IST Acesso a mestrados

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCT-UNL
Esta pergunta parece ser um bocado estúpida, mas o que é a natureza e a afinidade que aparece nas colocações de mestrado? Por exemplo, LETI e MEIC têm natureza e afinidade no máximo?

Olá @Franciisco_Santos
Esta pergunta parece ser um bocado estúpida, mas o que é a natureza e a afinidade que aparece nas colocações de mestrado? Por exemplo, LETI e MEIC têm natureza e afinidade no máximo?
Afinidade mede a relação entre os conteúdos da licenciatura e os conteúdos do mestrado. Natureza tem a ver com o tipo de curso que tens e da universidade de origem.

• Like
Reactions: Wraak
Olá @Franciisco_Santos

Afinidade mede a relação entre os conteúdos da licenciatura e os conteúdos do mestrado. Natureza tem a ver com o tipo de curso que tens e da universidade de origem.
Qual destes cursos achas que saía da licenciatura com "mais natureza e afinidade", sendo que quero tirar mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no IST? Engenharia de Telecomunicações e Informática no IST ou Engenharia Informática na fct nova?

Qual destes cursos achas que saía da licenciatura com "mais natureza e afinidade", sendo que quero tirar mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no IST? Engenharia de Telecomunicações e Informática no IST ou Engenharia Informática na fct nova?
Sugiro que tentes contactar o coordenador do curso e lhe perguntes isso. Como alternativa podes ver os resultados deste ano aqui:

Mas diria que a opção do Técnico seria a mais segura.

• Like
A opção mais "acertada" é Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) porque dá-te acesso direto ao Mestrado em Informática e de Computadores no Técnico (MEIC-A ou MEIC-T) como estabelecido na Tabela de Coerência Científica deste ano. Isto basicamente quer dizer que não tem de te candidatar ao curso (e ser avaliado) e que tens acesso direto ao curso como se fosses aluno de LEIC.

Aqui tens o link: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/despacho-5772_2020-reg-ingresso_no2-ciclo.pdf

EDIT: Não sei se é o que pretendes mas também podes pedir transferência de LETI para LEIC no segundo ano já que tens imensas equivalências.

• Like
Reactions: davis
A opção mais "acertada" é Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) porque dá-te acesso direto ao Mestrado em Informática e de Computadores no Técnico (MEIC-A ou MEIC-T) como estabelecido na Tabela de Coerência Científica deste ano. Isto basicamente quer dizer que não tem de te candidatar ao curso (e ser avaliado) e que tens acesso direto ao curso como se fosses aluno de LEIC.

Aqui tens o link: https://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/despacho-5772_2020-reg-ingresso_no2-ciclo.pdf

EDIT: Não sei se é o que pretendes mas também podes pedir transferência de LETI para LEIC no segundo ano já que tens imensas equivalências.

Não sabia desse acesso direto, sounds really good, conheces mais algum curso que tenha acesso direto em MEIC?

Última edição:
Eu estou no 12 ano, e mudei de ideias sobre o curso que

Não sabia desse acesso direto, sounds really, conheces mais algum curso que tenha acesso direto em MEIC?
Os acessos diretos estão todos estabelecidos na Tabela de Coerência Científica que está no link no post acima. Os cursos são os seguites:
  • Licenciatura em Engenharia Eletrónica (LEE)
  • Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda (LEIC-A)
  • Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark (LEIC-T)
  • Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI)
  • Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC)
Obviamente, só tens acesso direto para os cursos do Técnico. Se estiveres em MEEC noutra faculdade tens de passar pelo processo normal de candidatura.

Espero ter ajudado.

Os acessos diretos estão todos estabelecidos na Tabela de Coerência Científica que está no link no post acima. Os cursos são os seguites:
  • Licenciatura em Engenharia Eletrónica (LEE)
  • Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda (LEIC-A)
  • Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark (LEIC-T)
  • Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI)
  • Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC)
Obviamente, só tens acesso direto para os cursos do Técnico. Se estiveres em MEEC noutra faculdade tens de passar pelo processo normal de candidatura.

Espero ter ajudado.
Vou investigar melhor, obrigado pela ajuda :)

• Fabulous