Acesso ao ensino superior depois de 2 anos sem estudar

Klancy Lare

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
Boa noite!
Acabei o 12°ano em 2018 e pretendo entrar, provavelmente, em 2022 para o ensino superior.
No entanto, estou super confusa devido aos exames e médias.
Alguém me pode explicar como é que funcionam as médias e os exames, e como me posso inscrever?
Consigo mudar a média?
Se não a minha média final é a que conta com os exames nacionais feitos em 2018 (A que dizia na ficha ENES)? E a PI é a que farei agora (ou seja, não muda rigorosamente nada e não poderei entrar em cursos com média superior às minha)?
Obrigada!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite!
Acabei o 12°ano em 2018 e pretendo entrar, provavelmente, em 2022 para o ensino superior.
No entanto, estou super confusa devido aos exames e médias.
Alguém me pode explicar como é que funcionam as médias e os exames, e como me posso inscrever?
Consigo mudar a média?
Se não a minha média final é a que conta com os exames nacionais feitos em 2018 (A que dizia na ficha ENES)? E a PI é a que farei agora (ou seja, não muda rigorosamente nada e não poderei entrar em cursos com média superior às minha)?
Obrigada!
Olá.
A tua classificação final do secundário ainda continua válida. Se as melhorias voltarem, poderás melhorar nas disciplinas sujeitas a exame nacional.
Os exames nacionais feitos em 2018 já não serão válidos em 2022 como provas de ingresso , por isso, terás de repetir os que te interessam.
A inscrição nos exames não difere muito da inscrição feita em 2018. Se for na escola onde terminaste o secundário, é igual. Caso contrário, só precisas de levar, além do Boletim de inscrição nos exames e do Cartão de Cidadão, o comprovativo de conclusão do secundário e o teu Boletim de Vacinas.
Qualquer outras dúvidas, dispõe.

beltaquadrada

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2021
Boa noite,
Estou numa situação parecida. Terminei também o secundário em 2019 e estou agora a meio da licenciatura mas queria mudar e queria realizar a prova de matemática A mas não sei bem como proceder... Já vi que a data do exame é a 13 de Julho mas não sei onde me inscrever e exatamente o que levar.

Obrigado!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite,
Estou numa situação parecida. Terminei também o secundário em 2019 e estou agora a meio da licenciatura mas queria mudar e queria realizar a prova de matemática A mas não sei bem como proceder... Já vi que a data do exame é a 13 de Julho mas não sei onde me inscrever e exatamente o que levar.

Obrigado!
Olá.
Ainda não se sabe a data das inscrições, mas o processo de inscrição é semelhante ao que tu fizeste em 2019.
Se for na escola onde terminaste o secundário, basta levares o cartão de Cidadão e o Boletim de inscrição, comprado na própria escola. Se for noutra da tua área de residência, terás de levar também o Certificado de conclusão do Secundário e o teu Boletim de Vacinas.

• Like
Reactions: Tomasferreira2809