Acesso ao ensino superior apenas com Exames Nacionais

catarinahe

Membro Caloiro
Matrícula
6 Dezembro 2020
Boa tarde :)

Gostaria de esclarecer uma dúvida e acredito que alguém aqui no fórum me consiga ajudar!

Gostaria de me candidatar a um curso no ensino superior no entanto já fiz o meu secundário há algum tempo, tal como os meus exames nacionais. A minha média não foi nada por aí além devido à minha irresponsabilidade enquanto estudante e o curso ao qual gostava de me candidatar neste momento tem uma média bastante alta... É possível candidatar-me ao ensino superior apenas com a nota dos exames nacionais? Posso inscrever-me nos exames nacionais que quiser independentemente do curso que estudei no ensino secundário? Pergunto isto pois estive em Linguas e Humanidades e agora gostaria de fazer exames nacionais de disciplinas do curso de Ciências e Tecnologias.

Desde já muito obrigada pela vossa ajuda :)

• Like
Reactions: helenarr
Solução

Gostaria de esclarecer uma dúvida e acredito que alguém aqui no fórum me consiga ajudar!

Gostaria de me candidatar a um curso no ensino superior no entanto já fiz o meu secundário há algum tempo, tal como os meus exames nacionais. A minha média não foi nada por aí além devido à minha irresponsabilidade enquanto estudante e o curso ao qual gostava de me candidatar neste momento tem uma média bastante alta... É possível candidatar-me ao ensino superior apenas com a nota dos exames nacionais? Posso inscrever-me nos exames nacionais que quiser independentemente do curso que estudei no ensino secundário? Pergunto isto pois estive em Linguas e Humanidades e agora gostaria de fazer exames nacionais de disciplinas do curso de...

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Gostaria de me candidatar a um curso no ensino superior no entanto já fiz o meu secundário há algum tempo, tal como os meus exames nacionais. A minha média não foi nada por aí além devido à minha irresponsabilidade enquanto estudante e o curso ao qual gostava de me candidatar neste momento tem uma média bastante alta... É possível candidatar-me ao ensino superior apenas com a nota dos exames nacionais? Posso inscrever-me nos exames nacionais que quiser independentemente do curso que estudei no ensino secundário? Pergunto isto pois estive em Linguas e Humanidades e agora gostaria de fazer exames nacionais de disciplinas do curso de Ciências e Tecnologias.

Desde já muito obrigada pela vossa ajuda :)
Também estou no mesmo caso. Gostaria muito de saber.
Olá.
Não é possível. Mesmo tendo passado vários anos, a média do secundário continua a contar. O que podes fazer é:
-fazer outro curso no ensino recorrente,
-ou fazer melhorias a algumas disciplinas (se não tiver passado assim tantos anos),
-ou ainda entrar noutro curso e mudares pela Mudança de par instituição/curso (se for Medicina, não dá) ou acabares o mesmo e concorreres pelo Titulares de Outros Cursos Superiores.

• Like
Reactions: catarinahe
Solução

catarinahe

Membro Caloiro
Matrícula
6 Dezembro 2020
Olá.
Não é possível. Mesmo tendo passado vários anos, a média do secundário continua a contar. O que podes fazer é:
-fazer outro curso no ensino recorrente,
-ou fazer melhorias a algumas disciplinas (se não tiver passado assim tantos anos),
-ou ainda entrar noutro curso e mudares pela Mudança de par instituição/curso (se for Medicina, não dá) ou acabares o mesmo e concorreres pelo Titulares de Outros Cursos Superiores.
Muito obrigada pelo esclarecimento 🙏

• Like
Reactions: Edgar H