Acesso a Medicina para Licenciados

Beatriz M.

Membro
Matrícula
3 Maio 2016

Attachments

• Edital_CEATGL.PDF
    64.2 KB · Visitas: 16
Última edição:
  • Love
Reactions: Sunnya

Sunnya

Membro
Matrícula
28 Dezembro 2020
Última edição:

Mafalda sala

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2020
Olá. Há muita coisa que posso falar sobre as entrevistas, é um tema muito extenso. Queres saber concretamente o quê? Exemplos de entrevistas? Como proceder em cada uma? Como proceder é algo complexo, fiz um ficheiro baseado num livro que comprei o ano passado, e tenho alguns exemplos de entrevistas que já sairam em ficheiro Word. Sugeria que quem quisesse informação mais detalhada que entrasse em contacto via mensagem privada para que eu possa enviar o que tenho por mail. Eu sei que pode haver muita gente com muitas dúvidas mas devido ao tema ser complexo iria entupir as páginas do forúm com informações muito específicas.
Boa tarde será que me poderia enviar esses ficheiros para o seguinte email sff mafaldasala21@icloud.com muito obrigada ☺️

Katy23

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2023
Este ano quase não saiu nada de secundário, as perguntas de química eram bastante acessíveis (parecidas com as de escolha múltipla do exame nacional). Saiu bastante histologia (sistema reprodutor, identificar estruturas e células), basicamente era quase tudo biologia molecular e celular. A nível de matemática saiu muito pouco (probabilidades e estatística).
Se me lembrar de mais alguma coisa coloco aqui. Mas acho que se estudares pelos de manuais de preparação dos exames de secundário consegues. O que a meu ver é essencial é estudar o Alberts.
Muita sorte para todos agora na fase dos resultados, e nunca desistam.

Olá Joana! Estou a preparar-me para a PC da Uminho. Por acaso tens resumos de quando fizeste a tua preparação? obrigada.

Filipa_Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2022
Boa tarde
Estava a pensar concorrer para medicina pelo concurso especial para licenciados mas gostava que me esclarecessem algumas dúvidas. Já agora se uma pessoa se candidatar e não foi selecionada na primeira fase pode voltar a concorrer no ano a seguir? Obrigada

RicardoP

Membro
Matrícula
8 Setembro 2020
Boa tarde
Estava a pensar concorrer para medicina pelo concurso especial para licenciados mas gostava que me esclarecessem algumas dúvidas. Já agora se uma pessoa se candidatar e não foi selecionada na primeira fase pode voltar a concorrer no ano a seguir? Obrigada
Boa tarde,
Sim, pode-se candidatar todos os anos, independentemente da fase.
Quais são as dúvidas?

Filipa_Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2022
Boa tarde,
Sim, pode-se candidatar todos os anos, independentemente da fase.
Quais são as dúvidas?
Boa tarde,
Obrigada.
Gostaria de saber quais os conteúdos que costumam sair na prova e quais os tópicos que são abordados na entrevista. De uma forma geral, perceber como funcionam essas duas fases porque é tudo novo e não conheço ninguém que tenha se candidatado por esse concurso.

RicardoP

Membro
Matrícula
8 Setembro 2020
Boa tarde,
Obrigada.
Gostaria de saber quais os conteúdos que costumam sair na prova e quais os tópicos que são abordados na entrevista. De uma forma geral, perceber como funcionam essas duas fases porque é tudo novo e não conheço ninguém que tenha se candidatado por esse concurso.
Neste link tem tudo para responder a essas questões :)

Post automatically merged:

Neste link tem tudo para responder a essas questões :)

Bem, afinal parece que faltam muitos documentos nessa pasta, estive a ver agora. Antes estava completa.

Na prova de conhecimentos, sai desde Biologia 10º, 11º e 12º, assim como BioCell e BioQuímica. O manual do Albert's cobre estes últimos dois, mas convém aprofundar alguns temas, como Imuno e Histologia. Também sai sempre FQ dos três anos.

Quanto à prova de competências transversais, é uma série de entrevistas/role play de situações associadas a ética e deontologia, assim como avaliação de competências pessoais, como soft skills.

