o concurso exageradamente tarde.
Pois, eu tenho esse problema de ser um bocadinho má a explicar-me 😆 mas então espera, se eventualmente eu entrar numa e me inscrever (e aqui a palavra chave é inscrita, não simplesmente colocada) não posso candidatar-me a outra se essa outra for muito mais tarde? Por exemplo (e é mesmo em tom de exemplo), vai que no ICBAS as candidaturas são agora e as matriculas para o mês que vem e a FMUP só faz as candidaturas em Junho. Eu entrando no ICBAS poderia inscrever-me e depois em Junho tentar a FMUP certo? Sem prejuízo no ICBAS caso não entre na FMUP?
Porque já ouvi as duas versões

Matrícula
2 Maio 2019
Olá! Apesar de dizer no regulamento que o candidato apenas tem que ser detentor de uma licenciatura ou mestrado integrado nacional, SOMENTE aqueles que tiverem completado unidades curriculares (UC) de um curso de medicina (em Portugal ou em país da UE) OU de um curso de licenciatura em Ciências da Saúde é que receberão pontos no parâmetro da creditação. Por isso, um candidato que tenha completado um curso de enfermagem poderá candidatar-se ao Concurso, mas não receberá pontos no parâmetro da creditação, visto que as UC's completadas não são do curso de medicina ou do curso de licenciatura em Ciências da Saúde e, por conseguinte, muito provavelmente não passará para a fase de entrevistas.
Não sei se já alguém disse isto, mas ajuda ver as tabelas de anos anteriores... No ano passado a nota mais baixa a passar a entrevista foi um 6,5 da primeira fase de seriação, é muito possível ter essa nota ser ter os pontos de ser de ciências da saúde ou de medicina.

• Like
Reactions: Birdy

PMT

Membro Caloiro
Matrícula
20 Fevereiro 2020
Olá pessoal :)

FMUP e ICBAS, alguma informação? Estou um bocado desesperado por não saber se vão contar exames nacionais, se vai ser prova como foi o ano passado......

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Olá!
Vim aqui deixar alguns docs relacionados com o concurso da UMinho que recolhi aqui no fórum que estão algures nas páginas para trás e outros que fui que fiz! Já vi que este ano a prova vai ser mais tarde, por isso espero ainda ir a tempo! Boa sorte a todos 😀
Mensagem fundida automaticamente:

Attachments

Sergio187

Membro Caloiro
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Boas caros colegas!

Acabei de fazer a inscrição no concurso para medicina no Minho mas não recebi nenhum email a confirmar nem com a referencia multibanco para pagar o emolumento!
Alguem sabe quanto tempo demora?
Acho estranho tambem o site deixar-me de novo fazer a inscrição no concurso, não sei es estarà tudo bem na candidatura 😑😑

obrigado e boa sorte a todos

Jacinto Avila

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Boas caros colegas!

Acabei de fazer a inscrição no concurso para medicina no Minho mas não recebi nenhum email a confirmar nem com a referencia multibanco para pagar o emolumento!
Alguem sabe quanto tempo demora?
Acho estranho tambem o site deixar-me de novo fazer a inscrição no concurso, não sei es estarà tudo bem na candidatura 😑😑

obrigado e boa sorte a todos
Boa tarde Sergio! Ao fazeres os passos de inscrição, terás no ultimo passo que fazer o pagamento (é gerada uma referencia MB). Provavelmente não estás inscrito ainda.
O facto de conseguires fazer nova inscrição é sinal disso. Volta a fazer tudo direito até ao final.

Se precisares de mais alguma coisa diz.

• Like
Reactions: Sergio187

RuteS

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2020
Não sei se já alguém disse isto, mas ajuda ver as tabelas de anos anteriores... No ano passado a nota mais baixa a passar a entrevista foi um 6,5 da primeira fase de seriação, é muito possível ter essa nota ser ter os pontos de ser de ciências da saúde ou de medicina.
Boa noite a todos! Gostaria de saber como é que é possível obter esses 6.5 pontos. Se uma pessoa fizer uma licenciatura de 3 anos tem 1.5 pontos, se tiver menos de 30 anos tem 3.25 pontos , se tiver formação de ensino secundário de Biologia, Quimíca e Matemática (0.75 pontos). Só com estes pontos, uma candidata tem só 5.5 pontos. Mesmo que faça uma pós-graduação de > 6 meses (0.5 pontos), ficará com 6 pontos. A menos que uma pessoa tenha uma licenciatura com duração maior, um mestrado integrado que também tem maior duração, ou um mestrado (ou doutoramento) , é que é "muito possível ter essa nota sem ser de ciências da saúde ou de medicina". Mas se houver outra forma por favor expliquem, porque não consigo ver como. Obrigada.

