Acesso a Medicina para Licenciados

Olá! Alguém que tenha entrado na NOVA ou FMUL pelo concurso de licenciados (este ano ou anteriores) a quem eu possa enviar mensagem? Obrigada! :))
Post automatically merged:

Outra pergunta:
As faculdades que pedem notas dos exames nacionais/ ficha ENES, é a ficha ENES do ano em que acabamos o secundário ou a ficha ENES mais recente (no caso de termos repetido exames em anos posteriores a acabarmos o secundário)? Obrigada :))

Última edição:
  • Like
Reactions: Mariana.C21
Outra pergunta:
As faculdades que pedem notas dos exames nacionais/ ficha ENES, é a ficha ENES do ano em que acabamos o secundário ou a ficha ENES mais recente (no caso de termos repetido exames em anos posteriores a acabarmos o secundário)?

No meu caso, entreguei a ficha ENES mais recente por contemplar notas de exames mais altas. Mas imaginando que na tua ficha ENES mais recente não aparece um exame a que tinhas uma excelente nota porque essa nota prescreveu, podes apresentar a ficha ENES mais antiga. Podes até mesmo apresentar três fichas ENES diferentes, uma para cada exame, caso seja benéfico para ti.
Esta foi a regra este ano (e penso que nos anteriores também), mas convém sempre enviar e-mail ou telefonar para a secretaria da universidade a que te vais candidatar para confirmar se houve alterações :)

• Love
Reactions: Marini
A candidatura é possível no ano de termino da licenciatura? (Ou seja, tecnicamente ainda não ter a licenciatura mas candidatar-me, uma vez que é o último ano)

A candidatura é possível no ano de termino da licenciatura? (Ou seja, tecnicamente ainda não ter a licenciatura mas candidatar-me, uma vez que é o último ano)
Olá! Em principio não deverá ser possível, uma vez que a maioria dos concursos termina por volta de Março/Abril e só terás o certificado de Licenciatura do curso por volta de Junho/Julho. Todos os concursos para Licenciados pedem um certificado ou diploma de Licenciatura do curso ☺

• Like
Reactions: Marini
Olá! Em principio não deverá ser possível, uma vez que a maioria dos concursos termina por volta de Março/Abril e só terás o certificado de Licenciatura do curso por volta de Junho/Julho. Todos os concursos para Licenciados pedem um certificado ou diploma de Licenciatura do curso ☺
Sei que dá pelo menos na FMUL. É referido no regulamento na parte da declaração sob compromisso de honra, entregam o certificado depois.

Sei que dá pelo menos na FMUL. É referido no regulamento na parte da declaração sob compromisso de honra, entregam o certificado depois.
Obrigado pela correção 😝 eu sabia que havia uma exceção qualquer numa faculdade, agora já sei 😉

Na FMUP sei que dá, tive colegas que o fizeram. Mas é preciso falares com a secretaria e expores a situação para teres autorização :)
Olá, boa noite.

Dá pra fazer isso com o certificado do mestrado tb? E o mesmo ser contado na bonificação.
Estou vendo se é possível entregar a dissertação antes também.

Olá, boa noite.

Dá pra fazer isso com o certificado do mestrado tb? E o mesmo ser contado na bonificação.
Estou vendo se é possível entregar a dissertação antes também.
Isso penso que já não, mas o mais seguro é perguntar na secretaria, quando se aproximar a altura das proximas candidaturas, e expores o teu caso :)
Post automatically merged:

Qual a universidade que com o curso de ciências biomédicas dá mais equivalências a medicina?
Varia de caso a caso, não há uma resposta concreta para essa pergunta. Imaginando que eu este ano, com o curso de CBM, consigo equivalências a cadeiras de química e anatomia na FMUL, nada garante que no próximo ano um aluno com o mesmo curso consiga as mesmas equivalências.

O único conselho que te consigo dar é que, regra geral, é mais fácil conseguires equivalências a medicina se tiveres feito a licenciatura na universidade em que entras em medicina. Por exemplo: é mais fácil teres equivalências a medicina na UBI se a tua licenciatura em CBM tiver sido feita na UBI. O processo é mais rápido e, regra geral, a recetividade a fazer equivalência é maior.

Última edição:
Olá,
É possível entrar em Medicina para licenciados se tiver a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais no Instituto Politécnico do Porto, embora seja um politécnico?

Olá,
É possível entrar em Medicina para licenciados se tiver a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais no Instituto Politécnico do Porto, embora seja um politécnico?
Olá! Sim, é um curso como qualquer outro ☺

Última edição:
Olá a todos.
Não vou conseguir entrar em medicina pelo concurso normal e, por isso, tendo feito algumas pesquisas, concluí que a minha melhor opção seria entrar licenciada num curso. Gostaria que alguém que já tenha entrado em medicina nestas condições me pudesse dar mais algumas informações ( média para entrar licenciado, curso em que se licenciou antes de entrar em medicina, exames necessários, entre outras coisas que ache pertinente referir). A minha principal indecisão é entre Bioquímica e Ciências Farmacêuticas.
Agradeço desde já a resposta.

• Like
Reactions: whosofia
Olá a todos.
Não vou conseguir entrar em medicina pelo concurso normal e, por isso, tendo feito algumas pesquisas, concluí que a minha melhor opção seria entrar licenciada num curso. Gostaria que alguém que já tenha entrado em medicina nestas condições me pudesse dar mais algumas informações ( média para entrar licenciado, curso em que se licenciou antes de entrar em medicina, exames necessários, entre outras coisas que ache pertinente referir). A minha principal indecisão é entre Bioquímica e Ciências Farmacêuticas.
Agradeço desde já a resposta.
Olá! Antes demais quero frisar que a entrada em Medicina por este tipo de concursos não é algo certo. Há pessoas que conseguem entrar no curso de Medicina à primeira tentativa, outras apenas entram após algumas tentativas, etc.. Dito isto, aconselho a que o curso que escolheres tirar seja um curso que te imagines a realizar futuramente.

A entrada no curso de Medicina por este tipo concurso depende muito da faculdade a que escolhes candidatar-te, uma vez que os critérios de cada uma são diferentes. De forma geral, pedem uma média de licenciatura acima de 14 valores, há faculdades que aceitam qualquer tipo de curso (saúde, ciências exatas, etc.), outras que beneficiam mais os cursos de saúde (em termos de pontos). Relativamente aos exames, depende muito da faculdade, há faculdades que valorizam a nota dos exames nacionais, outras, como o caso da UBI, em que apenas pedem aprovação nos exames nacionais (> 10 valores), entre outros. É uma questão de averiguares os critérios do concurso de licenciados de cada faculdade de Medicina e verificares, posteriormente, qual a que te beneficia mais/ te dá mais probabilidade de entrar!

Podes também ver esta página Acesso a Medicina para Licenciados, em que se expõem dúvidas sobre este tipo de concurso!

Espero ter ajudado de alguma forma 🤗

• Like
Reactions: doctorwhy and davis
Olá. Muito obrigada, Mariana, por me responderes.
Na verdade, gostaria de entrar na faculdade de medicina em Coimbra e vi que podia entrar licenciada tanto em Ciências Farmacêuticas como em Bioquímica.

Mais ou menos quantas questões de Bioestatistica e Física costumam sair no exame da FMUP?

Última edição: