Acesso a Medicina para Licenciados

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Boa tarde,

uma pessoa que vem de humanidades e que não teve formação cientifica em biologia, química e matemática que é um dos requisitos que dão pontos na universidade de Lisboa tem hipótese de entrar ? A pessoa pode ser de outra área, ou tem de ser da área da saúde? se calhar essa via é mais fácil do que para quem vem de humanidades e vai pela via do concurso nacional de acesso onde tem de estudar essas três disciplinas (biologia geologia, físico química e matemática A) e e ter 19, 20 a todas..

Ainda não sou licenciada e não entrei em nenhuma licenciatura ainda..

Obrigada.

Última edição:

PessoaRandom

Membro
Matrícula
19 Abril 2021
Boa tarde,

Já corri este fórum para me atualizar no que foi dito em anos anteriores, mas por muito que tenha procurado não encontrei a nota do último candidato a ser admitido a exame na FMUP este ano. No ano anterior foi 15,8 e no anterior a esse 15,3. Alguma alma caridosa me pode informar do valor deste ano?
Outra questão, se fizerem um grupo whatsapp geral e/ou específico para quem for concorrer às universidades do norte 2022/2023, mandem MP por favor.

Obrigado!
Este ano foi 16,40 se não estou em erro

Lev_Porto

Membro
Matrícula
22 Dezembro 2020
Boa tarde,

uma pessoa que vem de humanidades e que não teve formação cientifica em biologia, química e matemática que é um dos requisitos que dão pontos na universidade de Lisboa tem hipótese de entrar ? A pessoa pode ser de outra área, ou tem de ser da área da saúde? se calhar essa via é mais fácil do que para quem vem de humanidades e vai pela via do concurso nacional de acesso onde tem de estudar essas três disciplinas (biologia geologia, físico química e matemática A) e e ter 19, 20 a todas..

Ainda não sou licenciada e não entrei em nenhuma licenciatura ainda..

Obrigada.

Depende sempre dos critérios totais, mas não sendo de ciências no secundário ( - 0,5 pontos) mas tendo um mestrado (+ 1,5 pontos) passas logo à frente de todos os licenciados em saúde que não tenham mestrado.

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Depende sempre dos critérios totais, mas não sendo de ciências no secundário ( - 0,5 pontos) mas tendo um mestrado (+ 1,5 pontos) passas logo à frente de todos os licenciados em saúde que não tenham mestrado.
Boa noite,

Ouvi dizer que muitas pessoas licenciadas em gestão, e que vieram de economia no secundário e conseguiram entrar em medicina na nms..

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Boa tarde, como é que uma pessoa que é licenciada em gestão consegue entrar em medicina? Eles têm preferência por pessoas que vem da área da saude? Porque já ouvi falar de estudantes de gestão que conseguiram entrar em medicina.

Lev_Porto

Membro
Matrícula
22 Dezembro 2020
Boa tarde, como é que uma pessoa que é licenciada em gestão consegue entrar em medicina? Eles têm preferência por pessoas que vem da área da saude? Porque já ouvi falar de estudantes de gestão que conseguiram entrar em medicina.

Depende dos critérios de cada faculdade.
Por exemplo em Coimbra, se fores licenciada em Gestão és automaticamente eliminada.

Mas por exemplo em Lisboa, não há qualquer bónus por teres uma licenciatura na área da saúde. É indiferente que a tua licenciatura seja em Saúde ou em Culinária. O que importa são coisas como a duração da mesma, a nota obtida.

Mas o ideal é sempre ver todos os regulamentos de cada faculdade e irás perceber que umas te dão mais vantagens que outras, consoante o teu perfil.

• Like
Reactions: davis

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Como assim? Para concorrer é preciso os exames de FQ+BG+MAT ou então as antigas PI de Biologia 12.º e Química 12.º. Eu concorri este ano e tive de apresentar isso.

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Como assim? Para concorrer é preciso os exames de FQ+BG+MAT ou então as antigas PI de Biologia 12.º e Química 12.º. Eu concorri este ano e tive de apresentar isso.
"antigas PI de Biologia 12.º e Química 12.º "???? Existe outra forma de ingressar em medicina que é através do acesso especial para quem já é licenciado.
Post automatically merged:

Depende dos critérios de cada faculdade.
Por exemplo em Coimbra, se fores licenciada em Gestão és automaticamente eliminada.

Mas por exemplo em Lisboa, não há qualquer bónus por teres uma licenciatura na área da saúde. É indiferente que a tua licenciatura seja em Saúde ou em Culinária. O que importa são coisas como a duração da mesma, a nota obtida.

Mas o ideal é sempre ver todos os regulamentos de cada faculdade e irás perceber que umas te dão mais vantagens que outras, consoante o teu perfil.
Obrigada. Mas em Coimbra se for alguma licenciatura na área da saúde já não é eliminada? Aqui em Lisboa já houve alunos que disseram-me que posso entrar com qualquer licenciatura, tens é que ter uma boa média e que a NMS valoriza muito o voluntariado na área da saúde. Na nms dão pontinhos se tivermos trabalhado na área das ciências da saúde e da vida, e depois com o duração da licenciatura, média, e se tivermos dois dos exames nacionais..
Já a faculdade de lisboa dão pontos se tivermos tido formação científica nas áreas de bg, fq, e matemática.. E à nossa idade.. Mas uma estudante que disse que houve alunos que vieram de gestão e que conseguiram entrar na medicina na NMS.

Última edição:

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Olá, alguém que seja licenciado em gestão de recursos humanos e que tenha entrado pela via dos do programa especial dos licenciados em medicina? Obrigada.

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Olá, alguém que seja licenciado em gestão de recursos humanos e que tenha entrado pela via dos do programa especial dos licenciados em medicina? Obrigada.
De gestão não sei, mas conheço quem tenha entrado vindo de engenharia informática ou desporto (que também são áreas nada a ver com medicina).

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
De gestão não sei, mas conheço quem tenha entrado vindo de engenharia informática ou desporto (que também são áreas nada a ver com medicina).

Mas gestão ou gestão de recursos humanos dão ferramentas ao futuro médico para o caso de ele querer gerir alguma clínica, hospital.... Etc...

Até de engenharia informática e desporto, eles deixam entrar mesmos todas as licenciaturas certo?

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
"antigas PI de Biologia 12.º e Química 12.º "???? Existe outra forma de ingressar em medicina que é através do acesso especial para quem já é licenciado.

Obrigada. Mas em Coimbra se for alguma licenciatura na área da saúde já não é eliminada? Aqui em Lisboa já houve alunos que disseram-me que posso entrar com qualquer licenciatura, tens é que ter uma boa média e que a NMS valoriza muito o voluntariado na área da saúde. Mas no regulamento de ambas as faculdades já li que dão alguns pontinhos se a licenciatura for na àrea de ciências da saúde. Mas uma estudante que disse que houve alunos que vieram de gestão e que conseguiram entrar na medicina na NMS.
Biologia e Química do 12.º foram as provas de ingresso em Medicina até 2007. E no regulamento da NMS pedem isso ou as atuais FQ+BG+MAT pelo concurso especial para licenciados por isso não estou a ver como alguém de gestão entrou pelos licenciados a não ser que tenha feito essas PI.

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015

Mas conseguiram entrar pela via especial de licenciados sem os exames nacionais ou é obrigatório tê-los para entrar mesmo por essa via?

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Mas conseguiram entrar pela via especial de licenciados sem os exames nacionais ou é obrigatório tê-los para entrar mesmo por essa via?
Quanto a isso não sei porque entrei pela via normal, mas é mesmo uma questão de leres os regulamentos de cada faculdade (que podem mudar de ano para ano).

Lev_Porto

Membro
Matrícula
22 Dezembro 2020

Mais uma vez, depende das faculdades e dos regulamentos.

Na NOVA por exemplo é necessário os exames nacionais. Na FMUL não é necessário e há pessoas que entraram vindas de Gestão e Direito por exemplo.

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Mais uma vez, depende das faculdades e dos regulamentos.

Na NOVA por exemplo é necessário os exames nacionais. Na FMUL não é necessário e há pessoas que entraram vindas de Gestão e Direito por exemplo.

Mas na FMUL há pontinhos se a pessoa tiver tido formação específica/científica no secundário de fq, bg e matemática A. E na Nova tens de pelo menos apresentar dois exames que tenham sido feitos no mesmo ano em que vais candidatar-te ao concurso, mas claro que não deve ser preciso ter 19 ou 20 nos mesmos.

Inesjesus

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Já não sei se tem de ser do mesmo ano os exames nacionais...

A licenciatura em farmácia também deve dar não é?

Biologia e Química do 12.º foram as provas de ingresso em Medicina até 2007. E no regulamento da NMS pedem isso ou as atuais FQ+BG+MAT pelo concurso especial para licenciados por isso não estou a ver como alguém de gestão entrou pelos licenciados a não ser que tenha feito essas PI.

Devem ter feito as provas nacionais..

Última edição: