Acesso ao Ensino Superior

Boa tarde já conclui o meu 12º ano em 2016, porém quero fazer este ano os exames nacionais para o acesso ao ensino superior, de Português e História A. Já preenchi o boletim de inscrição no mês de Abril e o acesso da senha à candidatura online, é necessário fazer algo mais? E sobre o exames ainda permanecem nas datas previstas?
Sim, as datas ainda são as mesmas e as instruções ainda são as mesmas - sem melhorias este ano, apenas como PI.

Ok é assim eu como disse vou fazer exames de português e História A que são no dia 6 e 10 de julho, sobre os pré-requistos eu ainda não decidi qual faculdade irei mas posso fazer isso depois de terminar os exames ou tenho de fazer algo antes??

Abri o link contudo não entendi muito bem afinal o que são e para que servem os pré requisitos? Se é para dar entrada nas faculdades então não se faz apenas isso depois dos exames??

Abri o link contudo não entendi muito bem afinal o que são e para que servem os pré requisitos? Se é para dar entrada nas faculdades então não se faz apenas isso depois dos exames??
Os pré-requisitos variam, dependendo da tipologia, mas fazem-se depois dos exames, mas nem todos os cursos superiores pedem. Confirma se as tuas opções pedem pré-requisitos, porque normalmente os cursos de Humanidades não os pedem 😅

OK pronto mediante algumas licenciaturas que tenho em mente por ex: jornalismo, recursos humanos, marketing, relações publicas são cursos de humanidades certo?
Sim, nenhum desses cursos tem pré-requisitos. O que deves fazer é consultar no índice de cursos da dges os que pretendes colocar como opões, quando há pré-requisitos, a página indica-te que há pré-requisito e a qual grupo pertence.

Boa tarde, será que alguém me consegue explicar em que consiste propriamente a preferencia habitacional e se, ao fazer a candidatura, temos de entregar algum papel relativo a isso ou eles assumem essa preferencia sozinhos?
Obrigado.

Boa tarde, será que alguém me consegue explicar em que consiste propriamente a preferencia habitacional e se, ao fazer a candidatura, temos de entregar algum papel relativo a isso ou eles assumem essa preferencia sozinhos?
Obrigado.
Olá, Catarina. Recomendo que leias este pequeno artigo sobre a preferência regional. Ele está redigido de forma muito sintética e compreensível. Alguma dúvida que tenhas, dispõe. Tens o link aqui: Preferência Regional | Uniarea

Olá!! Tenho algumas dúvidas sobre o acesso ao ensino superior, nomeadamente se eu sou obrigada a escolher mais do que 1 opção e se só posso escolher opções que tenham o exame que fiz como opção de acesso certo? E se acabar por entrar noutro curso, dá para mais tarde mudar para o que tinha como primeira opção ? E se sim como?
Obrigada!!

Olá!! Tenho algumas dúvidas sobre o acesso ao ensino superior, nomeadamente se eu sou obrigada a escolher mais do que 1 opção e se só posso escolher opções que tenham o exame que fiz como opção de acesso certo? E se acabar por entrar noutro curso, dá para mais tarde mudar para o que tinha como primeira opção ? E se sim como?
Obrigada!!
-Podes só meter uma opção. E no total, podes selecionar até 6 opções.

-Podes pôr opções para as quais não tens exames feitos ou estes não estão válidos, mas não te adianta de nada, és logo excluída. Se com "o exame que fiz como opção de acesso", estás a perguntar se só podes usar os que tenhas metido SIM como prova de ingresso no boletim de Inscrição, não, podes usar todos os que tenhas feito e estejam válidos. Apesar disso, este ano, é aconselhável que assinales corretamente esse campo. Em caso de dúvida, SIM em todos os exames que fazes.

-Da lista de opções que tu metes, entras na primeira para a qual tenhas média de candidatura. Não podes trocar. A única opção seria te candidatares às fases seguintes e entrares no curso/instituição que queres. Nesse caso, a tua vaga anterior desaparece. Também te podes candidatar ao Concurso Mudança de par instituição/curso no final do 1ºano no ensino superior.

Mas imaginando que não entrava na minha primeira opção, podia, por exemplo, fazer um ano no curso em que entrei e depois pedir para mudar? Já ouvi falar em pessoas que trocam de cursos porque não gostaram ou não era aquele que queriam mas não sei como funciona.

Mas imaginando que não entrava na minha primeira opção, podia, por exemplo, fazer um ano no curso em que entrei e depois pedir para mudar? Já ouvi falar em pessoas que trocam de cursos porque não gostaram ou não era aquele que queriam mas não sei como funciona.
Sim, através do concurso de Mudança par Instituição/curso.

• Like
Reactions: Tatiana Carvalho
Sou aluna do 12 ano e este ano não realizarei o exame de matemática.
Pretendo fazer no fim do secundário um ano sabático, se eu só entrar para o ano (2021) serei prejudicada de alguma forma com estas novas normas que vieram com o covid (relativamente a medias do acesso ao ensino superior, já que este ano vão subir imenso; exame de matemática que não realizei etc...)?

Pretendo fazer no fim do secundário um ano sabático, se eu só entrar para o ano (2021) serei prejudicada de alguma forma com estas novas normas que vieram com o covid (relativamente a medias do acesso ao ensino superior, já que este ano vão subir imenso; exame de matemática que não realizei etc...)?
És aluna de Ciências e Tecnologias ou Socieconómicas no ensino regular? É que não estou a entender a parte do não fazeres o exame de Matemática (a menos que sejas do profisssional ou recorrente, aí já estou a ver a coisa). O que diria é: a menos que pretendas candidatar-te a um curso que tem Matemática como PI, não me parece que sairás prejudicada.

• Like
Reactions: Inesllllllllllg
É que não estou a entender a parte do não fazeres o exame de Matemática

São as regras por causa da pandemia, só se fazem exames necessários para PI.

• Like
Reactions: Inesllllllllllg
a parte do não fazeres o exame de Matemática
É porque este ano os exames de conclusão das disciplinas (Matemática e Português, no caso do 12º) não são obrigatórios-
É como a garfo101 te disse: se não queres concorrer a um curso que peça Matemática A como Prova de Ingresso, não sairás prejudicada ☺