Eu penso que não tenho média suficiente para entrar em Psicologia. E por isso iria-me candidatar a outro curso e tinha pensado em História, ou Estudos Gerais. Depois posso pedir transferência para Psicologia?
Olá boa tarde, tenho uma dúvida em relação às médias de candidatura ao ensino superior. A média do curso, pela qual tenho de me guiar para saber se tenho média ou não para entrar no respetivo curso, é a nota da primeira ou segunda fase de candidaturas que encontro no site da DGES? Obrigado
Olá boa tarde, tenho uma dúvida em relação às médias de candidatura ao ensino superior. A média do curso, pela qual tenho de me guiar para saber se tenho média ou não para entrar no respetivo curso, é a nota da primeira ou segunda fase de candidaturas que encontro no site da DGES? Obrigado
Depende em que fase é que vais candidatar-te. Vê essas notas como uma ideia de como tem sido a procura por aquele curso; as médias poderão variar bastante.
Estou em Ciências e Tecnologias e tenho todas as disciplinas feitas exceto Matemática A, dado que tive 10 no 10º ano, 8 no 11º e 8 no 12º, o que resulta num CIF de 9.
A questão é: Posso concluir o secundário frequentando apenas o 12º ano do regime presencial de matemática e obtendo 11 no 3º período para o meu CIF à disciplina passar a ser de 10 ((10+8+11)/3=9,66)? E posso candidatar-me no ano seguinte ao ensino superior realizando apenas o exame de Biologia e Geologia como prova de ingresso dado que é a única prova de ingresso requisitada para o curso para o qual pretendo entrar?
Estou em Ciências e Tecnologias e tenho todas as disciplinas feitas exceto Matemática A, dado que tive 10 no 10º ano, 8 no 11º e 8 no 12º, o que resulta num CIF de 9.
A questão é: Posso concluir o secundário frequentando apenas o 12º ano do regime presencial de matemática e obtendo 11 no 3º período para o meu CIF à disciplina passar a ser de 10 ((10+8+11)/3=9,66)? E posso candidatar-me no ano seguinte ao ensino superior realizando apenas o exame de Biologia e Geologia como prova de ingresso dado que é a única prova de ingresso requisitada para o curso para o qual pretendo entrar?
Olá! Como o ensino recorrente é por módulos, terás de fazer o 11 e o 12 ano para concluir a disciplina.
Se para o próximo ano as regras voltarem a ser como eram, para acesso ao ensino superior tens de ter 4 os exames nacionais realizados. Se já os fizeste, podes só fazer o exame que vais usar como prova de ingresso
Olá e obrigado pela resposta.
Aproveito para colocar outra questão: Poderia já entrar para a universidade no ano lectivo que vem dando uso ao Ano 0 e concluir a disciplina de matemática no recorrente ao mesmo tempo?
Pessoal, uma opinião.
Este ano quero me candidatar a GE em Faro.
Tenho média de acesso de 16 valores, e as médias passadas, a mais alta foi 13.7....
com isto do covid acham que sobe muito? Ao ponto de chegar a 16?
Pessoal, uma opinião.
Este ano quero me candidatar a GE em Faro.
Tenho média de acesso de 16 valores, e as médias passadas, a mais alta foi 13.7....
com isto do covid acham que sobe muito? Ao ponto de chegar a 16?
Dependerá das notas de cada exame e do interesse dos alunos nesse par instituição/curso.
É quase impossível te responder a isso. Era um comentário meramente opinativo.
Olá! Estou no 11º ano e ainda não entendi muito bem como funcionam as notas de candidatura, por causa da 1ªfase e da 2ªfase dos exames.
Estive a ver as médias e reparei que as médias da segunda fase são muito maiores que as da primeira fase. Só não entendi bem o que era a primeira e o que eram a segunda fase nas candidaturas. Por exemplo, se este ano (11º ano) repetir o exame e for à segunda fase, e usar essa nota como prova de ingresso, quando me candidatar depois ao ensino superior tenho vou-me candidatar na 1ªfase das candidaturas ou na 2ª?
Olá! Estou no 11º ano e ainda não entendi muito bem como funcionam as notas de candidatura, por causa da 1ªfase e da 2ªfase dos exames.
Estive a ver as médias e reparei que as médias da segunda fase são muito maiores que as da primeira fase. Só não entendi bem o que era a primeira e o que eram a segunda fase nas candidaturas. Por exemplo, se este ano (11º ano) repetir o exame e for à segunda fase, e usar essa nota como prova de ingresso, quando me candidatar depois ao ensino superior tenho vou-me candidatar na 1ªfase das candidaturas ou na 2ª?
As candidaturas ao Ensino Superior têm 3 fases. Na 1ª fase, são usadas as provas de ingresso da 1ª fase de exames nacionais. Na 2ª fase podem ser usados exames de 1ª ou 2ª fase. Na 3ª podem usar também qualquer exame.
As candidaturas são por fases porque os exames são diferentes (e na 2ª fase há tendência para que os alunos consigam melhor nota, por vezes, porque vão mais bem preparados) e são também por fases porque os cursos têm vagas por preencher. Imagina, um curso tem 50 vagas. Preenche as 50 vagas na 1ª fase, mas há 20 alunos que resolvem não matricular-se na instituição (porque decidem que aquela não é a opção que querem ou porque sentem-se seguros a concorrer na 2ª fase). Essas 20 vagas ficam como sobrantes para a 2ª fase de candidaturas. A 3ª fase também é com as vagas sobrantes da 2ª fase.
Se repetires o exame em 2ª fase, não és obrigada a concorrer só na 2ª fase, desde que na 1ª fase tenhas a prova de ingresso válida. Imagina, tiras 10 no exame mas sentes que consegues melhor, então vais à 2ª fase por descargo de consciência e melhoria e tiras 14. Se este exame for a PI, concorres com o 10 na 1ª fase (que só aceita exames de 1ª fase) e concorres com o 14 na 2ª e 3ª (que aceitam exames de qualquer fase).
As candidaturas ao Ensino Superior têm 3 fases. Na 1ª fase, são usadas as provas de ingresso da 1ª fase de exames nacionais. Na 2ª fase podem ser usados exames de 1ª ou 2ª fase. Na 3ª podem usar também qualquer exame.
As candidaturas são por fases porque os exames são diferentes (e na 2ª fase há tendência para que os alunos consigam melhor nota, por vezes, porque vão mais bem preparados) e são também por fases porque os cursos têm vagas por preencher. Imagina, um curso tem 50 vagas. Preenche as 50 vagas na 1ª fase, mas há 20 alunos que resolvem não matricular-se na instituição (porque decidem que aquela não é a opção que querem ou porque sentem-se seguros a concorrer na 2ª fase). Essas 20 vagas ficam como sobrantes para a 2ª fase de candidaturas. A 3ª fase também é com as vagas sobrantes da 2ª fase.
Se repetires o exame em 2ª fase, não és obrigada a concorrer só na 2ª fase, desde que na 1ª fase tenhas a prova de ingresso válida. Imagina, tiras 10 no exame mas sentes que consegues melhor, então vais à 2ª fase por descargo de consciência e melhoria e tiras 14. Se este exame for a PI, concorres com o 10 na 1ª fase (que só aceita exames de 1ª fase) e concorres com o 14 na 2ª e 3ª (que aceitam exames de qualquer fase).
Olá, concluí este ano o 11ºano de escolaridade, no curso de Ciências e Tecnologias, e gostaria de colocar algumas questões sobre o cálculo da média, da nota de candidatura ao ensino superior, e sobre possibilidades de alterar as classificações obtidas.
Antes de mais, se não for esta a secção do fórum onde devo colocar estas questões, peço desculpa agradeço que por favor me encaminhem para a correta.
Deixo aqui as avaliações obtidas a cada uma das disciplinas, caso sejam relevantes:
Filosofia 19 20
Inglês 19 19
Físico Química 15 16
Geometria descritiva A 16 18
Acrescento também que realizei este ano o exame de Físico Química, e que, se possível, pretendo realizá-lo novamente no próximo ano como aluno autoproposto. O curso a que me pretendo candidatar exige como provas de ingresso os exames de Físico Química e de Matemática, e o ultimo colocado em 2019 teve uma nota de candidatura de 17.3. Se por algum milagre ainda existe maneira de subir a minha média, o que realmente quero é Matemática Aplicada e Computação, em que o último colocado de 2019 entrou com 18.4, mas reconheço que é capaz de ser impossível. Também estou completamente disposto a adiar a minha candidatura para um ano após concluir o 12º, para escapar as médias para entrada inflacionadas por esta situação toda com o vírus.
Agora ao que interessa, as questões que venho colocar são:
1) Tendo em conta, que deixei passar o prazo em que seria possível propôr a retenção voluntária, pelo que, tanto quanto sei, essa opção já não existe: há ainda alguma forma de obter uma classificação correspondente ao 11º ano, diferente da que obtive, nas disciplinas de Matemática, Educação Física? Se sim qual/quais são?
2) Tendo mais uma vez em conta que, tanto quanto sei, deixei passar o prazo em que seria possível propôr a retenção voluntária, ainda existe alguma forma de obter uma classificação, correspondente ao 11º ano, diferente da que obtive, na disciplina de Físico Química? Se sim qual/quais são?
3) Caso realize no próximo ano o exame de Físico Química como aluno autoproposto (estarei no 12º ano), que peso terá a nota interna obtida este ano (11º) na minha nota de candidatura ao ensino superior? A classificação do exame substituirá totalmente o peso da nota interna no cálculo da nota de candidatura?
4) A resposta à terceira questão altera-se, ou existe alguma outra diferença no processo de completar o ensino secundário, ou no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior, caso realize o exame de Físico Química como aluno auto proposto apenas no ano após completar o 12º? Se sim, quais são as diferenças?
5) A classificação da disciplina de educação física terá peso no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior? Se sim, existe alguma exceção em que esse não é o caso?
De uma forma geral, venho em busca de encontrar opções para melhorar as classificações que já obtive nas disciplinas de Matemática, Educação Física e/ou Físico Química.
Agradeço desde já qualquer esclarecimento.
Post automatically merged:
Edit: Como talvez imaginem, o momento em que tive a epifania de que tinha feito asneira nestes últimos dois anos, e que podia já não haver remédio, foi ontem, durante o exame de físico química.
Olá!
É o seguinte: a minha média do secundário é 17.6
Eu precisava de tirar 17.1 ou superior no exame de história porque a universidade pede-me 17.4 de nota final, no entanto pelos critérios creio que só consigo 16.5 ou 16.9.
...Devo-me já preocupar com a 2ª fase? Estou a desesperar um pouquinho
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.