Acesso ao Ensino Superior através de Curso EFA

Yolibel

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2021
Olá! Alguém me sabe dizer se um aluno que tenha concluído o ensino secundário (12o) ano pela via normal há mais de 10 anos pode concorrer ao ensino superior com um curso EFA? Ou seja, o aluno é “obrigado” a usar preferencialmente a via de acesso que concluiu em primeiro lugar ou pode usar a do curso EFA? Obrigada!!!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Alguém me sabe dizer se um aluno que tenha concluído o ensino secundário (12o) ano pela via normal há mais de 10 anos pode concorrer ao ensino superior com um curso EFA? Ou seja, o aluno é “obrigado” a usar preferencialmente a via de acesso que concluiu em primeiro lugar ou pode usar a do curso EFA? Obrigada!!!
Olá.
Um curso EFA, após a conclusão do secundário, só tem a vertente profissional, logo não pode ser usado para acesso ao ensino superior.

• Like
Reactions: Yolibel

Jigglypuff_21

Membro
Matrícula
3 Junho 2021
Curso
Engenharia eletrotécnica
Instituição
FEUP
Maiores de 23. :)

• Like

Yolibel

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2021
Olá.
Um curso EFA, após a conclusão do secundário, só tem a vertente profissional, logo não pode ser usado para acesso ao ensino superior.
Obrigada Edgar!
Post automatically merged:

Maiores de 23. :)
Obrigada! Eu tenho o 12o ano completo. Tenho licenciatura e até tenho mestrado, o que não tenho é média para entrar em Medicina que é o meu objetivo. Informei-me numa escola e disseram-me que podia fazer o 12o numa outra área e aceder com essas notas e estava a contar com me inscrever em Setembro mas recentemente informaram-me que a lei tinha mudado e que já não seria possível… :(

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Informei-me numa escola e disseram-me que podia fazer o 12o numa outra área e aceder com essas notas e estava a contar com me inscrever em Setembro mas recentemente informaram-me que a lei tinha mudado e que já não seria possível… :(
Tenho lido essa história por aqui já várias vezes, mas nunca encontrei nada de corrobora-se essa alteração. O que eu aconselho é para as pessoas pedirem na escola a fonte dessa mudança.

• Like

Yolibel

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2021
Tenho lido essa história por aqui já várias vezes, mas nunca encontrei nada de corrobora-se essa alteração. O que eu aconselho é para as pessoas pedirem na escola a fonte dessa mudança.
Tens toda a razão. Respondi ao e-mail enviado pelo Diretor da escola a solicitar a legislação para tentar perceber melhor o panorama e a partir daí nem se dignaram a responder… depois de ter estado quase um ano à espera, a contar com essa possibilidade!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Também já tentei ajudar um sujeito sobre a mesma questão e não consegui, realmente as coisas mudaram.
No teu caso eu aconselharia a contactar a escola primeiro, e no pior dos casos faria o exame dos maiores de 23 para um curso de saúde que me desse equivalências a certas cadeiras para o ano seguinte pedir transferência. Eu sei que se pode fazer transferência embora pessoas da uniarea que não gostam muito de pessoal de politécnicos venham com a treta que não. Boa sorte, espero que consigas alcançar o teu objetivo:)
Olá, car@ Jigglypuff.

No caso do curso de Medicina, a única maneira de aceder ao curso é efectivamente por duas vias:
1) o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
2) o Concurso Especial dos Licenciados.

Fora estas duas vias, nenhuma outra existe no caso exclusivo do curso de Medicina. Não existe o concurso especial de M23 nem o concurso de mudança par instituição/curso para os cursos de Medicina leccionados em Portugal. Agradecíamos que não espalhasses desinformação ou chamasses outros users de "anormais" (cito) ou teremos que tomar medidas menos simpáticas.

Muito obrigada por tentares ajudar, ainda assim! 🤗

Yolibel

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2021
Também já tentei ajudar um sujeito sobre a mesma questão e não consegui, realmente as coisas mudaram.
No teu caso eu aconselharia a contactar a escola primeiro, e no pior dos casos faria o exame dos maiores de 23 para um curso de saúde que me desse equivalências a certas cadeiras para o ano seguinte pedir transferência. Eu sei que se pode fazer transferência embora pessoas da uniarea que não gostam muito de pessoal de politécnicos venham com a treta que não. Boa sorte, espero que consigas alcançar o teu objetivo:)
Olá! Desculpa, talvez não esteja a perceber bem o que propões. Tinha a ideia de que o acesso para maiores de 23 atualmente era exclusivo para maiores de 23 sem curso superior. Sei que na altura quando este concurso especial abriu faziam-se os exames das específicas e podia-se concorrer mas depois passou a ser para pessoas que nunca tivessem entrado no ensino superior. Obrigada ☺

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Desculpa, talvez não esteja a perceber bem o que propões. Tinha a ideia de que o acesso para maiores de 23 atualmente era exclusivo para maiores de 23 sem curso superior. Sei que na altura quando este concurso especial abriu faziam-se os exames das específicas e podia-se concorrer mas depois passou a ser pra pessoas que nunca tivesse entrado no ensino superior. Obrigada
É uma ideia associada a este concurso, mas não é verdade. Se o regulamento específico da instituição não impedir explicitamente, os candidatos podem ter cursos superiores já completados.

• Like