Acesso a Medicina para Licenciados

São 30 questões de bioestatística e 10 de física
Aii Sim... Tens razão... Desculpa Bastet, confundi a bioestatística com a biofísica (no meu exame a biofisica até foi a ultima matéria abordada - toda junta no final do exame e sim essa sim envolve 10 perguntas). Desculpa uma vez mais o lapso

• Like
Reactions: Sunnya
São 30 questões de bioestatística e 10 de física
Muito obrigada mesmo :).
Post automatically merged:

Aii Sim... Tens razão... Desculpa Bastet, confundi a bioestatística com a biofísica (no meu exame a biofisica até foi a ultima matéria abordada - toda junta no final do exame e sim essa sim envolve 10 perguntas). Desculpa uma vez mais o lapso
Tranquilo. Estou super agradecida pelo vosso feedback :).

• Like
Reactions: Nutri
Preciso da vossa ajuda. Estou agora a fazer a minha candidatura online a pensar em concorrer, no futuro, no concurso das vagas para licenciados para poder ingressar em Medicina na Universidade de Lisboa. No regulamento da Uni sobre estas vagas encontra-se escrito o seguinte: "os candidatos que reúnam cumulativamente os seguintes requisitos: tenham tido nota de candidatura, ao curso de Licenciatura em Ciências da Saúde igual ou superior a 16 valores e tenham utilizado para ingresso na licenciatura em Ciências da Saúde duas das três provas de ingresso, exigidas, nesse ano letivo, para a candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa;". Eu quero entrar em Biologia e depois de terminar a licenciatura, concorrer a estas vagas. Necessito usar duas das três provas de ingresso mas a candidatura online somente usa uma por esta apresentar maior nota. Poderei continuar a concorrer a estas vagas ou tenho que escolher outro curso?

No regulamento da Uni sobre estas vagas encontra-se escrito o seguinte: "os candidatos que reúnam cumulativamente os seguintes requisitos: tenham tido nota de candidatura, ao curso de Licenciatura em Ciências da Saúde igual ou superior a 16 valores e tenham utilizado para ingresso na licenciatura em Ciências da Saúde duas das três provas de ingresso, exigidas, nesse ano letivo, para a candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa;". Eu quero entrar em Biologia e depois de terminar a licenciatura, concorrer a estas vagas.
Olá!!
Esses pontos só se aplicam mesmo a quem tirou o curso de Ciências da Saúde, que já existiu na ULisboa (onde existia uma relação muito forte com a FMUL) e existe no IU Egas Moniz. Não é para qualquer licenciatura na área das ciências da saúde. Portanto tirando uma licenciatura em Biologia, pode-se concorrer na mesma como licenciada à FMUL, mas nessa parte específica de ter a licenciatura em ciências da saúde não vai dar pontos.
Não sei se foi essa a impressão que ficou, mas não existem vagas específicas para quem vem da licenciatura em ciências da saúde, a vantagem é que ganham mais pontos por isso e facilmente passam à fase de entrevistas.

Olá!!
Esses pontos só se aplicam mesmo a quem tirou o curso de Ciências da Saúde, que já existiu na ULisboa (onde existia uma relação muito forte com a FMUL) e existe no IU Egas Moniz. Não é para qualquer licenciatura na área das ciências da saúde. Portanto tirando uma licenciatura em Biologia, pode-se concorrer na mesma como licenciada à FMUL, mas nessa parte específica de ter a licenciatura em ciências da saúde não vai dar pontos.
Não sei se foi essa a impressão que ficou, mas não existem vagas específicas para quem vem da licenciatura em ciências da saúde, a vantagem é que ganham mais pontos por isso e facilmente passam à fase de entrevistas.
Olá!
Eu percebi outra coisa, totalmente. Isso significa que eu não preciso de me preocupar com os exames que vou usar para ingressar em Biologia?

Olá!
Eu percebi outra coisa, totalmente. Isso significa que eu não preciso de me preocupar com os exames que vou usar para ingressar em Biologia?
Isso mesmo!

Essa parte dos exames diz respeito apenas a quem concorre com a licenciatura em Ciências da Saúde, para conseguirem esses tais pontos específicos (2, 3 ou 4 pontos, conforme aparece na tabela dos critérios de bonificação, no regulamento). Para além de terem essa licenciatura, também precisam de ter entrado nesse curso com 2 das 3 provas de ingresso que se pedem na candidatura a Medicina (pelo concurso nacional de acesso - FQ A, Mat A e BG).
Se entrarem em Ciências da Saúde apenas com Biologia e Geologia, já não conseguem esses pontos ao concorrer a Medicina na FMUL (por ex, para entrar no instituto Egas Moniz, os candidatos podem entrar com Biologia e Geologia ou Biologia e Geologia + Matemática ou Biologia e Geologia + Física e Química).

Última edição:
Boa tarde, alguém sabe em que altura normalmente publicam os despachos e os regulamentos para este concurso?
Olá! Depende muito de faculdade para faculdade. O Algarve costuma lançar primeiro, acho que por volta de novembro. Outras como a Ubi, a Nova e a Fml, lá para fins de fevereiro/início de março. Coimbra é mais tarde lá para maio/junho. O icbas este ano foi a meio de março. Na verdade depende um pouco de faculdade para faculdade, é mesmo uma questão de estar sempre em cima do acontecimento. 😅

Olá! Depende muito de faculdade para faculdade. O Algarve costuma lançar primeiro, acho que por volta de novembro. Outras como a Ubi, a Nova e a Fml, lá para fins de fevereiro/início de março. Coimbra é mais tarde lá para maio/junho. O icbas este ano foi a meio de março. Na verdade depende um pouco de faculdade para faculdade, é mesmo uma questão de estar sempre em cima do acontecimento. 😅
Queria mesmo saber em relação à UP e à UMinho

De certeza que vai haver alguém a entrar na UBI e a seguir vais ser "sugada"! Não é hoje que saem os resultados da UBI?
Tinhas razão! Recebi hoje email a dizer que houve desistências e a perguntar se me queria matricular!
Vocês já conseguiram arranjar alojamento em Faro? É que para mim vai ser um pouco em cima da hora

Olá! Alguém tem alguma informação acerca do dia em que sairá a lista homologada da FMUC? Ou sobre a data da reunião?
Obrigada

Olá!
Alguém me sabe dizer qual/quais faculdades aceitam que terminemos a licenciatura meses a seguir a terem encerrado as candidaturas para o concurso de acesso a medicina?
Só tenho conhecimento que a FMUL autoriza a fazer isso mas se enviarmos posteriormente um comprovativo, das outras 6 não consegui encontrar informação..
No Porto, este ano, nenhuma. Estive nessa situação este ano e disseram-me que só poderia candidatar-me no próximo.

Aconselho a pedires informação junto das secretarias das respetivas universidades.

• Like
Reactions: PessoaRandom
Boa tarde!! Concorri este ano ao concurso de medicina na Ualg e preparei-me com os testes da UKcat.
No entanto achei que o exame não tinha quase nada em comum com este tipo de exame 😑 e não consegui entrar… queria candidatar-me de novo para o próximo ano.
Alguém que me possa dar dicas por onde poderei mais preparar-me?
obrigada 😍

Boa tarde.
Tenho para vender os seguintes livros que me ajudaram na preparação para os testes psicotécnicos:
- Kaplan: score high on the UKCAT (4ª edição) - 10€
- How2become: abstract reasoning tests - 5€
- How2become: verbal reasoning tests - 5€
- How2become: quantitative reasoning tests - 5€

Os livros têm algumas coisas escritas a lápis.
Ola, eu estou interessada
Post automatically merged:

Boa tarde.
Tenho para vender os seguintes livros que me ajudaram na preparação para os testes psicotécnicos:
- Kaplan: score high on the UKCAT (4ª edição) - 10€
- How2become: abstract reasoning tests - 5€
- How2become: verbal reasoning tests - 5€
- How2become: quantitative reasoning tests - 5€

Os livros têm algumas coisas escritas a lápis.
Eu estou interessada

Boa noite, um aluno que peça equivalência a uma licenciatura realizada no estrangeiro (USA) e que queira candidatar-se por este concurso necessita dos exames nacionais? Ou os exames são da própria instituição?

Boa noite, um aluno que peça equivalência a uma licenciatura realizada no estrangeiro (USA) e que queira candidatar-se por este concurso necessita dos exames nacionais? Ou os exames são da própria instituição?
Depende da faculdade a que te queiras candidatar. Os critérios são diferentes em cada uma.