Olá! Correto, eu queria era deixar claro as diferenças entre aquilo que é eliminatório, e impede as pessoas de concorrerem, daquilo que é extra. Se tiveres esses pontos, ótimo, se não, pode não ser tão favorável, claro.

É relativo, porque não podes prever que tipo de candidatos vão concorrer a medicina. Se todos pensarem assim, concorrem meia dúzia dos finalistas de Ciências da Saúde e as restantes vagas não ficam preenchidas. Claro que ter esses pontos de CS é quase confirmação que passas para a fase de entrevistas, mas eles não vão ocupar as vagas todas nesses moldes.
Este é o último ano de Ciências da Saúde, porque o curso fechou em 2018. Nem todos querem seguir medicina depois de terminarem a licenciatura. E dos que querem, nem todos querem ir para a FML.
Dos colegas que tenho atualmente em Medicina, que entraram por este concurso, grande parte são enfermeiros, por isso, conseguiram entrar mesmo sem esses pontos extra. Também conheço colegas vindos de outras áreas como biologia, bioquímica e medicina legal. Nenhum deles teve esses pontos e todos entraram em 2018.

Boa noite a todos! Desculpem intrometer-me na troca de ideias, mas gostaria de perguntar como é que possível conseguir obter os 6.5 pontos (nota mínima do ano passado para as entrevistas) se uma pessoa que fez uma licenciatura de 3 anos tem 1.5 pontos, se tiver menos de 30 anos tem 3.25 pontos , se tiver formação de ensino secundário de Biologia, Quimíca e Matemática (0.75 pontos), tudo combinado dá 5.5 pontos. Mesmo que faça uma pós-graduação de > 6 meses (0.5 pontos), ficará com 6 pontos. Aqui eu acho que os estudantes de Ciências da Saúde e de Medicina têm uma vantagem bastante grande em comparação aos outros, porque a menos que uma pessoa tenha uma licenciatura com duração maior, um mestrado integrado que também tem maior duração, ou um mestrado (ou doutoramento) , é que é consegue chegar e ultrapassar os 6.5 pontos. Ou estou enganada e há outra forma de obter mais pontos? Como disseste na tua resposta, os teus colegas vieram de enfermagem (que tem 4 anos, certo?), e os que se formaram em biologia, bioquímica e medicina legal, fizeram mestrado ou doutoramento? Ou tinham só a licenciatura? Se tinham só a licenciatura, como é que conseguiram alcançar os 6.5 pontos? Isto é mesmo muito confuso. Se conseguirem ajudar, agradecia. Obrigada.

Última edição:

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa noite a todos! Desculpem intrometer-me na troca de ideias, mas gostaria de perguntar como é que possível conseguir obter os 6.5 pontos (nota mínima do ano passado para as entrevistas) se uma pessoa que fez uma licenciatura de 3 anos tem 1.5 pontos, se tiver menos de 30 anos tem 3.25 pontos , se tiver formação de ensino secundário de Biologia, Quimíca e Matemática (0.75 pontos), tudo combinado dá 5.5 pontos. Mesmo que faça uma pós-graduação de > 6 meses (0.5 pontos), ficará com 6 pontos. Aqui eu acho que os estudantes de Ciências da Saúde e de Medicina têm uma vantagem bastante grande em comparação aos outros, porque a menos que uma pessoa tenha uma licenciatura com duração maior, um mestrado integrado que também tem maior duração, ou um mestrado (ou doutoramento) , é que é consegue chegar e ultrapassar os 6.5 pontos. Ou estou enganada e há outra forma de obter mais pontos? Como disseste na tua resposta, os teus colegas vieram de enfermagem (que tem 4 anos, certo?), e os que se formaram em biologia, bioquímica e medicina legal, fizeram mestrado ou doutoramento? Ou tinham só a licenciatura? Se tinham só a licenciatura, como é que conseguiram alcançar os 6.5 pontos? Isto é mesmo muito confuso. Se conseguirem ajudar, agradecia. Obrigada.
Olá! Não te consigo ajudar especificamente na dúvida dos pontos, porque eu entrei em medicina pelo concurso normal, portanto nunca fiz esses cálculos de forma a ter uma referência. A Patrícia certamente saberá explicar essa parte melhor do que eu.
Não sei detalhes sobre a vida académica desses colegas que são enfermeiros, mas pela idade de alguns, presumo que tenham tirado apenas esse curso (penso que a duração é 4 anos sim)...
Sim, alguns colegas que entraram pelo concurso de licenciados têm licenciatura e mestrado, por ex. mestrado integrado em ciências farmacêuticas, licenciatura e mestrado em bioquímica. Com doutoramento não conheço. Não é fácil concorrer com uma licenciatura apenas, mas tudo é possível, porque não dá para prever que candidatos vamos ter este ano, com que tipo de nível académico.

Matrícula
2 Maio 2019
Desculpa, não quis parecer insensível ao que estavas a dizer... É possível mas com mestrado ou mestrado integrado... Só com licenciatura é difícil sem dúvida... Eu por exemplo vou concorrer este ano e não concorri o ano passado porque só terminei o mestrado depois das candidaturas...

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Boa noite! 😊
Estou a vender o livro que comprei para me preparar para a fase de entrevistas: Medical School Interviews (2nd edition).
Posso entregar em mãos em Lisboa ou no Porto, ou enviar pelos correios para o resto do país.
Se alguém estiver interessado podem mandar mp.
Boa sorte!!

1507-1.jpg

• Like
Reactions: Ana_indigo
Matrícula
5 Março 2019
Boa noite a todos! Gostaria de saber como é que é possível obter esses 6.5 pontos. Se uma pessoa fizer uma licenciatura de 3 anos tem 1.5 pontos, se tiver menos de 30 anos tem 3.25 pontos , se tiver formação de ensino secundário de Biologia, Quimíca e Matemática (0.75 pontos). Só com estes pontos, uma candidata tem só 5.5 pontos. Mesmo que faça uma pós-graduação de > 6 meses (0.5 pontos), ficará com 6 pontos. A menos que uma pessoa tenha uma licenciatura com duração maior, um mestrado integrado que também tem maior duração, ou um mestrado (ou doutoramento) , é que é "muito possível ter essa nota sem ser de ciências da saúde ou de medicina". Mas se houver outra forma por favor expliquem, porque não consigo ver como. Obrigada.

Sim realmente é dificil atingir os 6,5. Mas normalmente os cursos de saúde são praticamente todos de 4 anos, ou seja estão basicamente a dar vantagem a quem já tem um curso na área de saúde, não sei se fizeram de propósito ou não. Mas sendo um licenciado em saúde com menos de 30 anos e a formação do secundário, basta depois fazer uma pós graduação e atinge-se os 6,5 ou ultrapassa-se sem grande stress. Mas sim esses critérios dão grandes vantagens a quem já tem mestrados e doutoramentos.

PRiobom

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2020
Olá!

Cheguei hoje por aqui e já vi coisas muito interessantes. Já vi gente de gestão a entrar m Medicina e até fiquei contente, isto porque também venho de uma área diferente.
Estou a definir que vou recomeçar a estudar e o mês de Março será o mês. Ainda não me inscrevi para a UM, mas vou tratar de fazer a candidatura e tenho esperança que em um mês consiga assimilar muita coisa.

Vi que iam criar um grupo no WhatsApp. Será que posso fazer parte?
Para já as dúvidas ainda não existem, mas irão surgir.

Obrigada

Sergio187

Membro Caloiro
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Boa tarde Sergio! Ao fazeres os passos de inscrição, terás no ultimo passo que fazer o pagamento (é gerada uma referencia MB). Provavelmente não estás inscrito ainda.
O facto de conseguires fazer nova inscrição é sinal disso. Volta a fazer tudo direito até ao final.

Se precisares de mais alguma coisa diz.
Afinal não tinha sido considerada, fiz de novo e ja deu!
Muito obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Pois, eu tenho esse problema de ser um bocadinho má a explicar-me 😆 mas então espera, se eventualmente eu entrar numa e me inscrever (e aqui a palavra chave é inscrita, não simplesmente colocada) não posso candidatar-me a outra se essa outra for muito mais tarde? Por exemplo (e é mesmo em tom de exemplo), vai que no ICBAS as candidaturas são agora e as matriculas para o mês que vem e a FMUP só faz as candidaturas em Junho. Eu entrando no ICBAS poderia inscrever-me e depois em Junho tentar a FMUP certo? Sem prejuízo no ICBAS caso não entre na FMUP?
Porque já ouvi as duas versões
Podes fazer isso, sim.