Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23??

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

AnaSofiaPCF

Membro
Matrícula
17 Abril 2017
Instituição
FCSH
Bom dia,

Antes de mais peço desculpa pois não tenho a certeza a que tópico pertence a minha questão.

Vou, este ano letivo, terminar a licenciatura em Tradução na FCSH, mas desde o ano passado que meti na cabeça que queria fazer Engenharia Informática ou algo a isso relacionado (basicamente o que quero é trabalhar em vídeojogos, mas só me apercebi disso no meu primeiro ano de faculdade). O meu problema é que fiz o secundário em Línguas e Humanidades. Gostava bastante de matemática até ao 9º ano, e depois segui MACS, que até me correu bem. A minha questão é, qual a melhor maneira de ingressar? Fazendo o exame de Matemática A e candidatar-me normalmente? Nesse caso, a média com que acabei o secundário não contará para nada (porque foi noutra área) e só a nota do exame é que conta para me candidatar, certo? Ficaria um ano em "casa" a estudar matemática. Ou devo escolher o acesso para maiores de 23, idade que terei depois desse ano parada? Mas li algures que tal não era possível se já tivéssemos concluído uma licenciatura, por isso estou algo indecisa. Acho que o melhor era fazer o exame nacional, mas como não tive bases tenho algum receio (além disso devo ter cálculo na faculdade, como raio vou fazer isso sem bases a matemática não sei, mas vou). Também tenho algum receio relacionado com a questão da idade, por causa do mercado de trabalho e do facto de provavelmente não conseguir entrar no Técnico onde é tudo tão prestigiado (ou seja, onde se diz estarem as oportunidades), mas isso é outra questão à parte. Estou aberta a outras hipóteses e sugestões, claro! Obrigada por toda a ajuda.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @AnaSofiaPCF
Fazendo o exame de Matemática A e candidatar-me normalmente? Nesse caso, a média com que acabei o secundário não contará para nada (porque foi noutra área) e só a nota do exame é que conta para me candidatar, certo?
Nesse caso a tua média do secundário continuaria a contar.

Os melhores caminhos parecem-me o concurso nacional ou o concurso especial para titulares de outros cursos superiores (onde estão incluídos os licenciados).

AnaSofiaPCF

Membro
Matrícula
17 Abril 2017
Instituição
FCSH
Olá @AnaSofiaPCF

Nesse caso a tua média do secundário continuaria a contar.

Os melhores caminhos parecem-me o concurso nacional ou o concurso especial para titulares de outros cursos superiores (onde estão incluídos os licenciados).
Mesmo tendo passado 5 anos, mais ou menos? E apesar de ter sido em humanidades? Não nos dizem estas coisas quando nos tentamos informar noutras instituições.

Podes-me dar alguma informação sobre o concurso especial para titulares de outros cursos superiores? A única coisa da qual tenho conhecimento é quando se tenta entrar com outro curso superior já concluído mas aí depende muito da semelhança dos cursos, é isso?

Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mesmo tendo passado 5 anos, mais ou menos? E apesar de ter sido em humanidades? Não nos dizem estas coisas quando nos tentamos informar noutras instituições.
Mesmo se for daqui a 30, independentemente do teu curso do secundário. Pelo concurso nacional de acesso conta sempre a média do secundário.

Podes-me dar alguma informação sobre o concurso especial para titulares de outros cursos superiores? A única coisa da qual tenho conhecimento é quando se tenta entrar com outro curso superior já concluído mas aí depende muito da semelhança dos cursos, é isso?
Como é um concurso especial cabe a cada instituição definir as suas próprias regras. No caso do IST tens aqui mais informação:
Titulares de Curso Médio e Superior

AnaSofiaPCF

Membro
Matrícula
17 Abril 2017
Instituição
FCSH
Mesmo se for daqui a 30, independentemente do teu curso do secundário. Pelo concurso nacional de acesso conta sempre a média do secundário.

Como é um concurso especial cabe a cada instituição definir as suas próprias regras. No caso do IST tens aqui mais informação:
Titulares de Curso Médio e Superior
Obrigada, vou-me tentar informar o melhor possível.

• Like
Reactions: davis
Matrícula
29 Setembro 2016
Boa noite,

Tenho um problema semelhante, e como foi dito, nunca nos informam em condições destas coisas nas escolas (secundárias e superiores) e é por causa disso que vos peço ajuda, por favor.

Tenho 24 anos, estou a tentar ingressar no ensino superior desde os 21 (eu não entrei logo aos 18 na uni porque não tinha capacidades financeiras e acabei por não ter das melhores médias, então fiquei desencorajada). Nos primeiros dois anos fiz provas de ingresso e, ou nunca foram suficientes ou o curso que eu procurava tinha mesmo uma média demasiado alta (neste caso era Psicologia no ISCTE e na Faculdade de Psicologia de Lisboa ou Fisioterapia no Instituto Politécnico de Setúbal). Este ano tentei entrar pelos CTESP e fui mal informada, as coisas não correram bem.
Considerando que não tenho sido devidamente guiada e informada, peço-vos por favor uma dica, porque já não sei mais o que fazer.

Vale a pena fazer as provas M23, ou é preferível eu tentar as provas de ingresso? Já consultei as faculdades em questão e pelo que percebo, se quiser candidatar-me pelos M23 não posso ter provas de ingresso válidas. A minha média de secundário é baixinha (12,9) mas eu estou a dar o litro para tentar subir essa média e acabo por esbarrar nas portas porque não me explicam as coisas em condições nos GAES ou porque de repente decidem dar prioridades aos profissionais, eu já nem sei, estou completamente desnorteada.
A este ponto ainda quero tentar entrar em Psicologia, mas já abri opções para outras áreas de saúde. A este ponto também já pondero alguma coisa dentro da área da multimédia e até mesmo em ensino básico.

Eu quero mesmo estudar e construir a minha vida, por favor. Desculpem o post enorme mas já estou em modo de desespero e foi-me aconselhado vir aqui pedir ajuda. Espero não soar como uma velha chata, mas estou farta de passar os últimos três verões a contar os dias até Setembro e ver todo o trabalho ir por água abaixo porque alguma coisa ficou por ser feita ou por falta de comunicação.

Cumprimentos e obrigada pelo vosso tempo.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @daniela.santos93
Vale a pena fazer as provas M23, ou é preferível eu tentar as provas de ingresso? Já consultei as faculdades em questão e pelo que percebo, se quiser candidatar-me pelos M23 não posso ter provas de ingresso válidas.
Não percebi, mas tens essas provas de ingresso válidas para o curso que queres concorrer?

Matrícula
29 Setembro 2016
Olá @daniela.santos93

Não percebi, mas tens essas provas de ingresso válidas para o curso que queres concorrer?
Para psicologia ainda tenho uma prova de Biologia e Geologia (passa de prazo para o ano). Como preciso de Português (que tenho de refazer), tenho de decidir se faço os exames ou não.
Pela tua pergunta, o que impede a candidatura por M23 é ter em posse as provas de ingresso para o curso a que me candidato (e não qualquer prova de ingresso)?
De facto é isso que me faz confusão.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Pela tua pergunta, o que impede a candidatura por M23 é ter em posse as provas de ingresso para o curso a que me candidato (e não qualquer prova de ingresso)?
As provas de ingresso do curso e instituição em causa. Se esse pede português, e não tens esse exame feito, podes concorrer via maiores de 23 anos.

Matrícula
29 Setembro 2016
As provas de ingresso do curso e instituição em causa. Se esse pede português, e não tens esse exame feito, podes concorrer via maiores de 23 anos.
Obrigada.
Eu sei que isto vai soar parvo, mas há alguma desvantagem entre os M23 e as provas de ingresso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigada. :)
Pode ser que corra melhor e que entre desta vez. Vou-me informar acerca dos procedimentos.
Fazes bem, boa sorte. Já agora, se puderes votar no link em baixo agradecia. :smile:

eder_ventura

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Boa tarde. tenho uma d´´uvida. eu posso concorrer a um determinado curso pelo regime de maiores de 23 e depois candidatar-me a outros cursos pelo regime normal de acesso ao ensino superior no mesmo ano letivo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @eder_ventura
Boa tarde. tenho uma d´´uvida. eu posso concorrer a um determinado curso pelo regime de maiores de 23 e depois candidatar-me a outros cursos pelo regime normal de acesso ao ensino superior no mesmo ano letivo?
Desde que não seja o mesmo, sim, é possível.

DianaCruz

Membro Caloiro
Matrícula
3 Setembro 2018
Olá!
Tenho uma questão relativamente ao acesso ensino superior:
Pretendo inscrever na faculdade de ciências através de M23 mas já me inscrevi nos exames nacionais para ter mais hipóteses de entrar.
Se eu não entrar nos M23 posso concorrer com os exames nacionais? Um descarta o outro ou não?

Obrigadas!!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @DianaCruz
Se eu não entrar nos M23 posso concorrer com os exames nacionais? Um descarta o outro ou não?
Não podes entrar nos maiores de 23 se estiveres habilitada a entrar pelo concurso nacional de acesso. Se não estás agora, porque ainda tens de fazer os exames nacionais, podes tentar primeiro fazer os exames de maiores de 23, tento em conta que costumam ser antes, e depois conforme correr decides se vais ou não aos exames nacionais.

DianaCruz

Membro Caloiro
Matrícula
3 Setembro 2018
Ok obrigada! O problema é que decorre nas mesmas datas ou seja só sei os resultados de M23 a 5 de julho e os exames nacionais são na última semana de junho..
Posso me inscrever na 2 fase em que condições?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Ok obrigada! O problema é que decorre nas mesmas datas ou seja só sei os resultados de M23 a 5 de julho e os exames nacionais são na última semana de junho..
Posso me inscrever na 2 fase em que condições?
A 1ª fase de exames é obrigatória. Nesse caso vais ter mesmo de escolher, porque se fores aos exames nacionais, e tiveres positiva, ficando em condições de concorrer (salvo realização de pré-requisitos ou outros requisitos específicos do curso em causa), deixas de estar habilitada a concorrer via os maiores de 23 anos.

• Like
Reactions: DianaCruz