Acesso a Medicina para Licenciados

Quem se está a candidatar à ubi, alguém já enviou os documentos por correio registado? Quais são os documentos em específico? Eu não prestei atenção na altura que estava a fazer o registo online e agora estou num stress porque acho que pediam o cartão de estudante a foto digital e eu não tenho essas coisas ainda. Alguém me pode dizer o que enviou por correio?
Olá !
Eu não enviei por correio, fui mesmo aos serviços académicos. Os documentos que tive de lá deixar foram o Pré-requisito original, uma foto tipo passaporte, o diploma de licenciado, uma fotocópia do cartão de cidadão e mostrar o boletim de vacinas atualizado. Não precisas do cartão de estudante agora, até porque ele só estará pronto daqui a um mês (segundo o pessoal do santander), e eles não o pedem para a matrícula. A foto digital é entregue durante o registo online se não me engano

Já os tinha feito no secundário pois vim de Ciências e Tecnologias, tendo apenas escolhido enveredar por Economia no ensino superior.

Got it. É que na minha altura Geologia era opcional e eu fiz os exames de Biologia, Química e Psicologia (mais Matemática e os outros obrigatórios) e provavelmente serei penalizada por isso...

Obrigada!

Olá!
Antes de mais obrigada pela partilha da tua experiência.
Relativamente ao concurso do Minho estudaste Biologia, Física, química e Matemática toda do secundário?
Obrigada.

Olá! Estudei Física e Química de 10º e 11º (não estudei 12º) e Biologia de 10º e 11º. Também estudei exclusivamente os sistemas reprodutores (legendas que estão disponíveis nos flashcards que fiz para o programa Anki que estão na Drive) de Biologia 12º.

Aconselho a quem quiser descobrir melhor estas coisas que explore a Drive. Muitas coisas que saem para o Minho estão na pasta da FMUP porque assim foram organizadas, mas não são exclusivas da FMUP! Também recomendo vivamente a descarregarem o programa Anki (muito utilizado nos EUA e GB) que é, como disse, um programa de flashcards, onde eu criei "baralhos de cartas" para cada disciplina. Descarreguem o programa e abram o ficheiro que está na drive.

Boa sorte e abraço!

• Like
Reactions: carina_pereira25
Boa tarde, alguém me consegue esclarecer em relação ao ponto do regulamento da FMUL que avalia a "Formação científica ao nível do ensino secundário nas áreas de Biologia, Química e Matemática."? Quem exatamente recebe estes 0,75 pontos? É necessário ter tido química/biologia no 12º ano ou basta ter tido biologia e geologia, física e química e matemática ao longo do secundário?
Obrigada desde já!

Olá !
Muitos parabéns, a ti e aos restantes, pela colocação !
Também entrei na UBI este ano e estava precisamente com a mesma dúvida. No fim da matrícula online apareceu-me uma mensagem a avisar que era necessário entregar documentos nos serviços académicos, mas como dá para mandar por carta acho que não há outra situação em que seja necessária a nossa presença lá.

Aproveito para desejar muita força ao pessoal que não entrou. Não desistam ! Se não foi desta será da próxima !
Olá! Podes dizer-me se foi necessário entregar documentos digitalizados durante a matrícula online?
Obrigada!

Posso fazer-te mais uma pergunta? Desculpa :/
Os documentos que deixaste nos serviços académicos foram cópias autenticadas, certo?
Claro que sim, sem problema 😁
O pré-requisito foi o original, a pedido da Senhora que me atendeu. De resto deixei uma fotocópia do cc assinada por mim, uma fotografia tipo passaporte, uma cópia do diploma de licenciado, e mostrei o boletim de vacinação atualizado. O meu diploma na altura levantou alguns problemas porque tem de ter umas certas especificações para que a cópia seja considerada autenticada, e eu não estava ciente disso. Aconselho-te a ligares para lá para evitares estrondos em relação a isso 😅

Claro que sim, sem problema 😁
O pré-requisito foi o original, a pedido da Senhora que me atendeu. De resto deixei uma fotocópia do cc assinada por mim, uma fotografia tipo passaporte, uma cópia do diploma de licenciado, e mostrei o boletim de vacinação atualizado. O meu diploma na altura levantou alguns problemas porque tem de ter umas certas especificações para que a cópia seja considerada autenticada, e eu não estava ciente disso. Aconselho-te a ligares para lá para evitares estrondos em relação a isso 😅
É mesmo isso que vou fazer porque ainda por cima vou enviar pelo correio 😅
Muito obrigada!!

• Like
Reactions: naex_ch
Olá @rita.vieira366
Olá, alguém me sabe dizer se o regulamento do ICBAS para o concurso a medicina para licenciados, no próximo ano, vai mudar?
As inscrições preparam estes concursos nas vésperas de os abrirem, pelo que só irás saber poucas semanas (dias?) antes de abrirem as candidaturas.

Olá! Alguém me sabe dizer se o facto de ter tirado o primeiro curso no politécnico é algum impedimento para pedir equivalências às cadeiras em medicina?

Olá! Alguém me sabe dizer se o facto de ter tirado o primeiro curso no politécnico é algum impedimento para pedir equivalências às cadeiras em medicina?
Não, não é impeditivo nenhum. Mas vais levar com um ou outro anormal a dizer-te aqui que não podes ir para medicina se vieres do politecnico.
Boa sorte :)

Olá! Eu tirei o meu curso no politécnico e, apesar de ainda não ter pedido equivalências, tenho colegas que pediram e não houve impedimento nenhum 😊 é um curso como qualquer outro 😊

Olá! Eu tirei o meu curso no politécnico e, apesar de ainda não ter pedido equivalências, tenho colegas que pediram e não houve impedimento nenhum 😊 é um curso como qualquer outro 😊
Fisiologia clínica é um dos cursos que daria bastantes equivalências.

Olá a todos! Será que me conseguem tirar umas dúvidas? No regulamento da FMUL pode ler-se "Nota de candidatura ao curso de Licenciatura em Ciências da Saúde igual ou superior à nota de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, i. e., 16 valores;" . Como se traduz isto? Preciso de média superior ou igual a 16 na minha licenciatura? Ou preciso de média de candidatura ao ensino superior de 16? Estou confusa xd

Olá a todos! Será que me conseguem tirar umas dúvidas? No regulamento da FMUL pode ler-se "Nota de candidatura ao curso de Licenciatura em Ciências da Saúde igual ou superior à nota de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, i. e., 16 valores;" . Como se traduz isto? Preciso de média superior ou igual a 16 na minha licenciatura? Ou preciso de média de candidatura ao ensino superior de 16? Estou confusa xd
Olá.
Parece-me que seja na nota de candidatura ao ensino superior.

• Like
Reactions: Marini