Acesso a Medicina para Licenciados

Seni.blue

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2017
tenho uma questão, eu repeti 2 exames nacionais quando estava no 2º ano da faculdade para tentar melhorar as minhas notas para melhorar esse parâmetro para alguns concursos como por exemplo o da NMS. Pedi o historial de candidatura (neste caso de 2019) e a resposta que tive foi que não encontraram dados nenhuns, como é que tenho de pedir um certificado com todos os exames realizados, ou não é possível porque não utilizei os últimos exames para nenhuma candidatura ao ensino superior?

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
tenho uma questão, eu repeti 2 exames nacionais quando estava no 2º ano da faculdade para tentar melhorar as minhas notas para melhorar esse parâmetro para alguns concursos como por exemplo o da NMS. Pedi o historial de candidatura (neste caso de 2019) e a resposta que tive foi que não encontraram dados nenhuns, como é que tenho de pedir um certificado com todos os exames realizados, ou não é possível porque não utilizei os últimos exames para nenhuma candidatura ao ensino superior?
Ao pedires a ficha ENES, ficam listados todos os exames que ainda estão válidos.
Os que não estão válidos, penso que só encontrando a ficha ENES antiga.
Podes consultar aqui Colocações 2019 - Concurso Nacional de Acesso a tua candidatura em 2019.

Última edição:

Seni.blue

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2017
Captura de ecrã 2023-02-02 221839.pngAlguém que vá concorrer à NMS pode-me esclarecer uma coisa, no pdf que eles disponibilizaram no site diz que as candidaturas são entre 13 e 22 de fevereiro, mas na plataforma para submeter a candidatura reparei que diz que é entre 1 e 4 de fevereiro, tentei entrar mas logo no passo para selecionar o curso não aparece nada, é erro deles?

Frederico Esteves Viana

Membro Caloiro
Matrícula
11 Novembro 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Ver anexo 23943Alguém que vá concorrer à NMS pode-me esclarecer uma coisa, no pdf que eles disponibilizaram no site diz que as candidaturas são entre 13 e 22 de fevereiro, mas na plataforma para submeter a candidatura reparei que diz que é entre 1 e 4 de fevereiro, tentei entrar mas logo no passo para selecionar o curso não aparece nada, é erro deles?
Olá! Enviei-lhes à bocado um mail e responderam a dizer que as datas em que decorrem o concurso são as que estão no Edital. 😅

Menf

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2023
Olá! Alguém que se tenha candidatado ao curso de Medicina na Ualg nos últimos anos? Algumas digas em relação às provas cognitivas?

Obrigada desde de já! :)

Matrícula
3 Maio 2016
Olá!

Estive a ler este fio que é bastante grande e queria só confirmar algumas coisas. Eu tenho média de secundário de 16.7, com exames feitos em 2013, Física e Química nota 15, Biologia e Geologia nota 16, e Matemática nota 17. Tenho uma licenciatura em Economia com média de 15 e mestrado em Economia com média 15. Tenho menos de 30 anos.

Alguém me pode esclarecer se o meu raciocínio a nível de candidaturas está correcto:

1. Para esquecer (no meu caso):

FMUP
: só abre o concurso porque é obrigada por lei. Passar à frente.
FMUC: aparentemente é necessário que a licenciatura seja na área para ter uma candidatura viável pelo que já li aqui senão é excluida
ICBAS: as minhas médias são insuficientes e acho que não há prova
UAlg: só para licenciaturas "nas áreas de ciências da natureza, ciências da saúde e afins ou ciências exatas"

2. Possível:

FMUL
: é necessário que os exames sejam do ano atual? A FMUL não tem prova certo? edit: certo https://files.dre.pt/2s/2022/01/007000000/0018700197.pdf
NOVA: é necessário que os exames sejam do ano atual? A NOVA não tem prova certo? edit: certo https://www.nms.unl.pt/Portals/0/adam/NMS Generic Content/1MYE0zUD5UiYuZPAgakooA/Content/Edital CEL_Assinado.pdf
UBI: é necessário fazer a prova e uma prova de inglês
UM: é necessário fazer a prova, ainda há 10 mini provas que pelo despacho parecem ser mini entrevistas https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/LicenciaturasMI/Documents/Despacho_RT-87_2022.pdf

Notas sobre as provas da UBI e UM:

UBI
: O contéudo e formato das provas estão bastante explicitados no website, não há nada que enganar. Mas uma dúvida é, a prova de conhecimentos está em português ou inglês? E qual é o livro do ucat/ukcat que recomendam para preparar?
UM: Vejam no mega que está atrás algures acho que é na página 349 deste fio, e vejam a estrutura para a prova de conhecimentos. Corrijam me se me engano mas não me parece que seja a descontar, não vi nada acerca disso. Alguém tem alguma ideia de como são as 10 mini provas (prova de competências transversais) e do que os examinadores procuram nos candidatos?

Ainda acerca da UM, alguém tem ideia se existem provas semelhantes a esta na estrutura que sirvam para podermos treinar?

Para concluir:

Enganei-me nalguma coisa ou falta alguma coisa aqui?

Já agora, se me quiserem dizer quais são os grupos mais atuais onde falam uns com os outros eu agradecia muito 😄
Olá! Entre neste grupo, se quiseres :) CEL 2023

Matrícula
3 Maio 2016
Alo!! Irei concorrer ao concurso especial de medicina para licenciados.
Ainda não tenho a certeza a que universidades irei concorrer, mas acho que poderíamos criar um grupo no whatsapp com futuros concorrentes, para podermos todos partilhar ideias, feedbacks, provas, material de estudo etc.
Se alguém estiver interessado mande-me email para raquelgomes51@hotmail.com com o número de telemóvel :)
Olá! Penso também que foi criado um grupo, deixo aqui o link: CEL 2023
Caso tenham criado outro, poderiam deixar aqui também o link? Agradeço desde já, e muito boa sorte a todos! :D