Acesso ao Ensino Superior

Olá!
É o seguinte: a minha média do secundário é 17.6
Eu precisava de tirar 17.1 ou superior no exame de história porque a universidade pede-me 17.4 de nota final, no entanto pelos critérios creio que só consigo 16.5 ou 16.9.
...Devo-me já preocupar com a 2ª fase? Estou a desesperar um pouquinho
Olá! Acho que não precisas desesperar já, até porque não sabes se essa vai ser a tua nota. No entanto, se achas que vai ser abaixo do que o que te sentes confortável a concorrer, vai estudando para a 2ª fase, com calma e ficas com essa nota para concorrer à 2ª fase, caso seja necessário!

Olá, concluí este ano o 11ºano de escolaridade, no curso de Ciências e Tecnologias, e gostaria de colocar algumas questões sobre o cálculo da média, da nota de candidatura ao ensino superior, e sobre possibilidades de alterar as classificações obtidas.
Antes de mais, se não for esta a secção do fórum onde devo colocar estas questões, peço desculpa agradeço que por favor me encaminhem para a correta.

Deixo aqui as avaliações obtidas a cada uma das disciplinas, caso sejam relevantes:

10º 11º

Português 16 16
Matemática 16 14
Educação Física 15 15

Filosofia 19 20
Inglês 19 19
Físico Química 15 16
Geometria descritiva A 16 18

Acrescento também que realizei este ano o exame de Físico Química, e que, se possível, pretendo realizá-lo novamente no próximo ano como aluno autoproposto. O curso a que me pretendo candidatar exige como provas de ingresso os exames de Físico Química e de Matemática, e o ultimo colocado em 2019 teve uma nota de candidatura de 17.3. Se por algum milagre ainda existe maneira de subir a minha média, o que realmente quero é Matemática Aplicada e Computação, em que o último colocado de 2019 entrou com 18.4, mas reconheço que é capaz de ser impossível. Também estou completamente disposto a adiar a minha candidatura para um ano após concluir o 12º, para escapar as médias para entrada inflacionadas por esta situação toda com o vírus.

Agora ao que interessa, as questões que venho colocar são:
Vamos supor uma coisa, inicialmente. As regras dos exames voltam ao normal, no próximo ano, e é possível fazer melhoria das notas das disciplinas em exame/prova de equivalência à frequência.
1) Tendo em conta, que deixei passar o prazo em que seria possível propôr a retenção voluntária, pelo que, tanto quanto sei, essa opção já não existe: há ainda alguma forma de obter uma classificação correspondente ao 11º ano, diferente da que obtive, nas disciplinas de Matemática, Educação Física? Se sim qual/quais são?
Primeiro que tudo, tenta ver se ainda é possível a retenção voluntária, se assim o pretendes. Tentar não custa.
As notas específicas do 11º ano, não, só da classificação final da disciplina. Para o ano, podias tentar fazer melhoria através de prova de equivalência à frequência, a Educação Física, na 2ªfase. Nesse ano, só teria efeitos a partir da 2ª fase de candidaturas.
A Matemática A só no ano seguinte a terminares a disciplina. No próximo ano, supostamente, tens de fazer exame com interno, a valer 30% da nota. Poderias era anular a disciplina e ir a exame como autoproposto, valia a 100%. Caso corresse mal, perderias as notas dos 3 anos ou do 12ºano, dependendo da interpretação da escola.
2) Tendo mais uma vez em conta que, tanto quanto sei, deixei passar o prazo em que seria possível propôr a retenção voluntária, ainda existe alguma forma de obter uma classificação, correspondente ao 11º ano, diferente da que obtive, na disciplina de Físico Química? Se sim qual/quais são?
Ires a exame com autoproposto, no próximo ano.

3) Caso realize no próximo ano o exame de Físico Química como aluno autoproposto (estarei no 12º ano), que peso terá a nota interna obtida este ano (11º) na minha nota de candidatura ao ensino superior? A classificação do exame substituirá totalmente o peso da nota interna no cálculo da nota de candidatura?
Se tiveres melhor nota do que classificação final da disciplina, a nota substitui a nota que tinhas. Caso contrário, não altera.
4) A resposta à terceira questão altera-se, ou existe alguma outra diferença no processo de completar o ensino secundário, ou no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior, caso realize o exame de Físico Química como aluno auto proposto apenas no ano após completar o 12º? Se sim, quais são as diferenças?
Não existe diferença.
Um facto geral, melhorias feitas na 2ª fase de exames, nesse ano, só podem ser usadas a partir da 2ª fase de candidatura.

5) A classificação da disciplina de educação física terá peso no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior? Se sim, existe alguma exceção em que esse não é o caso?
Terá peso como qualquer outra disciplina. Não há exceções.

• Like
Reactions: NNUG
Muitíssimo obrigado pela explicação, mas, se não te importares, podes confirmar-me se compreendi corretamente as opções que tenho:

Educação física:
Posso, no final do 12ºano, fazer uma prova de equivalência à frequência de Educação física, que subsistirá a classificação final da disciplina. Será esta a nota que entrará no cálculo da nota de candidatura. Não compreendi o seguinte: caso siga esta opção apenas poderei usar a nota obtida na prova de equivalência para uma candidatura na segunda fase?

Matemática:
Posso ou completar a disciplina e ir a exame no 12º ano, e se não ficar satisfeito, fazer o exame dde primeira fase como aluno autoproposto; ou anular a disciplina depois do início do ano, e ir a exame como autoproposto. De uma forma ou de outra, a nota do exame contaria tanto para as provas de ingresso, como substituiria a avaliação dos três anos de matemática na nota de candidatura?

Físico Química:
Caso vá a exame para o ano, como aluno autoproposto, a nota do 10º e 11º terá o seu peso substituído na nota de candidatura pela nota do exame, mas não poderei participar na 1º fase de candidatura? Esta parte confundiu-me bastante, alunos autopropostos que já tenham feito o exame no ano anterior, ou dentro de algum outro prazo em que me iria inserir quer fizesse o exame no final do 12º ou no ano a seguir a terminar o 12º (?), terão a sua candidatura restringida à 2º fase?

Ou seja, fazendo o exame de fq, como aluno autoproposto, na primeira fase de um dos próximos anos (ou ambos, e o melhor é que contará?), permitir-me-a usar qualquer que seja a nota obtida para participar na primeira fase de candidaturas, ou apenas poderei usar esses exames para um candidatura na segunda fase?

Quanto à retenção voluntária, o meu Diretor de Turma já me confirmou que será impossível.

Obrigado desde já, e peço desculpa por fazer mais perguntas, mas realmente não compreendi.

Muitíssimo obrigado pela explicação, mas, se não te importares, podes confirmar-me se compreendi corretamente as opções que tenho:

Educação física:
Posso, no final do 12ºano, fazer uma prova de equivalência à frequência de Educação física, que subsistirá a classificação final da disciplina. Será esta a nota que entrará no cálculo da nota de candidatura. Não compreendi o seguinte: caso siga esta opção apenas poderei usar a nota obtida na prova de equivalência para uma candidatura na segunda fase?
No ano em que a fazes, sim. Nos seguintes, podes usar em todas as fases de candidatura.
A melhoria é feita na 2ªfase de exames. É a regra para se fazer melhoria no ano em que terminas uma disciplina não sujeita a exame, as melhorias só se fazem na 2ª fase de exames.

Matemática:
Posso ou completar a disciplina e ir a exame no 12º ano, e se não ficar satisfeito, fazer o exame dde primeira fase como aluno autoproposto; ou anular a disciplina depois do início do ano, e ir a exame como autoproposto. De uma forma ou de outra, a nota do exame contaria tanto para as provas de ingresso, como substituiria a avaliação dos três anos de matemática na nota de candidatura?

Não, se tudo voltar ao normal, terás de fazer exame como interno, 30% da nota final da disciplina, para completares a disciplina. Melhoria como autoproposto, a 100%, só no ano seguinte. A exceção, é se anulares a disciplina, é como não tivesses nota interna, e tentas completar a disciplina em exame. Não é uma melhoria. Se correr mal, ficas com a disciplina por fazer ou com uma nota baixa, dependendo se tiras, pelo menos, 9,5 no exame.
Físico Química:
Caso vá a exame para o ano, como aluno autoproposto, a nota do 10º e 11º terá o seu peso substituído na nota de candidatura pela nota do exame, mas não poderei participar na 1º fase de candidatura? Esta parte confundiu-me bastante, alunos autopropostos que já tenham feito o exame no ano anterior, ou dentro de algum outro prazo em que me iria inserir quer fizesse o exame no final do 12º ou no ano a seguir a terminar o 12º (?), terão a sua candidatura restringida à 2º fase?
Não, como já completaste a disciplina, este ano, já podes fazer melhoria a 100% em todas as fases de exames do próximo ano. A melhoria feita na 1ª fase pode ser usada em todas as fases de candidatura. A melhoria só acontece se tiveres uma nota superior a que tiveste à disciplina, este ano. Caso contrário, não altera.
O mesmo se aplica a melhoria feitas em anos seguintes.

