Acesso ao ensino superior depois de concluir ensino recorrente

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Ricardofrc

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2018
Bom dia eu preciso de ajuda no meu caso, para não ter mais surpresas como tenho tido, é um pouco complexo mas vou tentar ser bem explicito.

Portanto eu entrei no curso de ciências e tecnologias em 2012/2013 e fiz o meu 10 ano em que tive 8 a matematica
Em 2013/2014 fiz o meu 11º ano tive 10 a matemática e completei os exames de biologia e geologia e física e química
Em 2014/2015 só não consegui concluir a matemática porque tive negativa no exame nacional
Em 2015/2016 Fiz melhoria a português e voltei a não conseguir ter positiva no exame nacional de matemática e levei a exame 11 na disciplina de matemática

Em 2016/2017 Decidi passar para o ensino nocturno no qual fui surpreendido pois como a minha nota interna de matemática nos 3 ano era positiva, tinha de fazer uma disciplina que ainda não tinha, escolhi a geologia da qual acabei com 14 (conclui o ensino secundário )

Este ano lectivo estou decidido a tirar uma boa nota no exame nacional de matemática para ingressar no ensino superior onde apenas preciso da mesma para concorrer .

As minhas questões são:

No meu certificado de habilitações não tenho nenhum exame realizado (foi me dito que apenas aparece na ficha enes), e sabendo que os exames das disciplinas bienais passaram de validade, não preciso de os fazer de novo certo?

Foi também me dito que tenho de me inscrever a dois exames nacionais para poder concorrer, ou seja a matemática e outra isto é certo?

E queria também saber como posso calcular a minha media de acesso

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ricardofrc
No meu certificado de habilitações não tenho nenhum exame realizado (foi me dito que apenas aparece na ficha enes), e sabendo que os exames das disciplinas bienais passaram de validade, não preciso de os fazer de novo certo?
Certo.
Foi também me dito que tenho de me inscrever a dois exames nacionais para poder concorrer, ou seja a matemática e outra isto é certo?
Não é. Só precisas de fazer os exames pedidos como prova de ingresso, contando para a CFCEPE 4 exames, que podem ter sido realizados em anos anteriores. Tens aqui como se calcula a CFCEPE:
Média - Ensino Recorrente

• Like
Reactions: Ricardofrc

Ricardofrc

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2018
Obrigado, entretanto cheguei a conclusão que quero ingressar em um Curso CTESP no IPS Produção aeronautica, e preciso de ajuda. segundo a minha média qual é a que vai servir para ingressar o 12 ou o 11
Sem Título.png

Outra coisa é uma media muito fraca será que existe alguma possibilidade de ter sucesso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado, entretanto cheguei a conclusão que quero ingressar em um Curso CTESP no IPS Produção aeronautica, e preciso de ajuda. segundo a minha média qual é a que vai servir para ingressar o 12 ou o 11
Ver anexo 2796

Outra coisa é uma media muito fraca será que existe alguma possibilidade de ter sucesso?
Deve ser o 11, que é a tua média do secundário para efeitos de acesso. Sobre as tuas possibilidades depende muito se o curso em causa é muito concorrido ou não, varia muito. O melhor será fazeres essa pergunta à instituição.

Ricardofrc

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2018
ok vamos supor que seja 11 a minha média, mediante os colocados do ano passado sabendo que o curso tinha 22 vagas:

Link da imagem: bcbcv
bcbcv.png

Eu entrava? porque pelo que entendi não foram preenchidas as 22 vagas, mas acho estranho ter vagas por preencher e não existir colocados com notas de 13 para baxio

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
ok vamos supor que seja 11 a minha média, mediante os colocados do ano passado sabendo que o curso tinha 22 vagas:

Link da imagem: bcbcv
Ver anexo 2800

Eu entrava? porque pelo que entendi não foram preenchidas as 22 vagas, mas acho estranho ter vagas por preencher e não existir colocados com notas de 13 para baxio
Nesse caso, desde que cumprisses as condições exigidas, entravas sim, pois como referes não foram preenchidas todas as vagas. Verifica se essa classificação que aí aparece é mesmo a nota do secundário e não outra qualquer média em que entres outras componentes como exames da instituição ou entrevistas.

Ricardofrc

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2018
Ultima questão: eu terminei o ensino secundário por via noturna, (RECORRENTE), no site do ips diz que podem se candidatar alunos do ensino secundário regular, eu estou inserido?
asdsdasd.png

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Ultima questão: eu terminei o ensino secundário por via noturna, (RECORRENTE), no site do ips diz que podem se candidatar alunos do ensino secundário regular, eu estou inserido?
Ver anexo 2814
O teu curso é uma habilitação legalmente equivalente ao secundário, pelo que têm de te deixar concorrer.

