Acesso ao Ensino Superior via CTESP

Eduarda Silva

Membro Caloiro
Matrícula
7 Dezembro 2016
Olá, estou a frequentar o ctesp de termalismo e bem estar e gostaria de concorrer à licenciatura de Terapia ocupacional mal acabasse o ctesp.
As minhas dúvidas são as seguintes, sendo aluna de um ctesp:
- tenho que fazer uma prova de ingresso especial sempre que quiser me candidatar a uma licenciatura através dos concursos especiais ou posso entrar diretamente na licenciatura;
- a probabilidade de eu entrar numa licenciatura é menor se concorrer através dos concursos especiais;
- o que devo fazer para concorrer aos concursos especiais;
- é possível concorrer ao concurso nacional e ao concurso especial ao mesmo tempo.
Aguardo resposta

André Filipe Melo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
Olá, a tua situação foi a mesma que a minha o ano passado, felizmente tive opção de escolha depois de entrar :smiley:

Então é assim:

• "Só" te podes candidatar a politécnicos (caso não queiras fazer exames nacionais) e através dos concursos especiais para titulares de CTESP;
  • Em relação as provas "especificas" tem cuidado, há politécnicos que pedem as tais provas, há politécnicos que pedem exame nacional e há politécnicos que não pedem nada, estes últimos entras diretamente com o pagamento de uma taxa "gordinha diga-se de passagem".
  • Obviamente irás ter menor chance de entrar, será feita a seriação pela nota, claro as melhores notas entram;
  • São afixadas as vagas para cada politécnico;
  • Cada politécnico tem as suas datas de candidatura e saída de resultados.
Uns conselhos, prepara um bom dinheiro, pois vais precisar para as candidaturas e documentos (Comprovativo como terminas-te o curso, as notas que obtiveste nas cadeiras do CTESP).

Caso saibas que entraste em um dos politécnicos mas não é o teu preferido e o que pretendes ainda demora uns dias, informa-te do prazo que tens para a matricula, pois caso faças matricula nos dois (por medo de perder a vaga no que já tinhas entrado) e posteriormente pretendas anular essa primeira matricula, terás de pagar 50% da propina, caso anules até 31 de janeiro (esta data pode mudar consoante o instituto) e os 100% caso passes esse dia. Infelizmente cai nesta ratoeira por falta de informação.

ATENÇÃO há politécnicos que dizem aceitar alunos pelo concurso especial de titulares de CTESP mas posteriormente dão prioridade aos alunos que frequentaram o instituto. Foi o que me aconteceu com o que pretendia, embora tendo melhor nota que todos os alunos do instituto, pois eles tem prioridade. No entanto alegaram que o curso que frequentei (CTESP) não era compatível com a licenciatura que pretendia tirar. Hoje sou caloiro no ISEC (onde o curso é igual ao lecionado nessa instituição).

Em relação ao teu curso, deves verificar em quais os politécnicos que são pedidas estas mesmas provas de ingresso (a mim foi no IP Lisboa e no ISE Porto pediram exame nacional).

Boa sorte :grinning:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Caso saibas que entraste em um dos politécnicos mas não é o teu preferido e o que pretendes ainda demora uns dias, informa-te do prazo que tens para a matricula, pois caso faças matricula nos dois (por medo de perder a vaga no que já tinhas entrado) e posteriormente pretendas anular essa primeira matricula, terás de pagar 50% da propina, caso anules até 31 de janeiro (esta data pode mudar consoante o instituto) e os 100% caso passes esse dia. Infelizmente cai nesta ratoeira por falta de informação.
Atenção que as condições de anulação da matrícula variam conforme a instituição em causa.

• Like
Reactions: André Filipe Melo

André Filipe Melo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
Atenção que as condições de anulação da matrícula variam conforme a instituição em causa.
Exatamente, cada instituição tem as suas regras e as suas normas... É preciso ter cuidado e verificar para cada uma. Obrigado pela correção 😀

• Like
Reactions: davis

Eduarda Silva

Membro Caloiro
Matrícula
7 Dezembro 2016
Olá, a tua situação foi a mesma que a minha o ano passado, felizmente tive opção de escolha depois de entrar :smiley:

Então é assim:

• "Só" te podes candidatar a politécnicos (caso não queiras fazer exames nacionais) e através dos concursos especiais para titulares de CTESP;
  • Em relação as provas "especificas" tem cuidado, há politécnicos que pedem as tais provas, há politécnicos que pedem exame nacional e há politécnicos que não pedem nada, estes últimos entras diretamente com o pagamento de uma taxa "gordinha diga-se de passagem".
  • Obviamente irás ter menor chance de entrar, será feita a seriação pela nota, claro as melhores notas entram;
  • São afixadas as vagas para cada politécnico;
  • Cada politécnico tem as suas datas de candidatura e saída de resultados.
Uns conselhos, prepara um bom dinheiro, pois vais precisar para as candidaturas e documentos (Comprovativo como terminas-te o curso, as notas que obtiveste nas cadeiras do CTESP).

ATENÇÃO há politécnicos que dizem aceitar alunos pelo concurso especial de titulares de CTESP mas posteriormente dão prioridade aos alunos que frequentaram o instituto. Foi o que me aconteceu com o que pretendia, embora tendo melhor nota que todos os alunos do instituto, pois eles tem prioridade. No entanto alegaram que o curso que frequentei (CTESP) não era compatível com a licenciatura que pretendia tirar. Hoje sou caloiro no ISEC (onde o curso é igual ao lecionado nessa instituição).

Em relação ao teu curso, deves verificar em quais os politécnicos que são pedidas estas mesmas provas de ingresso (a mim foi no IP Lisboa e no ISE Porto pediram exame nacional).

Boa sorte :grinning:
Olá, obrigado pela resposta e desculpa o facto de responder só agora.
Surgiu-me mais uma questão em relação aos concursos que dão acesso ao ensino superior.
Eu como vou concorrer a um politécnico através do concurso especial e através do concurso normal sou "obrigada" a realizar dois pre-requisitos?

André Filipe Melo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
Olá, obrigado pela resposta e desculpa o facto de responder só agora.
Surgiu-me mais uma questão em relação aos concursos que dão acesso ao ensino superior.
Eu como vou concorrer a um politécnico através do concurso especial e através do concurso normal sou "obrigada" a realizar dois pre-requisitos?
Olá, eu não sei se podes fazer as duas modalidades da candidatura, uma vez que as vagas dos concursos especiais são poucas.
Mas sim, caso possas terás de realizar ambos os pré-requisitos.

Cristina Melo

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Boa tarde, tirei um CTeSP no IPPortalegre e gostava de tirar a licenciatura na mesma área (Animação Sociocultural), mas infelizmente essa licenciatura não tem no Politécncio que tirei o CTeSP. Gostava de saber se consigo entrar noutro Politécnico através do concurso especial via CTeSP.
Se sim, como faço a candidatura (Via e-mail, online, por correio)?
E se posso candidatar-me em mais que um Politécnico?
Aguardo resposta, Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Gustavo101

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2018
Boas a todos, eu estou a pensar em me inscrever no CTesP de manutenção eletromecânica no Instituto Politecnico de Coimbra, mas tenho uma duvida no que toca a seguir o ensino superior apos completar o CTesP, no site diz o seguinte:
Os diplomados no CTeSP em Manutenção Eletromecânica podem ingressar nas seguintes Licenciaturas do ISEC, através de candidatura pelos Concursos Especiais:
• Licenciatura em Engenharia Eletromecânica
• Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica
• Licenciatura em Engenharia Mecânica

Isto quer dizer que com este CTesP so poderei depois ingressar um desses cursos no Politecnico? Digo isto pois gostava de seguir Engenharia Mecânica mas na Faculdade de Ciencias e Tecnologias da Universidade de Coimbra, porque o plano de estudos me agrada mais.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Gustavo101
Isto quer dizer que com este CTesP so poderei depois ingressar um desses cursos no Politecnico? Digo isto pois gostava de seguir Engenharia Mecânica mas na Faculdade de Ciencias e Tecnologias da Universidade de Coimbra, porque o plano de estudos me agrada mais.
Não necessariamente, mas no mesmo instituto será sempre mais fácil. Terias de ver junto da FCT se conseguirias com o teuj CTeSP ter acesso ao concurso especial.

SemNome

Membro
Matrícula
17 Março 2018
Boas malta,
Sabem-me dizer, se, sendo titular de um curso CTESP é preciso realizar exames nacionais ou têm-se uma entrada direta para uma licenciatura ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @SemNome
Sabem-me dizer, se, sendo titular de um curso CTESP é preciso realizar exames nacionais ou têm-se uma entrada direta para uma licenciatura ?
Podes concorrer ao concurso especial para titulares de CTeSPs em que a instituição define as suas provas de ingresso. Se concorreres a uma universidade são os exames nacionais, enquanto que se concorreres a cursos do ensino politécnico são provas da própria instituição.

Carolinamonteiro99

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2019
Boa tarde, estou com dúvidas sobre o acesso a uma licenciatura (mestrado integrado em medicina veterinária)
Estou no último ano de um CTeSP na Escola Superior Agrária de Coimbra, e gostava de ingressar numa área relacionada com animais, daí a medicina veterinária.
Os únicos exames que tenho do secundários são da área de ciências sócio-economicas, e estes já não têm prazo de validade.
Já contactei vária universidades e algumas pedem o exame de biologia, mas eu não o tenho.
Que deva fazer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Carolinamonteiro99
Estou no último ano de um CTeSP na Escola Superior Agrária de Coimbra, e gostava de ingressar numa área relacionada com animais, daí a medicina veterinária.
Os únicos exames que tenho do secundários são da área de ciências sócio-economicas, e estes já não têm prazo de validade.
Já contactei vária universidades e algumas pedem o exame de biologia, mas eu não o tenho.
Que deva fazer?
O acesso através do concurso especial para titulares de CTeSPs prevê que se peça provas de ingresso, sendo que variam conforme o curso seja:
- Do ensino universitário: em que as provas de ingresso são satisfeitas através de exames nacionais.
- Do ensino politécnico: em que as provas de ingresso são satisfeitas através de exames locais feitos pelas próprias instituições.

Zipora

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2019
Instituição
Politécnico de Leiria
Olá André, o que queres dizer com "taxa gordinha"? Isso seria no caso de te candidatares a uma instituição diferente da que fizeste o CTESP
Por exemplo, se fazes o CTESP e queres seguir Licenciatura na mesma instituição, também pagas isso?

Última edição: