Acesso ao ensino superior pelo Ensino Recorrente

Miriam

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2015
Boa tarde;

Agradecia que me esclarecessem uma dúvida. Este ano frequentei o ensino recorrente para subir média. Quero-me candidatar ao ensino superior e disseram-me que há vagas "especiais" para alunos que frequentaram o recorrente. É mesmo assim? ou tenho que concorrer normalmente pelo concurso normal?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Miriam
Essa informação é falsa, concorres às mesmas vagas que os restantes alunos.

• Like
Reactions: Miriam

Wortindz

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Olá a todos, estou com algumas dúvidas em relação à média do ensino recorrente visto que na secretaria da escola onde me vou inscrever me estarem a dizer que sou obrigado a fazer 4 exames porque venho do recorrente.
Eu estive no ensino secundário público mas acabei por fazer Matemática e Física e Química no Recorrente.
Já tenho o certificado do Nível Secundário de educação que me foi atribuído este ano, no entanto já perdi a validade de alguns exames nacionais que tinha feito enquanto estive no ensino público.
Mas se a média do ensino recorrente calcula-se com 70% da média em que tive 14 , mais a média dos 4 exames nacionais que eu já fiz estou apto para me candidatar ao ensino superior. Supostamente apenas preciso do exame de candidatura com mais de 9,5 ? Ainda não consegui perceber se os exames que fiz se mantêm validos para este calculo. E mesmo que sejam em 2ª fase ou 1ª conta sempre a melhor nota e não interessa se foi como interno ou externo ?
Estou um bocado confuso porque fiz exames no ensino público, alguns como interno outros externo e depois enquanto acabava no recorrente também fiz exames como externo.
Acho que não sou obrigado a fazer os 4 exames visto que já os fiz anteriormente e a média interna mais os 4 exames dá-me positivo. Apenas preciso de matemática para ingresso, em que tive menos de 9,5 . E se este ano tiver melhor nota também muda a média aritmética dos 4 exames calculo eu.

Obrigado

Ivan Barbeira

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2017
Curso
Antropologia
Instituição
Universidade Coimbra
A tua média final é calculada com a tua nota final mais 30% do valor dos exames que tu colocaste a realizar como Internos. Quer seja 1º fase ou 2º fase o que tiver melhor nota é o que é usado para calcular a tua média interna. Mas se realizares os exames este ano, quando te candidatares à 1º fase de candidaturas do ensino superior só é válida a média interna com que terminaste no final dos exames de 1º fase.
Agora quer o exame seja interno ou externo ele apenas tem validade para te candidatares ao ensino superior durante 3 anos, pelo qual talvez alguns dos teus exames já não sejam válidos. Para além disso, sim, precisas que o teu exame seja de pelo menos 9,5 para ser válido na candidatura ao ensino superior (pelo menos por agora)
Portanto se precisas de matematica para o que queres entrar, sim este ano terás de ter mais de 9,5 para te candidatares e provavelmente a tua média ainda poderá subir umas décimas o que dá sempre jeito.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Agora quer o exame seja interno ou externo ele apenas tem validade para te candidatares ao ensino superior durante 3 anos, pelo qual talvez alguns dos teus exames já não sejam válidos. Para além disso, sim, precisas que o teu exame seja de pelo menos 9,5 para ser válido na candidatura ao ensino superior (pelo menos por agora)
Esta validade apenas diz respeito à utilização dos exames nacionais como prova de ingresso. Para efeitos de cálculo da CFCEPE podem ser utilizados exames nacionais realizados desde 2006. A CFCEPE calcula-se desta forma:
Média - Ensino Recorrente

• Like
Reactions: AnaSilva1234

emanuelcruz9

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2017
Boa noite, a situação é a seguinte: era aluno do curso de Ciências e Tecnologias e terminei o 12º ano com positiva a todas as disciplinas à excepção de Matemática A.
No 10º ano tirei 8 ou 9 a matemática (1ª dúvida - posso ou não entrar num Ctsp com nega no 10º ano ou funciona com a média com o 11º embora seja uma disciplina trienal)
Na primeira inscrição do 11º tirei 7 a matemática e reprovei a FQ no exame. (no ano seguinte repeti ambas as disciplinas como interno: Matemática A - 13 ou 14 valores no fim do ano e FQ 13 ou 14 também com 13 no exame nacional na primeira fase).
No 12º ano (11º a matemática) aprovei a todas as disciplinas e tive 11 no exame nacional de português.
No presente ano encontrava-me a repetir o 12º ano de matemática mas por motivos familiares, laborais, etc, vi-me obrigado a anular a matrícula e a ter de fazer a disciplina como externo. Entretanto vi que não me consegui preparar o suficiente para o tal exame e não me inscrevi.
A última e principal dúvida é: posso frequentar o ensino superior mediante o ensino recorrente para acabar o secundário? (estive a pesquisar e dizem que preciso de fazer todos os exames do curso mas que os que já fiz continuam válidos). Sei que não vou conseguir fazer exame de matemática nem um curso do ensino superior que a envolva, portanto pedia soluções que a afastassem do meu futuro.
PS: Tive negativa no exame de biologia e geologia mas tinha nota interna suficiente para passar. Posso repetir esse exame visto que é só marrar mesmo, não me parece que custe muito. Posso dirigir-me à escola para ter os valores certos sobre as notas que tirei em todos os anos e nos exames.
Obrigado pela ajuda,
Emanuel Cruz

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @emanuelcruz9
No 10º ano tirei 8 ou 9 a matemática (1ª dúvida - posso ou não entrar num Ctsp com nega no 10º ano ou funciona com a média com o 11º embora seja uma disciplina trienal)
Não podes.
A última e principal dúvida é: posso frequentar o ensino superior mediante o ensino recorrente para acabar o secundário? (estive a pesquisar e dizem que preciso de fazer todos os exames do curso mas que os que já fiz continuam válidos). Sei que não vou conseguir fazer exame de matemática nem um curso do ensino superior que a envolva, portanto pedia soluções que a afastassem do meu futuro.
Podes fazer um ano zero ou disciplinas isoladas enquanto acabas essa disciplina:
Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea
PS: Tive negativa no exame de biologia e geologia mas tinha nota interna suficiente para passar. Posso repetir esse exame visto que é só marrar mesmo, não me parece que custe muito. Posso dirigir-me à escola para ter os valores certos sobre as notas que tirei em todos os anos e nos exames.
Podes repetir o exame, sim, é uma escolha tua.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então a única opção que tenho é ano zero ou disciplinas isoladas para ir para o ensino superior?
Sem ter o ensino secundário completo, sim. Embora, como é referido no artigo, implica que concluas o secundário e faças os exames nacionais pedidos como prova de ingresso.

Excepto caso tenhas mais de 23 anos, aí podes tentar o concurso especial próprio destes alunos.

Matrícula
20 Setembro 2016
Boa noite mais uma vez.
Inscrevi-me este ano no ensino recorrente e conclui o secundário por essa via.

Entretanto inscrevi-me no exame de Biologia e Geologia para usar como prova de ingresso para acesso ao ensino superior, exame esse que me correu super bem e em que estou confiante de ter uma boa nota.

Sei que tenho de ter realizados 4 exames, no meu caso no Curso de Ciências e Tecnologias, Português, Matemática A, Geometria Descritiva A e Biologia e Geologia.

Os exames de Português e Matemática A foram realizados em 2010, o exame de Geometria Descritiva A foi realizado em 2009 e o de Biologia este ano.

Os exames que realizei em 2009 e 2010 podem ser usados para o calculo dos 30% na média de ensino recorrente para efeitos de prosseguimento de estudos ? E o exame de Biologia e Geologia que realizei este ano pode ser usado também para o calculo da média dos 4 exames e, também, como prova de ingresso ?

Os exames que realizei em 2009 e 2010 foram feitos numa escola diferente da escola onde fiz o exame de Biologia e Geologia este ano.
Aquando da saída das notas dos exames da 1ºFase, ao pedir a ficha ENES, terei de entrar em contacto com a escola onde fiz os exames em 2009 e 2010 antes de pedir a ficha ENES na instituição onde realizei o exame este ano ? Ou essa instituição assimila essa informação automaticamente pelo facto de me ter pedido o extrato e certificado de habilitações onde consta a realização e notas desses exames que fiz em 2009 e 2010 ?

Agradeço desde já uma eventual resposta :)

Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Carlos Correia
Os exames que realizei em 2009 e 2010 podem ser usados para o calculo dos 30% na média de ensino recorrente para efeitos de prosseguimento de estudos ? E o exame de Biologia e Geologia que realizei este ano pode ser usado também para o calculo da média dos 4 exames e, também, como prova de ingresso ?
Sim, podem ser usados realizados desde 2006. Sim, para as 2 coisas.
Aquando da saída das notas dos exames da 1ºFase, ao pedir a ficha ENES, terei de entrar em contacto com a escola onde fiz os exames em 2009 e 2010 antes de pedir a ficha ENES na instituição onde realizei o exame este ano ? Ou essa instituição assimila essa informação automaticamente pelo facto de me ter pedido o extrato e certificado de habilitações onde consta a realização e notas desses exames que fiz em 2009 e 2010 ?
A escola onde estás a realizar agora os exames já tem essa informação.

• Like
Reactions: Carlos Correia

Pedro147

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2020
Boas tardes, estou 12°ano e já chumbei a físico química porque apesar de ter tirado 11 no décimo e décimo primeiro ano mas fui a exame e tirei 4 logo não passei. Ainda estou a acabar mas também duvido muito que passe a matemática. Estou a pensar entrar no ensino recorrente e fazer físico química e matemática, posso fazê-lo? Depois de fazer essas disciplinas no ensino recorrente posso entrar no ensino superior com o exame de português?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas tardes, estou 12°ano e já chumbei a físico química porque apesar de ter tirado 11 no décimo e décimo primeiro ano mas fui a exame e tirei 4 logo não passei. Ainda estou a acabar mas também duvido muito que passe a matemática. Estou a pensar entrar no ensino recorrente e fazer físico química e matemática, posso fazê-lo? Depois de fazer essas disciplinas no ensino recorrente posso entrar no ensino superior com o exame de português?
Podes, ao passares para o recorrente ficas com FQ A feita (a média interna é positiva), só tens de fazer matemática. E sim, podes usar o exame de português como prova de ingresso se este for, pelo menos, 9,5.
Relembrando que no recorrente para a tua "média do secundário", a média dos 4 exames(português, matemática A e de 2 bienais) vale 30% desta.

Pedro147

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2020
Podes, ao passares para o recorrente ficas com FQ A feita (a média interna é positiva), só tens de fazer matemática. E sim, podes usar o exame de português como prova de ingresso se este for, pelo menos, 9,5.
Relembrando que no recorrente para a tua "média do secundário", a média dos 4 exames(português, matemática A e de 2 bienais) vale 30% desta.
Pode voltar a explicar essa parte dos 30% não consegui perceber bem

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Pode voltar a explicar essa parte dos 30% não consegui perceber bem
A tua Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos, CFCEPE, é composta 70% pela média do recorrente e 30% pela média dos 4 exames nacionais (Português, Matemática A e duas bienais).