Acesso ao ensino superior com 10⁰ e 11⁰ ano feitos no Brasil

Rhayssa

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2021
Mensagens
1
Sou brasileira e fiz o 10⁰ e 11⁰ ano no Brasil. No início de 2021 vim para Portugal e estou acabando o 12⁰, a questão é que não sei como consigo acesso ao ensino superior, tendo em conta que não sei ao certo se vão fazer a conversão das notas ou apenas a equivalência, fazendo com que a minha média geral seja apenas a média do 12⁰ ano (Já pedi essas informações na minha escola mas não obtenho respostas concretas). Outro ponto é que a minha média com a conversão fica bem baixa, por volta dos 13, e receio que eu não consiga acesso ao ensino superior com essa média. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a esclarecer essas dúvidas.
 

Pedru358

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2021
Mensagens
1
Ola rhayssa, também tenho o ensino secundário parcialmente feito no Brasil. A nossa média de acesso ao ensino superior é baseado no despacho n.o 12 981/2007 (não tenho certeza pois é um despacho antigo e com o covid não sei se mudaram algo). quanto a equivalencia, esta sera levada em conta infelizmente porem você pode buscar saber se utilizaram a tabela correta na sua equivalencia. Equivalências Estrangeiras | Direção-Geral da Educação. busca saber se na sua escola do brasil a nota minima para aprovacao era 5 6 ou 7
 

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Mensagens
228
receio que eu não consiga acesso ao ensino superior com essa média
Acesso "ao ensino superior" consegues - podes é não conseguir entrar na tua 1ª opção. As médias não são iguais para todos os cursos. Por exemplo, Engenharia Civil tem média de acesso na ordem do 12 - com 13 conseguias.

E ainda é importante falar dos exames. Dependendo da universidade a que te candidatas, a média dos exames constitui até 50% da média de candidatura.
Se tivesses 17, por exemplo, e média interna de 13, terias média de candidatura de 15.