Kryniawild

Membro
Matrícula
21 Fevereiro 2018
Curso
Arquitetura
Instituição
Faculdade de Arquitetura UL
Vou expor a seguinte situação:

Alguém que tenha concluído o 12° Ano no ensino recorrente, por módulos capitalizáveis no ensino noturno em Humanidades, pode concorrer ao concurso de acesso ao ensino superior apenas com as provas de ingresso exigidas? Ou é obrigado a realizar na mesma os 4 exames (2 exames bienais, exame de português, 1 exame trienal).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Kryniawild
Vou expor a seguinte situação:

Alguém que tenha concluído o 12° Ano no ensino recorrente, por módulos capitalizáveis no ensino noturno em Humanidades, pode concorrer ao concurso de acesso ao ensino superior apenas com as provas de ingresso exigidas? Ou é obrigado a realizar na mesma os 4 exames (2 exames bienais, exame de português, 1 exame trienal).
Para efeitos de acesso é obrigado a realizar os 4 exames, sendo a sua média do secundário para efeitos de acesso calculada segundo esta fórmula:

• Like
Reactions: Kryniawild

Kryniawild

Membro
Matrícula
21 Fevereiro 2018
Curso
Arquitetura
Instituição
Faculdade de Arquitetura UL
Olá @Kryniawild

Para efeitos de acesso é obrigado a realizar os 4 exames, sendo a sua média do secundário para efeitos de acesso calculada segundo esta fórmula:
Obrigada pela resposta! 😊 Pergunto ainda:
Por quanto tempo esses 4 exames ficam válidos para efeitos de acesso ao ensino superior (não sendo para prova de ingresso nesse caso sei que é válido no próprio ano da realização e nos 2 anos seguintes).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigada pela resposta! 😊 Pergunto ainda:
Por quanto tempo esses 4 exames ficam válidos para efeitos de acesso ao ensino superior (não sendo para prova de ingresso nesse caso sei que é válido no próprio ano da realização e nos 2 anos seguintes).
Desde que foi aplicada essa regra têm sido aceite exames para efeitos de cálculo da CFCEPE que tenham sido realizados depois de 2006 (altura da última grande reforma dos exames nacionais).

• Like
Reactions: Kryniawild

Carolfigueiredo

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Boa tarde, tenho uma amiga que gostava de ingressar no ensino recorrente, mas foi lhe negado uma vez que as CIF são positivas. Ficando assim com história e Português por concluir. O que poderá fazer para entrar no ensino recorrente ou terminar o 12ºano. Deixo a folha de habilitações para ser mais facil perceber a situação e me poderemajudar.
37687862_1751876768192790_523286033521967104_n.jpg

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Carolfigueiredo
Boa tarde, tenho uma amiga que gostava de ingressar no ensino recorrente, mas foi lhe negado uma vez que as CIF são positivas. Ficando assim com história e Português por concluir. O que poderá fazer para entrar no ensino recorrente ou terminar o 12ºano. Deixo a folha de habilitações para ser mais facil perceber a situação e me poderemajudar.
Ver anexo 4925
Deram-lhe a informação errada, ela pode ir para o recorrente.

Carolfigueiredo

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Como assim nós fomos a secretaria da Escola e disseram nos que não que ela não podia! Como podemos reclamar disso e explicar a situação

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como assim nós fomos a secretaria da Escola e disseram nos que não que ela não podia! Como podemos reclamar disso e explicar a situação
A secretaria é que tem de vos explicar porque é que ela não pode e onde é que na legislação é que isso está escrito. O que não faltam aqui no fórum é casos similares a esses de pessoas que acabaram por concluir o secundário no recorrente.

• Like
Reactions: ph+

ph+

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2016
A secretaria é que tem de vos explicar porque é que ela não pode e onde é que na legislação é que isso está escrito. O que não faltam aqui no fórum é casos similares a esses de pessoas que acabaram por concluir o secundário no recorrente.
@davis sabes de algum e-mail ou entidade legal que possamos contactar para tirar dúvidas para ingresso no ensino superior vindo do recorrente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
@davis sabes de algum e-mail ou entidade legal que possamos contactar para tirar dúvidas para ingresso no ensino superior vindo do recorrente?
Acesso ao superior é com a DGES.

keve

Membro
Matrícula
17 Fevereiro 2017
Boas tenho uma duvida.
Eu "terminei" o 12ºano em 2018, só que fiquei com uma disciplina em atraso (matemática). E terminei essa disciplina esse ano, com o ensino recorrente, visto que nao foi me dada nenhuma nota nessa disciplina, eu queria saber como sao feitas as medias? se as notas do secundário nao vai contar para a media(fiz todos os exames)? tenho essa duvida.

obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @keve
Eu "terminei" o 12ºano em 2018, só que fiquei com uma disciplina em atraso (matemática). E terminei essa disciplina esse ano, com o ensino recorrente, visto que nao foi me dada nenhuma nota nessa disciplina, eu queria saber como sao feitas as medias? se as notas do secundário nao vai contar para a media(fiz todos os exames)? tenho essa duvida.
O ensino recorrente tem novas nos respectivos módulos, pelo que se concluíste a disciplina tens de ter uma classificação. As tuas restantes notas foram convertidas para o recorrente também, contanto essa média para efeitos de candidatura ao ensino superior. O melhor no teu caso será esclareceres a situação com a escola do recorrente em causa, para que possas obter as tuas notas.

• Like
Reactions: keve