Última edição:

caveolina-Dii

Membro
Matrícula
22 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Olá! Candidatei me ao icbas por regime especial licenciados e recebi notificação sobre audiência de interessados alguém sabe o que é?
Olá Catarina,
basicamente, nesse caso, a audiência de interessados consiste num direito que o candidato tem, em caso de não concordar com a forma como a sua candidatura foi avaliada, de apresentar uma "reclamação" por escrito ao membros da comissão de seleção.

MARIANAROCA

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2023
Obrigado :) mandei vir um livro que chegou hoje mesmo de 1250 perguntas do UKCAT, vou ver se como o livro nestes 2 meses que restam. Preciso de um notão para ter hipóteses e estou determinadíssimo em fazê-lo acontecer :P
Olá pessoal! Entrei o ano passado na UBI pelo concurso de licenciados, se precisarem de ajuda em algo, é só dizer 😁

Pessoalmente, ajudou-me bastante ter feito exercícios do livro UKCAT! Também acho que quanto mais nervoso vais, pior é, até porque como o tempo é muito curto para resolução de exercícios é muito importante permaneceres calmo. Alguma coisa que precisarem e eu conseguir ajudar é só dizerem 😉
Ola MAARIANA-A, precisava falar contigo. Podes enviar-me o teu email ou tlm pf. Obrigado

FilipaB

Membro
Matrícula
21 Fevereiro 2017
Boa noite,

Alguém tem perguntas ou tópicos de perguntas dos anos anteriores dos exames da FMUP para licenciados?
Obrigada!

• Like
Reactions: _mia_

apm13

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2023
Bom dia. Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: sou mestre em Psicologia Clínica. Fiz licenciatura e depois mestrado. Gostava de realizar as provas de acesso a medicina através do concurso especial para licenciados na UMinho. Eles valorizam a nota de mestrado a quem tem mestrado, ou mesmo com mestrado valorizam apenas a nota de licenciatura?

caveolina-Dii

Membro
Matrícula
22 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Bom dia. Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: sou mestre em Psicologia Clínica. Fiz licenciatura e depois mestrado. Gostava de realizar as provas de acesso a medicina através do concurso especial para licenciados na UMinho. Eles valorizam a nota de mestrado a quem tem mestrado, ou mesmo com mestrado valorizam apenas a nota de licenciatura?
Olá,
pelo que vi no regulamento, na UMinho para poderes ser admitida ao concurso tens de ter nota mínima de 14 na licenciatura (nesta fase só conta a nota da licenciatura). Depois, se fores admitida, fazes a prova de conhecimentos e se correr bem (se ficares entre os alunos admitidos à fase seguinte) fazes a prova de competências transversais. Só nesta última fase é que eles aplicam uma fórmula onde a nota do mestrado é tida em conta. Ou seja, eles só valorizam a nota de mestrado na fase final do concurso.

• Like
Reactions: ZenaoDCítio

ZenaoDCítio

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
EMUM
Olá,
pelo que vi no regulamento, na UMinho para poderes ser admitida ao concurso tens de ter nota mínima de 14 na licenciatura (nesta fase só conta a nota da licenciatura). Depois, se fores admitida, fazes a prova de conhecimentos e se correr bem (se ficares entre os alunos admitidos à fase seguinte) fazes a prova de competências transversais. Só nesta última fase é que eles aplicam uma fórmula onde a nota do mestrado é tida em conta. Ou seja, eles só valorizam a nota de mestrado na fase final do concurso.
É isso mesmo ;)

• Like
Reactions: caveolina-Dii

tomaspvalentim

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2023
ola gostava de saber como funciona o programa para licenciados para ingresso a medicina na ubi por favor
Post automatically merged:

Olá pessoal! Entrei o ano passado na UBI pelo concurso de licenciados, se precisarem de ajuda em algo, é só dizer 😁

Pessoalmente, ajudou-me bastante ter feito exercícios do livro UKCAT! Também acho que quanto mais nervoso vais, pior é, até porque como o tempo é muito curto para resolução de exercícios é muito importante permaneceres calmo. Alguma coisa que precisarem e eu conseguir ajudar é só dizerem 😉
eu preciso mesmo de ajuda preciso de perceber como funciona o programa para licenciados da ubi para medicina

Última edição: