Acesso a Medicina para Licenciados

caveolina-Dii

Membro
Matrícula
22 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Bom dia. Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: sou mestre em Psicologia Clínica. Fiz licenciatura e depois mestrado. Gostava de realizar as provas de acesso a medicina através do concurso especial para licenciados na UMinho. Eles valorizam a nota de mestrado a quem tem mestrado, ou mesmo com mestrado valorizam apenas a nota de licenciatura?
Olá,
pelo que vi no regulamento, na UMinho para poderes ser admitida ao concurso tens de ter nota mínima de 14 na licenciatura (nesta fase só conta a nota da licenciatura). Depois, se fores admitida, fazes a prova de conhecimentos e se correr bem (se ficares entre os alunos admitidos à fase seguinte) fazes a prova de competências transversais. Só nesta última fase é que eles aplicam uma fórmula onde a nota do mestrado é tida em conta. Ou seja, eles só valorizam a nota de mestrado na fase final do concurso.

• Like
Reactions: ZenaoDCítio

ZenaoDCítio

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
EMUM
Olá,
pelo que vi no regulamento, na UMinho para poderes ser admitida ao concurso tens de ter nota mínima de 14 na licenciatura (nesta fase só conta a nota da licenciatura). Depois, se fores admitida, fazes a prova de conhecimentos e se correr bem (se ficares entre os alunos admitidos à fase seguinte) fazes a prova de competências transversais. Só nesta última fase é que eles aplicam uma fórmula onde a nota do mestrado é tida em conta. Ou seja, eles só valorizam a nota de mestrado na fase final do concurso.
É isso mesmo ;)

• Like
Reactions: caveolina-Dii

tomaspvalentim

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2023
ola gostava de saber como funciona o programa para licenciados para ingresso a medicina na ubi por favor
Post automatically merged:

Olá pessoal! Entrei o ano passado na UBI pelo concurso de licenciados, se precisarem de ajuda em algo, é só dizer 😁

Pessoalmente, ajudou-me bastante ter feito exercícios do livro UKCAT! Também acho que quanto mais nervoso vais, pior é, até porque como o tempo é muito curto para resolução de exercícios é muito importante permaneceres calmo. Alguma coisa que precisarem e eu conseguir ajudar é só dizerem 😉
eu preciso mesmo de ajuda preciso de perceber como funciona o programa para licenciados da ubi para medicina

Última edição:

caveolina-Dii

Membro
Matrícula
22 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
ola gostava de saber como funciona o programa para licenciados para ingresso a medicina na ubi por favor

eu preciso mesmo de ajuda preciso de perceber como funciona o programa para licenciados da ubi para medicina
Olá Tomas,

pessoalmente não sei como funciona o concurso da UBI, mas podes sempre consultar a página da universidade e ler o regulamento e outras informações. Fica aqui o link - Serviços Académicos @ UBI . Outra coisa que reparei é que eles têm uma parte com FAQs (concurso especial de acesso - medicina) pode ser que consigas encontrar lá algumas das respostas para as tua dúvidas.

caveolina-Dii

Membro
Matrícula
22 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Olá Cátia,
deixo aqui os links dos concursos deste ano, nas faculdades em questão, para poderes consultar algumas das informações que procuras.

site da UM medicina licenciados 2023/2024 -
Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina

site da FMUP medicina licenciados 2023/2024 -
FMUP - Concurso Especial para Acesso ao Mestrado em Medicina por Titulares do Grau de Licenciado

Em ambos tens o regulamento do concurso com todas as informações relativas aos requisitos de candidatura e seriação. Tens também as matrizes das provas com indicação das matérias abordadas nas provas, tipo e número de questões, etc.

Relativamente a material de estudo, acho que alguém já partilhou por aqui, tens de verificar nas páginas anteriores...

Quanto à média do secundário apenas tem peso no concurso da FMUP. Na UM é a nota de licenciatura que conta (tem de ser superior a 14). Isto é informação que podes consultar no regulamento de cada concurso assim como as fórmulas de cálculo aplicadas para a seriação dos candidatos.

