Acesso ao ensino superior com metade do secundário feito em curso profissional

MafaldaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Olá, comecei o secundário em ciencias e tecnologias, acabei o 10º ano com media de 16 e depois reprovei no 11º ano com aproveitamento da nota de ingles, fiz novamente o 11º ano e terminei com média de 16. Depois de acabar o 11º ano não quis continuar em CT e decidi inscrever-me num curso de 1 ano que me dá equivalência ao 12º ano + nivel 4. Estou agora a fazer esse curso On The Job - Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e devo acabar o curso em outubro. Tenho interesse em ir para a universidade depois de fazer este curso. No site das escolas diz que é possível concorrer ao ensino superior. A minha questão é: como? do que preciso para ter acesso ao ensino superior? media do secundario + exames? como faço a minha média de secundário? posso juntar as médias dos 3 anos (2 anos em CT+ 1 em curso profissional)? Ou conta apenas a média deste curso que estou a fazer? Tenho que fazer os exames nacionais necessários para entrar no curso que quero concorrer ou posso fazer exames específicos para quem está num curso profissional? Ainda vou a tempo de fazer esses exames para este ano? Acho que o meu caso não é muito comum mas de qualquer forma espero que alguém me possa dar respostas para estas perguntas 😬 Obrigada

Solução
Olá, comecei o secundário em ciencias e tecnologias, acabei o 10º ano com media de 16 e depois reprovei no 11º ano com aproveitamento da nota de ingles, fiz novamente o 11º ano e terminei com média de 16. Depois de acabar o 11º ano não quis continuar em CT e decidi inscrever-me num curso de 1 ano que me dá equivalência ao 12º ano + nivel 4. Estou agora a fazer esse curso On The Job - Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e devo acabar o curso em outubro. Tenho interesse em ir para a universidade depois de fazer este curso. No site das escolas diz que é possível concorrer ao ensino superior. A minha questão é: como? do que preciso para ter acesso ao ensino superior? media do secundario + exames? como faço a...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá, comecei o secundário em ciencias e tecnologias, acabei o 10º ano com media de 16 e depois reprovei no 11º ano com aproveitamento da nota de ingles, fiz novamente o 11º ano e terminei com média de 16. Depois de acabar o 11º ano não quis continuar em CT e decidi inscrever-me num curso de 1 ano que me dá equivalência ao 12º ano + nivel 4. Estou agora a fazer esse curso On The Job - Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e devo acabar o curso em outubro. Tenho interesse em ir para a universidade depois de fazer este curso. No site das escolas diz que é possível concorrer ao ensino superior. A minha questão é: como? do que preciso para ter acesso ao ensino superior? media do secundario + exames? como faço a minha média de secundário? posso juntar as médias dos 3 anos (2 anos em CT+ 1 em curso profissional)? Ou conta apenas a média deste curso que estou a fazer? Tenho que fazer os exames nacionais necessários para entrar no curso que quero concorrer ou posso fazer exames específicos para quem está num curso profissional? Ainda vou a tempo de fazer esses exames para este ano? Acho que o meu caso não é muito comum mas de qualquer forma espero que alguém me possa dar respostas para estas perguntas 😬 Obrigada
Olá @MafaldaSilva
O que conta será o curso que concluíste, que será o curso profissional que frequentas. E é a média desse curso unicamente que usas para efeitos de acesso. Tens 2 caminhos para entrar no ensino superior numa licenciatura:
- Via o concurso nacional de acesso, em que terás de realizar apenas os exames nacionais pedidos como prova de ingresso. Ainda podes fazer a inscrição, pagando uma multa de 25 euros. Sabe mais neste artigo.
- Via o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes em que farias os exames das próprias faculdades. Ainda não se sabe as informações para o concurso deste ano, sendo que só poderias concorrer a cursos da mesma área que o curso profissional, se se mantiver a forma como tem funcionado.

Outra alternativa seria concorreres aos CTeSPs:

• Like
Reactions: Diana Ladyness
Solução