------------------------------------
Paras efeitos de candidatura ao ensino superior, não existe prazo limite à melhoria feita por exame nacional. Melhorias por provas de equivalência à frequência (existem em todas as disciplinas sem oferta de exame nacional, e só nessas), a melhoria só pode ser feita no ano em que concluí a disciplina, na 2ª fase de exames, ou no ano seguinte, em ambas as fases.

• Like
Nem sei como te agradeça, não imaginas o alívio que foi ler esta resposta depois da confusão em que fiquei quando fiz estas mesma perguntas a dois professores que me deram respostas diferentes. Duas últimas questões, e estas são realmente as últimas. Existe alguma desvantagem em fazer a melhoria de notas pelos exames, há exceção do tempo "perdido"? E, é possível, por exemplo, tentar a melhoria num ano, falhar, e tentar de novo no ano seguinte?

Nem sei como te agradeça, não imaginas o alívio que foi ler esta resposta depois da confusão em que fiquei quando fiz estas mesma perguntas a dois professores que me deram respostas diferentes. Duas últimas questões, e estas são realmente as últimas. Existe alguma desvantagem em fazer a melhoria de notas pelos exames, há exceção do tempo "perdido"? E, é possível, por exemplo, tentar a melhoria num ano, falhar, e tentar de novo no ano seguinte?
De nada.
Volto a salientar. Isto é o que poderás fazer se as regras voltarem a ser as mesmas. Este ano, não era possível melhorias das notas das disciplinas.
Não há nenhuma desvantagem em fazeres melhoria. E podes sempre tentar, desde que o código do exame não se altere.
Qualquer outra dúvida, diz.

• Like
Boa tarde , alguém me sabe dizer como é que se calcula a média de acesso ao ensino superior?
Por norma, é composta pela média do secundário(50%-65%) e pela provas de ingresso pedidas, nas percentagens decididas pelo par instituição/curso. Se forem exigidos pré-requisitos quantitativos, estes também entram.

Olá Joana, podes usar este site, meter as tuas opções e preencher apenas com os valores.

• Like
Reactions: davis
Olá Joana, podes usar este site, meter as tuas opções e preencher apenas com os valores.
Obrigada!
Post automatically merged:

Por norma, é composta pela média do secundário(50%-65%) e pela provas de ingresso pedidas, nas percentagens decididas pelo par instituição/curso. Se forem exigidos pré-requisitos quantitativos, estes também entram.
Obrigada!

Última edição:
Sou aluno do 12°ano e pretendo candidatar me ao ensino superior. Os exames que realizei no ano passado contam para a média?
A não ser que os uses como prova de ingresso, não. Este ano os exames (do ano passado, também) não afetam a nota interna e a média final

Olá!
Se alguém me conseguir responder a isto ficarei muito agradecida!
A minha dúvida é: posso-me candidatar à primeira fase de ingresso no ensino superior e mesmo assim ir à segunda fase de exames, não sabendo se entrei ou não no curso?
E caso não entre, candidato-me à segunda fase de ingresso no ensino superior.
É o recomendado, não?

Olá!
Se alguém me conseguir responder a isto ficarei muito agradecida!
A minha dúvida é: posso-me candidatar à primeira fase de ingresso no ensino superior e mesmo assim ir à segunda fase de exames, não sabendo se entrei ou não no curso?
E caso não entre, candidato-me à segunda fase de ingresso no ensino superior.
É o recomendado, não?
Olá
Sim, podes. Caso fiques satisfeita com os resultados da 1 fase ficas nessa vaga, se não, tentas na 2

• Like
Reactions: Mariana Saldanha