• Like
Reactions: catia_leonor

23Margarida_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2022
Bom dia.
Alguém que se tenha candidatado à Universidade de Coimbra e tenha passado à fase das entrevistas pode falar um bocadinho de como são as entrevistas em si e que tipo de perguntas costumam fazer?
Obrigada.

• Like
Reactions: Susanaxana
Matrícula
3 Maio 2016
Boa tarde a todos! 😄 Para os colegas que entraram na FMUL pelo Concurso Especial de Licenciados, muitos parabéns!! 🍀 Aqui segue um link de um grupo de whatsapp já criado, penso que seja melhor para facilitar a comunicação! 💪CEL FMUL 2023

Vieira Pinheiro

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2020
Olá a todos! Este ano vou concorrer ao ensino superior e gostava de ir para medicina, no entanto, não vou conseguir, não tenho média. Já li muitos conversas no fórum sobre este tópico e todos eles falam de cursos das ciências da saúde e li os despachos das universidades e algumas delas aceitam licenciaturas em ciências exatas e, eu gostava de saber quias as licenciaturas das ciências exatas podem ser aceites. Por exemplo, economia ou matemática aplicada ou matemática aplicada a economia e gestão ou gestão...... eu questiono estes cursos porque como tem matemática se também podem ser aceites. Obrigada pela vossa ajuda.

Cat1234

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2023
Boa noite,
Alguem tem horarios de medicina da UALG que disponibilize ou consiga explicar se é possivel trabalhar e estudar simultaneamente.
Obrigado!

Carolina Cardoso4

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2023
Bom dia,
No próximo ano, tenho planos de me candidatar ao curso de medicina na UALG. No entanto, tenho uma dúvida: os estágios de acesso a ordens profissionais contam como experiência profissional?

MafaldaAntunes

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Olá a todos,
gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer permuta depois de conseguir entrar em Medicina.
Por exemplo entrar em medicina no ICBAS e permutar depois com alguém de medicina da UM.
Obrigada pelo vosso tempo!

brunacosta03

Membro Veterano
Matrícula
7 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Olá a todos,
gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer permuta depois de conseguir entrar em Medicina.
Por exemplo entrar em medicina no ICBAS e permutar depois com alguém de medicina da UM.
Obrigada pelo vosso tempo!
Existe sim, se ambas as pessoas tiverem média superior à do último candidato das faculdades que querem entrar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Carolina Cardoso4

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2023
Bom dia 😊
Em relação à Universidade do Algarve, gostaria de saber a duração da prova de avaliação de aptidões cognitivas (quanto tempo temos em cada parte) e se é possível levar calculadora.
Obrigada

Mikiniki

Membro
Matrícula
18 Junho 2023
Então é concurso especial para acesso a medicina certo ??
Olá! Posso perguntar se chegaste a inscrever-te? Se sim, como foi? Não encontro informação nenhuma sobre isso.

Muito Obrigada.

Alguém que já tenha feito a prova de comhecimentos da UM que me possa dar algum feddback sobre as matérias mais recorrentes/abordadas? Estou com mais receio da parte da Matemática e física.

Obrigada :)

Olá, achas que me podias enviar o Alberts? Muito obrigada! :)

cristianagaiteiro@gmail.com

Obrigada
Olá! Posso perguntar se chegaste a inscrever-te? Se sim, como foi? Não encontro informação nenhuma sobre isso.

Matrícula
10 Agosto 2017
Olá, sou licenciada em Ciências Biomédicas pela UA e agora ingressei no mestrado de Investigação Clínica na FMUL mas tenho pensado em candidatar-me a Medicina para licenciados na FMUL e na NOVA. No entanto e pelo regulamento, tentar candidatar-me agora em fevereiro, sem mestrado e apenas com a licenciatura, não traz muitos benefícios e tem me deixado mais em baixo. Alguém sabe se uma Pós-graduação traz pontos de bonificação ? ou há alguém que tenha entrado na NOVA ou FMUL, sem completar o mestrado que possa dar alguma sugestão/opinião ? :) Obrigado