Acesso ao Ensino Superior via CTESP

fmcs17

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2019
Bom dia.

Tenho duvidas em relação ao acesso à licenciatura. Fiz um curso tecnológico e profissional em informática que equivale ao 12º ano e em seguida fiz um CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, gostaria de fazer uma licenciatura em desporto que é uma área completamente diferente. A minha dúvida é se tenho de fazer exames nacionais ou se tenho outra opção para ingressar na licenciatura visto que isto seria só para o próximo ano.

Aguardo pela resposta, obrigado.

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Bom dia.

Tenho duvidas em relação ao acesso à licenciatura. Fiz um curso tecnológico e profissional em informática que equivale ao 12º ano e em seguida fiz um CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, gostaria de fazer uma licenciatura em desporto que é uma área completamente diferente. A minha dúvida é se tenho de fazer exames nacionais ou se tenho outra opção para ingressar na licenciatura visto que isto seria só para o próximo ano.

Aguardo pela resposta, obrigado.
Boas,

Segundo a minha experiência e dos protocolos da minha faculdade, tinhas mobilidade dentro da faculdade mas quando se tratavam de areas diferentes havia uma componente na seriação dada por valores que terias mais baixo, porque vinhas de outra area.

Atenção, isto foi onde eu tirei o meu CTeSP... não sei como andam os ingressos nas outras faculdades, mas quando tirei o meu tinha mobilidade apenas para a instituição em que tinha tirado o curso. A maioria das outras instituições ainda não sabiam o que eram o CTeSP e não tinha esse regime ( para teres uma noção, a minha turma foi a primeira a existir dentro da minha faculdade).

No teu caso, acho que deves entrar em contacto com a instituição em que te formaste e verificar se eles têm essa hipótese, caso contrário agora muitas das faculdades já aceitam esse regime de acesso mas com provas internas(não são exames). Desporto eu apontaria para talvez uma biologia ou algo desse género, mas convém confirmares e informares te com as faculdades.

Boa sorte!

AlexisN94

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2020
Boas. Estou a tirar um CTeSP em Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis na ESTG (IPP). Depois de o concluir posso tentar a minha sorte e concorrer a Eng. Informática no ISEP ou estou limitado à ESTG?
É que pelo menos no edital de concursos especiais do IPP, o único CTeSP listado que dá acesso ao ISEP é o do próprio ISEP 😟
Edital Concursos Especiais 2019/2020 (na última página)

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas. Estou a tirar um CTeSP em Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis na ESTG (IPP). Depois de o concluir posso tentar a minha sorte e concorrer a Eng. Informática no ISEP ou estou limitado à ESTG?
É que pelo menos no edital de concursos especiais do IPP, o único CTeSP listado que dá acesso ao ISEP é o do próprio ISEP 😟
Edital Concurso 2019/2020 (na última página)
Posso estar errado, mas isso é só para a dispensa da realização de provas de ingresso.Podes te candidatura à mesma, terás é de realizar as provas de ingresso pedidas pelo par curso/instituição. Os critérios de seriação são, principalmente, a creditação e média de unidades curriculares que sofrem a creditação. Mas confirma com a instituição.
Esse edital é o ano passado, do que procurei, não há ainda a deste ano.

Cátias

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Olá, a minha pergunta é a seguinte: para entrar em CTeSP, é preciso exames? ou só é preciso a aprovação das disciplinas do ensino secundário?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Cátias
Olá, a minha pergunta é a seguinte: para entrar em CTeSP, é preciso exames? ou só é preciso a aprovação das disciplinas do ensino secundário?
Cabe a instituição decidir, sendo que se houver provas são realizadas pela própria instituição. Tipicamente não são feitas provas.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Atribuição da senha de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
C Dúvidas sobre acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Ensino Recorrente/Acesso ao Ensino Superior Ensino Secundário 1
L Covid-19: Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 43
A Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 17
F Acesso ao ensino superior com exame 2018 Concurso Nacional e Locais - Público 9
R Acesso ao ensino superior de alunos de anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 97
M Acesso ao Ensino Superior 3 anos após Ensino Secundário Ensino Superior 0
Ângela0104 Onde é que se vê a nota de acesso ao ensino superior privado? Concursos Institucionais – Privado 6
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 17
M Dúvidas Acesso Ensino Superior - 2ºvez Concurso Nacional e Locais - Público 38
P Como melhorar a média de acesso ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 21
S Acesso ao ensino superior privado Concursos Institucionais – Privado 40
F Duvida de acesso ao ensino superior para maiores de 23 sem o secundario concluido. Concurso Nacional e Locais - Público 4
L Acesso ao ensino Superior com CET e área CNAEF diferente Concurso Nacional e Locais - Público 1
T Acesso ao ensino superior 2019 Concurso Nacional e Locais - Público 29
Isabelsps 2ª fase do concurso de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 0
P Cálculo de média para Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 26
A Transferência de universidade através do Concurso de Acesso ao ensino superior - Equivalências Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
Luís V Melhoria da média de acesso ao ensino superior vs. novos programas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 20
D Externato e acesso ao ensino superior Ensino Secundário 3
JoanaRodrigues99 Acesso ao ensino superior privado Concursos Institucionais – Privado 3
K Cidadão português no estrangeiro - Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
Ricardofrc Acesso ao ensino superior depois de concluir ensino recorrente Ensino Secundário 17
filipa carreira Idade Máxima para Fazer Exames de Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 58
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Arquivo 1
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Concurso Nacional e Locais - Público 18
I Acesso ao Ensino Superior em Psicologia Arquivo 1
M Média de Acesso ao Ensino Superior Arquivo 1
João Feliciano Será que o método de acesso ao Ensino Superior é justo? Concurso Nacional e Locais - Público 63
Ricardo_TC Cálculo da média Ensino Profissional para acesso ao Ensino Superior Ensino Superior 81
M GAES - Gabinete de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 15
Caíssa Alguém sabe quais serão as potenciais mudanças no acesso ao ensino superior a partir do próximo ano? Concurso Nacional e Locais - Público 13
T Acesso ao ensino superior para emigrantes portugues Concurso Nacional e Locais - Público 1
T Acesso ao ensino superior sem fazer os exames nacinais. Qual a melhor opção? Concurso Nacional e Locais - Público 10
M Acesso ao ensino superior pelo Ensino Recorrente Concurso Nacional e Locais - Público 16
L Cursos Profissionais - Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 286
JoanaLima Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2092
Jhonny Monteiro Acesso ao ensino para filho de emigrante no Brasil Concurso Nacional e Locais - Público 1
anonimous acesso ao ensino secundario 2 anos depois. Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Acesso ao Ensino Regular Via Curso Profissional Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Acesso local ou maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 1
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Acesso à AM no ano letivo 2020/2021 Academia Militar 1
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
C Universidades privadas influenciam o acesso ao mundo do trabalho? Ensino Superior 5
M Alguém tem acesso a exercícios Iave Filosofia em pdf? Obrigada Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Previsão médias acesso 2020/2021 Candidatos 2020/2021 53