Acesso a Medicina para Licenciados

jj1234

Membro
Matrícula
26 Novembro 2015
Olá a todos!

Quero deixar aqui o que espero que seja um conjunto de ajudas a toda a gente que se candidata ao concurso de medicina para licenciados. Tudo o que lerem é apenas a minha perspetiva, baseado nas minhas vivências e não pretende ser um manual que sirva a todos, apenas espero poder ajudar. Vou colocar tudo por pontos

• 2.84 GB folder on MEGA . Este é um link com imensa informação, testes passados e livros para estudarem para os vários exames/concursos. Foi feito por várias pessoas deste ano, mas a organização magnífica é cortesia da Daniela (sei que provavelmente ninguém daqui a conhece, mas a menção é devida).
  • Criem um grupo de Whatsapp. Nós criámos e foi assim que partilhámos imenso material, o qual foi disponibilizado no ponto 0.
  • Não vir da área da saúde não é impedimento. Eu vim de Economia e estudei 4 meses 5-7 horas por dia e consegui entrar no ICBAS, Lisboa, passei na prova do Minho e tive 12 na prova da FMUP (bem sei que não chegou, mas não foi mau).
  • Para quem tem bons exames nacionais recomendo candidatarem-se ao ICBAS e à Nova.
  • Caso se candidatem ao Minho recomendo vivamente a estudarem o secundário. Eu nunca peguei no Alberts e consegui passar. O resumo é: precisam de ter 11-12 valores para passar à segunda fase. O Alberts cobre 40-45 perguntas sensivelmente (outra parte é biologia de 10-12). Sendo que precisam de acertar 55-60 perguntas e normalmente 2-3 são anuladas mais vale saber TUDO de secundário e estudar um pouco o Alberts. É uma questão de probababilidade. Eu nunca peguei no Alberts mas mandando 40 perguntas à sorte era probabilisticamente falando provável de acertar 5-7 perguntas, que era o que precisava.
É isto. Se me lembrar de algo mais depois edito o texto.

PS: não se esqueçam, querem ser médicos e não economistas, vamos competir menos e cooperar mais.

Um grande abraço e boa sorte a todos!
Olá a todos,

Parte dos exames da uminho foram retirados desta pasta. Alguém tem os que estão em falta?

Obrigada.

Rs19

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2023
Olá a todos, alguém sabe a pontuação do último candidato no concurso de regime especial de licenciados 2022 de acesso a medicina? Obrigado.

Matrícula
3 Maio 2016
Boa noite! Consegue adicionar por favor! Não estou a conseguir aceder!
Obrigada
Envia-me por mensagem o teu contacto, que adicionarei :)
Post automatically merged:

FMUL. Obrigado, lapso meu.
O último candidato a entrar não sei, mas a informação que tenho de uma lista colocada aqui no Uniarea da FMUL é que o ultimo candidato a ser aceite para entrevista teve 4,47. Espero ter ajudado! :) E boa sorte! (Caso estejas a pensar candidatar-te este ano, podes entrar neste grupo se quiseres: CEL 2023)

Rs19

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2023
Envia-me por mensagem o teu contacto, que adicionarei :)
Post automatically merged:

O último candidato a entrar não sei, mas a informação que tenho de uma lista colocada aqui no Uniarea da FMUL é que o ultimo candidato a ser aceite para entrevista teve 4,47. Espero ter ajudado! :) E boa sorte! (Caso estejas a pensar candidatar-te este ano, podes entrar neste grupo se quiseres: CEL 2023)
Obrigado, já la estou! :)

Sunnya

Membro
Matrícula
28 Dezembro 2020
Pessoal, onde vocês costumam ver as datas das candidaturas para a FMUP?

Eu ando em várias secções do site da FMUP, mas não tenho a certeza qual a página certa.

Obrigada!

Matrícula
3 Maio 2016

Attachments

• Edital_CEATGL.PDF
    64.2 KB · Visitas: 22
Última edição:
  • Love
Reactions: Sunnya

Sunnya

Membro
Matrícula
28 Dezembro 2020
Última edição:

Mafalda sala

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2020
Olá. Há muita coisa que posso falar sobre as entrevistas, é um tema muito extenso. Queres saber concretamente o quê? Exemplos de entrevistas? Como proceder em cada uma? Como proceder é algo complexo, fiz um ficheiro baseado num livro que comprei o ano passado, e tenho alguns exemplos de entrevistas que já sairam em ficheiro Word. Sugeria que quem quisesse informação mais detalhada que entrasse em contacto via mensagem privada para que eu possa enviar o que tenho por mail. Eu sei que pode haver muita gente com muitas dúvidas mas devido ao tema ser complexo iria entupir as páginas do forúm com informações muito específicas.
Boa tarde será que me poderia enviar esses ficheiros para o seguinte email sff mafaldasala21@icloud.com muito obrigada ☺️

Katy23

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2023
Este ano quase não saiu nada de secundário, as perguntas de química eram bastante acessíveis (parecidas com as de escolha múltipla do exame nacional). Saiu bastante histologia (sistema reprodutor, identificar estruturas e células), basicamente era quase tudo biologia molecular e celular. A nível de matemática saiu muito pouco (probabilidades e estatística).
Se me lembrar de mais alguma coisa coloco aqui. Mas acho que se estudares pelos de manuais de preparação dos exames de secundário consegues. O que a meu ver é essencial é estudar o Alberts.
Muita sorte para todos agora na fase dos resultados, e nunca desistam.

Olá Joana! Estou a preparar-me para a PC da Uminho. Por acaso tens resumos de quando fizeste a tua preparação? obrigada.

beaishere

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2023
Olá a todos.
Estou neste momento a terminar a licenciatura de enfermagem numa faculdade pública. No entanto, não é de todo isto que quero fazer com a minha vida e queria tentar seguir o meu plano original (que por diversos fatores, acabou por me ser impedido de seguir), que é seguir enfermagem ou medicina vet. Queria tentar entrar pelo concurso para licenciados, uma vez que estou no último semestre deste curso e, se tudo correr bem, em julho termino. Queria pedir opiniões, ouvir relatos de pessoas que tenham entrado em cursos por este regime porque sinto-me francamente desmotivada e perdida.