Acesso ao Ensino Superior - Bases de Matemática A

mnilius

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2026
Boa tarde! Eu estava a pensar em ir para algum curso relacionado a tecnologia (talvez Engenharia Informática), mas sou da área de Humanidades e teria que realizar o exame de Matemática A.

Eu cheguei a comprar um livro de exame da Raiz pois disseram-me que seria o mais indicado para aprender do 0 e estava também à procura de mais recursos.

Eu queria saber se é realisticamente possível aprender matéria de 3 anos em 1 ano e se conseguisse ter uma boa nota, seria difícil acompanhar as aulas no curso de Engenharia Informática, por exemplo?

O meu professor de MACS (que também é professor de Matemática A) disse que seria complicado por não ter as bases necessárias para tal, já que MACS e Matemática A são completamente diferentes, o que me desmotivou um pouco.

O problema é que: seja qualquer que for o curso eu queria algo na área de tecnologia, pois é algo que sempre me atraiu, mas todos exigem exame de Matemática A.

E depois tenho receio de não conseguir seguir as aulas na universidade por não ter esse costume da Matemática A.

Desde já, obrigada!

Última edição:
Olá! A melhor solução seria fazeres o exame de matematica B, na dges aparece como 16 Matemática, que tem um programa muito acessível e idêntico a macs. Assim sendo, todos os politécnicos aceitam essa prova para candidatura, menos o isep, mas a escola de tecnologia e gestão do ipp aceita, seja sozinha ou em conjunto com outros exames, dependendo da escola e a maioria das faculdades privadas tambem aceita! Ainda vais a tempo de ter um bom resultado a matematica B e de entrar no curso que queres, não desistas!

• Like
Reactions: davis
Olá.
teria que realizar o exame de Matemática A.
Estritamente falando, como a Teresa disse, tens a opção de realizar Matemática B, porém, terias menos opções do que se realizares Matemática A. A Matemática B tem menos matéria. Segundo o que vi, essencialmente toca nos mesmos temas que Matemática A mas aprofunda-os menos, o que faz todo o sentido sendo que foi desenhada para 2 anos, comparados aos 3 anos de Matemática A.
Porém, aqui há um trade-off. O exame pode ser mais fácil, mas dá-te acesso a menos opções. Não concordo que seja necessariamente "a melhor solução", mas é uma opção que podes considerar.
Tens também a possibilidade de realizar Matemática B na 1ª fase e Matemática A na 2ª fase. Nesta situação, apenas poderias usar o exame de Matemática A na 1ª fase do CNAES para os cursos que exigem especificamente Matemática A, usando o exame da 1ª fase para os restantes.
Eu queria saber se é realisticamente possível aprender matéria de 3 anos em 1 ano e se conseguisse ter uma boa nota, seria difícil acompanhar as aulas no curso de Engenharia Informática, por exemplo?
É possível, sim. Depende da quantidade de esforço que estás disposta/o a aplicar, mas diria que um ano é suficiente, sim.
O meu professor de MACS (que também é professor de Matemática A) disse que seria complicado por não ter as bases necessárias para tal, já que MACS e Matemática A são completamente diferentes, o que me desmotivou um pouco.
Isto não faz sentido absolutamente nenhum. Não tiveste Matemática no 9º ano tal como qualquer estudante de Ciências Socioeconómicas ou Ciências e Tecnologias que inicia Matemática A do zero no 10º ano? A base de Matemática A é a matemática do 9º ano.
E depois tenho receio de não conseguir seguir as aulas na universidade por não ter esse costume da Matemática A.
Não tenhas. Se passares no exame de Matemática A é porque sabes a matéria, e se sabes a matéria não importa se a aprendeste com aulas ou com estudo autónomo. Se houver alguma lacuna, lá estarão os professores da universidade para te ajudar, nas orientações tutoriais, ou horário de atendimento, depende de como se organizar a universidade em que acabares por ingressar.

Deixo-te aqui alguns recursos que te poderão ajudar.
Dois canais de Youtube, com resoluções de exercícios, resumos da matéria, guias sobre como estudar para o exame, etc:
Explicamat: Explicamat
Ricardo Ferreira: Arrasa na Escola | Ricardo Ferreira
Aulas gravadas da RTP:

Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis