Acesso ao ensino superior 2019

Anisia

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2018
Bom dia. Tendo em conta que apenas pretendo candidatar-me a segunda fase de acesso ao ensino superior, é obrigatório candidatar-me a primeira fase na mesma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Anisia
Bom dia. Tendo em conta que apenas pretendo candidatar-me a segunda fase de acesso ao ensino superior, é obrigatório candidatar-me a primeira fase na mesma?
Não

Bruna Neves

Membro
Matrícula
9 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá, vou candidatar-me ao ensino superior em 2019 e tencionava candidatar-me a um curso numa dada universidade mas a minha média é inferior à do último colocado nesse curso no presente ano. Há alguma hipótese de conseguir entrar nesse curso sabendo que a diferença entre a minha média e a média do último colocado nesse curso (ambas na escala de 0 a 200) é apenas de 0,6?
Se alguém souber esclarecer-me, agradecia.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, vou candidatar-me ao ensino superior em 2019 e tencionava candidatar-me a um curso numa dada universidade mas a minha média é inferior à do último colocado nesse curso no presente ano. Há alguma hipótese de conseguir entrar nesse curso sabendo que a diferença entre a minha média e a média do último colocado nesse curso (ambas na escala de 0 a 200) é apenas de 0,6?
Se alguém souber esclarecer-me, agradecia.
Depende de como variarem as médias em 2019 (coisa que ninguém sabe xD). Mas ainda tens este ano para conseguires subir a tua média, o que ajuda sempre. :)

Reactions: Bruna Neves

Bruna Neves

Membro
Matrícula
9 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Depende de como variarem as médias em 2019 (coisa que ninguém sabe xD). Mas ainda tens este ano para conseguires subir a tua média, o que ajuda sempre. :)
Eu sei disso, mas a média que referi nessa mensagem é a máxima que posso alcançar, a não ser que os professores nos beneficiem nas opcionais e aí já teria média suficiente para entrar no curso que referi. No entanto, a margem é sempre mínima e a tendência no curso que tenho em vista é de aumentar a média do último colocado de ano para ano, daí que estou confusa.

Reactions: Blasty

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu sei disso, mas a média que referi nessa mensagem é a máxima que posso alcançar, a não ser que os professores nos beneficiem nas opcionais e aí já teria média suficiente para entrar no curso que referi. No entanto, a margem é sempre mínima e a tendência no curso que tenho em vista é de aumentar a média do último colocado de ano para ano, daí que estou confusa.
Não dá para prever tão facilmente nesta altura. Depende:
  • Se as vagas do curso aumentam, mantêm ou diminuem (Lisboa e Porto deverá ter novo corte de 5%).
  • Se os exames são mais ou menos fáceis no próximo ano e de que exames estamos a falar (e se as provas de ingresso pedidas alteram).
  • Se o curso em causa gera maior ou menos interesse dos candidatos no próximo ano (está/deixou de estar na moda?).
  • Se o número global de candidatos é maior ou menor no próximo ano.
  • Entre outros fatores mais indirectos.

Bruna Neves

Membro
Matrícula
9 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Não dá para prever tão facilmente nesta altura. Depende:
  • Se as vagas do curso aumentam, mantêm ou diminuem (Lisboa e Porto deverá novo corte de 5%).
  • Se os exames são mais ou menos fáceis no próximo ano e de que exames estamos a falar (e se as provas de ingresso pedidas alteram).
  • Se o curso em causa gera maior ou menos interesse dos candidatos no próximo ano (está/deixou de estar na moda?).
  • Se o número global de candidatos é maior ou menos no próximo ano.
  • Entre outros fatores mais indirectos.
Olá, obrigada pelo esclarecimento, entretanto estive a fazer contas e encontrei uma maneira de conseguir média superior àquela que o curso exige neste momento, mas para isso há alguns resultados que tenho de atingir, e o meu objetivo neste momento é trabalhar para isso! Obrigada mais uma vez.

Reactions: davis

tatianasofiaaa96

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2019
Eu estou a terminar um curso de aprendizagem que me dá o 12°ano. E queria saber se é obrigatório pedir a senha para a candidatura online. Se for necessário, como é que posso fazer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @tatianasofiaaa96
Eu estou a terminar um curso de aprendizagem que me dá o 12°ano. E queria saber se é obrigatório pedir a senha para a candidatura online. Se for necessário, como é que posso fazer?
Se queres concorrer pelo concurso nacional de acesso, sim. Ainda não começou o período de pedido da senha.

CarinaSantos2308

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2016
Boa tarde pessoal.
Eu tenho umas dúvidas e gostava que me pudessem esclarecer.
Em primeiro eu vou explicar a minha situação:
Eu concorri este ano (ano letivo 2018/19) e entrei. Porém parei depois do primeiro semestre. E agora gostava de voltar a concorrer no ano letivo 2019/20). Então aqui vão as minhas dúvidas:
1- eu pretendo concorrer pelo acesso normal (o mesmo do ano passado). Tenho que voltar a pedir senha no site da DGES certo?
2- quando pedir a minha senha, posso dar um e-mail diferente? (Porque troquei de e-mail, já não é o mesmo que usei quando me candidatei na primeira vez)
3- em relação á ficha enes. Tenho que pedir uma nova certo? Ainda não sei se irei fazer melhoramentos nas provas de Ingresso. Mas se não o fizer tenho que pedir á mesma uma ficha enes nova ou posso usar a do ano passado?
Desde já obrigada a quem responder. :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @CarinaSantos2308
1- eu pretendo concorrer pelo acesso normal (o mesmo do ano passado). Tenho que voltar a pedir senha no site da DGES certo?
Certo, nova senha e nova ficha ENES.
2- quando pedir a minha senha, posso dar um e-mail diferente? (Porque troquei de e-mail, já não é o mesmo que usei quando me candidatei na primeira vez)
Sim.
3- em relação á ficha enes. Tenho que pedir uma nova certo? Ainda não sei se irei fazer melhoramentos nas provas de Ingresso. Mas se não o fizer tenho que pedir á mesma uma ficha enes nova ou posso usar a do ano passado?
Certo. Tens de pedir uma nova.

Diana Sara

Membro
Matrícula
16 Julho 2017
Olá!
Alguém já sabe se já estão disponíveis os pedidos da senha de acesso para o ensino superior 2019/2020?

SóniaAraújo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2017
Olá! Fui aluna do ensino profissional e terminei o ano letivo anterior.

Tenho algumas dúvidas quanto às provas que tenho de realizar para ingressar na Universidade. O curso que quero pede-me Português ou Inglês ou Matemática.

O ano anterior fui informada que como sou aluna do profissional teria de realizar a prova de Português obrigatoriamente e mais 1 à minha escolha.

Alguém me sabe dizer se esta informação continua atualizada para o ano corrente?

Obrigada 🤗