Acesso a Medicina para Licenciados

Fisiologia clínica é um dos cursos que daria bastantes equivalências.
Relativamente a esse curso não sei mesmo dizer, mas, por exemplo, Enfermagem não dá muitas equivalências. De referir que também depende muito da universidade/ politécnico em que se tirou o curso e da universidade para que se candidatam a Medicina ☺️

• Like
Reactions: redhotbonbon
Relativamente a esse curso não sei mesmo dizer, mas, por exemplo, Enfermagem não dá muitas equivalências. De referir que também depende muito da universidade/ politécnico em que se tirou o curso e da universidade para que se candidatam a Medicina ☺
Olá que equivalências os teus colegas de enfermagem conseguiram na ubi se puderes partilhar? Eu estava só a pensar em pedir para as cadeiras que tivessem disciplinas mais gerais, como gestão, informática, bioestatística e assim, não sou de enfermagem, sou de terapia ocupacional por isso imagino que ainda tenha menos equivalências xD

Olá que equivalências os teus colegas de enfermagem conseguiram na ubi se puderes partilhar? Eu estava só a pensar em pedir para as cadeiras que tivessem disciplinas mais gerais, como gestão, informática, bioestatística e assim, não sou de enfermagem, sou de terapia ocupacional por isso imagino que ainda tenha menos equivalências xD
Olá! Eles pediram equivalências mais a disciplinas de práticas (Lac, que é o laboratório de competências), sociologia, psicologia, ainda tive um colega e outro que conseguiu equivalência a Sistema Endócrino. Mais uma vez depende das universidades em que tiras o curso e a universidade a que te candidatas. Estes colegas já tinham também especialidade tirada em Enfermagem, não sei se poderia facilitar algumas equivalências!

Espero ter ajudado ☺️

Olá a todos! Gostaria de perguntar se têm a experiência ou conhecem alguém que está a fazer medicina na NOVA e a trabalhar ao mesmo tempo. É ingénuo pensar que posso fazer Medicina (sem nenhuma equivalência) com boas notas e estar a fazer um part-time em simultâneo? Até que ano pensam ser viável?

Obrigada!

Olá! Não te consigo dizer no caso especifico de Medicina na NOVA, mas na minha turma temos vários trabalhadores-estudantes, a maioria em full-time, e, apesar de alguns terem tido algumas equivalências, conseguem conciliar bastante bem o trabalho com a vida pessoal e com os estudos. Há um caso particular de uma colega que tem tirado notas muito boas. No fundo, não é impossível trabalhar e tirar boas notas em simultâneo, vai ser é dificil, mas como dizem quem corre por gosto não cansa. Espero ter ajudado e boa sorte 🤗 🍀

Olá! Eles pediram equivalências mais a disciplinas de práticas (Lac, que é o laboratório de competências), sociologia, psicologia, ainda tive um colega e outro que conseguiu equivalência a Sistema Endócrino. Mais uma vez depende das universidades em que tiras o curso e a universidade a que te candidatas. Estes colegas já tinham também especialidade tirada em Enfermagem, não sei se poderia facilitar algumas equivalências!

Espero ter ajudado ☺
Olá! Estou a pensar em pedir equivalências na UBI, achas possível conseguir logo passar para o segundo ano? É comum isso acontecer?
Venho de Ciências da Saúde

Olá a todos! Será que me conseguem tirar umas dúvidas? No regulamento da FMUL pode ler-se "Nota de candidatura ao curso de Licenciatura em Ciências da Saúde igual ou superior à nota de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, i. e., 16 valores;" . Como se traduz isto? Preciso de média superior ou igual a 16 na minha licenciatura? Ou preciso de média de candidatura ao ensino superior de 16? Estou confusa xd
Olá.
Parece-me que seja na nota de candidatura ao ensino superior.
Eu penso que esse ponto se relaciona com a malta que ia para a Licenciatura em Ciências da Saúde na ULisboa e depois no fim do curso concorriam à FMUL, como licenciados, sendo que quem tivesse entrado em LCS com média igual ou superior a 16 é que tinha uns pontinhos extra na fase de currículo. Normalmente quem não tinha esses pontos, dentro desse grupo de pessoas de LCS, ficava com uma desvantagem maior. Mas como o curso, pelo menos na ULisboa, já fechou, acaba por não ser algo importante.

Se diz nota de candidatura ao curso de LCS, é porque é só em relação a esse curso (que ainda existe noutras instituições). E sim, era média de candidatura ao ensino superior.

• Like
Reactions: Edgar H and Marini
Boa tarde.
Tenho para vender os seguintes livros que me ajudaram na preparação para os testes psicotécnicos:
- Kaplan: score high on the UKCAT (4ª edição) - 10€
- How2become: abstract reasoning tests - 5€
- How2become: verbal reasoning tests - 5€
- How2become: quantitative reasoning tests - 5€

Os livros têm algumas coisas escritas a lápis.

• Like
Reactions: Luíxpto
Olá! Estou a pensar em pedir equivalências na UBI, achas possível conseguir logo passar para o segundo ano? É comum isso acontecer?
Venho de Ciências da Saúde
Olá! Com esse curso não te consigo mesmo dizer se consegues passar logo para o segundo ano. De forma geral, com cursos de Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, etc. consegues algumas equivalências mas não passar logo diretamente para o segundo ano. Só mesmo informando-te nos serviços académicos da UBI ☺️

Relativamente a esse curso não sei mesmo dizer, mas, por exemplo, Enfermagem não dá muitas equivalências. De referir que também depende muito da universidade/ politécnico em que se tirou o curso e da universidade para que se candidatam a Medicina ☺
Anatomia’s , histologia, biocel e assim facilmente conseguem equivalência. Agora há cadeiras e competências em fisiologia clínica que não é abordado no mestrado em medicina, eventualmente aprendem fora do mestrado ou durante a especialidade. :)

O melhor mesmo é as pessoas contactarem as escolas, porque aqui dizem muita coisa que não está correcta e por vezes nos próprios sites das escolas não são nada esclarecedores.
Boa sorte :)

• Like
Reactions: doctorwho
Olá a todos
Gostava de entrar em medicina mas não devo conseguir. Estava a pensar tirar a licenciatura em Ciencias Biomedicas Laboratoriais ou Ciencias Farmaceuticas , mas gostava mais da primeira opção. Posso concorrer a universidade de lisboa, neste concurso, com algum destes dois cursos? Vi o regulamento mas não fiquei esclarecida.

Agradecia a ajuda de alguém :)
Olá, penso que basta ser algum curso da área da saúde, apesar de certos cursos darem mais equivalências (mas como isso muda de ano para ano, foca te em ir para aquilo que te vires a estudar e possivelmente a fazer).
Tou a pensar fazer o mesmo e essa também é uma das minhas opções :)
Muito boa sorte!!

• Like
Reactions: Jigglypuff_21
Boa tarde,

Alguém me sabe explicar se um aluno selecionado para ir fazer a prova de conhecimentos da FMUP, caso informe que não vai comparecer, eles chamam o número 51 e por aí em diante?
Por aquilo que percebi dos resultados, este ano 8 pessoas não compareceram à prova de conhecimentos. Se estas 8 pessoas não estivessem na lista, eu e outros teríamos tido a oportunidade de realizar a prova e custa-me acreditar que simplesmente não apareceram se existisse a hipótese de desistirem para que outros pudessem ir.
Alguém nos números 51-58 foi chamado a fazer a prova devido a desistências?

Desde já agradeço a quem me puder esclarecer.

Olá, penso que basta ser algum curso da área da saúde, apesar de certos cursos darem mais equivalências (mas como isso muda de ano para ano, foca te em ir para aquilo que te vires a estudar e possivelmente a fazer).
Tou a pensar fazer o mesmo e essa também é uma das minhas opções :)
Muito boa sorte!!

Olá Mariana e Margarida, podem ingressar em qualquer curso de saúde e no ano seguinte pedirem equivalências. Em "Farmacia" pelo menos no primeiro ano deves ter equivalência a Biologia Celular, e pelo menos a uma anatomia, sendo que em medicina há anatomia 1 e 2.

Só não te sei responder como será no ano seguinte, se podes ir para medicina atravês de trasferencia ou pelo concurso nacional. Boa sorte ^^

Só não te sei responder como será no ano seguinte, se podes ir para medicina atravês de trasferencia ou pelo concurso nacional. Boa sorte ^^
Só daria para concorrer por concurso nacional de acesso.

Olá a todos. Alguém que tenha feito o primeiro ano de medicina em Coimbra e tenha entrado no ano seguinte no ICBAS? Sabem que equivalências dão? Obrigada!

Última edição:
Alguém aqui de outros anos que tenha anulado a matrícula na ubi que me possa explicar se tiveram de pagar a 1°prestação da propina ou a totalidade da propina e explicar o processo todo de anulação de matrícula na ubi?