Acesso ao Ensino Superior

Olá, terminei o 12° o ano passado e este ano voltei a fazer o exame de geografia para poder entrar no ensino superior. A minha questão é, se para entrar necessito da média final do 12°+ prova de ingresso ou se apenas vai ser usada a nota da prova de ingresso? Se for preciso a média final do 12°, visto que já passou um ano, essa média não tem qualquer alteração certo?

Olá @MartaV
Olá, terminei o 12° o ano passado e este ano voltei a fazer o exame de geografia para poder entrar no ensino superior. A minha questão é, se para entrar necessito da média final do 12°+ prova de ingresso ou se apenas vai ser usada a nota da prova de ingresso? Se for preciso a média final do 12°, visto que já passou um ano, essa média não tem qualquer alteração certo?
A média do secundário continua a contar. A tua média do secundário pode ser beneficiada das medidas excepcionais que referem que qualquer disciplina acabada com exames de 2018 ou 2019 pode ser calculada apenas com a nota interna se isso beneficiar o aluno.

Sou estudante e pretendo seguir gestão de empresas para curso superior, a questão é que estou muito fora do assunto e se alguém me conseguisse ajudar agradecia.
Pretendia algum tipo de informação de quais as universidades em Lisboa com o curso em questão e quais as provas de ingresso consoante a universidade.

Sou estudante e pretendo seguir gestão de empresas para curso superior, a questão é que estou muito fora do assunto e se alguém me conseguisse ajudar agradecia.
Pretendia algum tipo de informação de quais as universidades em Lisboa com o curso em questão e quais as provas de ingresso consoante a universidade.
Encontras aqui a informação de onde existe esse curso. Clicando na instituição, aparecem as provas de ingresso necessárias: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)

O exame de matemática correu - me muito mal e embora ainda não tenha visto os critérios estou receosa de que não tenha atingido a positiva. Nesse caso fico com a disciplina de matemática A por fazer pois tenho a disciplina anulada e preciso dela para aprovação. A minha questão é se este ano posso ir á segunda fase e concorrer á universidade pela segunda fase dos concursos como nos outros anos ou se a segunda fase dos exames por ter sido adiada devido á pandemia só posso utilizá - lá para o ano. E outra coisa, se entrasse este ano na primeira fase começava a universidade em que data e a mesma questão para a segunda fase.
Muito obrigada.

A minha questão é se este ano posso ir á segunda fase e concorrer á universidade pela segunda fase dos concursos como nos outros anos
Sim, podes! Fazes a prova de ingresso na 2ª fase e só a podes utilizar nessa mesma fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
se entrasse este ano na primeira fase começava a universidade em que data e a mesma questão para a segunda fase.
Como podes ver aqui - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público – CNA 2020/21 | DGES - as matrículas na 1ª fase são de 28 de setembro a 2 de outubro e as da 2ª fase de 15 a 19 de outubro. As aulas começarão pouco tempo depois, isso depende do calendário de cada faculdade. Na minha faculdade, por exemplo, o 1º ano inicia as aulas a 1 de outubro.

Estive a consultar o calendário do politécnico de Lisboa para onde estou a pensar concorrer e fiquei um bocado confusa.
Diz que para o ano 2020/2021 o preenchimento de formulário ocorrerá entre 3 e 17 de fevereiro. Não sei muito bem o que se entende por preenchimento de formulário, estarão a referir - se ás inscrições?

Estive a consultar o calendário do politécnico de Lisboa para onde estou a pensar concorrer e fiquei um bocado confusa.
Diz que para o ano 2020/2021 o preenchimento de formulário ocorrerá entre 3 e 17 de fevereiro. Não sei muito bem o que se entende por preenchimento de formulário, estarão a referir - se ás inscrições?
No site aparecem outros concursos, um especial e um local, acho que tem a ver com isso. Ou então candidaturas para cursos que requerem provas especiais.
Têm uma parte em que falam especificamente do CNA. Concurso nacional | Instituto Politécnico de Lisboa
Muitos alunos só são informados do calendário das matrículas após obterem o resultado da colocação.
Post automatically merged:

Já agora, qual é o curso que pretendes seguir? @Ines3cm

Última edição:
Nas minhas opções estão gestão e Finanças empresariais no politécnico de lisboa. Os cursos que aparecem no site do politecnico não estão disponíveis para concorrer pelo concurso normal então?

Nas minhas opções estão gestão e Finanças empresariais no politécnico de lisboa. Os cursos que aparecem no site do politecnico não estão disponíveis para concorrer pelo concurso normal então?
Estão disponíveis, claro!
Aliás, encontras facilmente informações sobre esses cursos no site da DGES. E se lá está, é porque se concorre pelo concurso normal.
Gestão DGES + Gestão | Instituto Politécnico de Lisboa
Finanças empresariais DGES + Finanças Empresariais | Instituto Politécnico de Lisboa
Esse calendário que viste de certeza que diz respeito a outra coisa. Pelo CNA, os alunos iniciam sempre as aulas por volta de setembro/outubro e as candidaturas são conforme o calendário e regras que a DGES publica no site.

Última edição:
Olá, estou muito desesperada. Penso que não irei conseguir entrar no curso que queria. Será possível entrar nesse mesmo curso, com uma média mais baixa?

Olá, estou muito desesperada. Penso que não irei conseguir entrar no curso que queria. Será possível entrar nesse mesmo curso, com uma média mais baixa?
Bem, é difícil prever se consegues entrar ou não no curso, a menos que a tua média esteja mesmo muito distante do habitual do curso que queres. O meu conselho é:
1) Coloca esse curso em 1ª opção, se achas que tens alguma hipótese.
2) Coloca nas outras opções o mesmo curso em instituições com médias mais dentro do teu alcance.
3) Se na alínea 2 ainda achas que estás muito distante, procura por cursos parecidos ou por outros cursos que tu não te importarias de estudar (mesmo que não seja o que tu queres), porque no final do 1º ano de faculdade podes pedir mudança par instituição/curso e é possível que consigas entrar no que queres actualmente.
4) Concorre à 2ª e 3ª fase para o curso que queres mesmo. Não coloques outras opções nessas fases porque, se entrares num curso na 1ª e matriculares-te, entrares num curso na 2ª ou 3ª fase implica a anulação automática da tua primeira colocação.

Boa noite! Tenho uma dúvida sobre o acesso ao ensino superior.
Fiz exame de Biologia o ano passado, 1ª e 2ª fases. A minha dúvida é se me posso candidatar à primeira fase do ensino superior com a nota do exame de biologia da 2ª fase do ano passado. Obrigado.

Boa noite! Tenho uma dúvida sobre o acesso ao ensino superior.
Fiz exame de Biologia o ano passado, 1ª e 2ª fases. A minha dúvida é se me posso candidatar à primeira fase do ensino superior com a nota do exame de biologia da 2ª fase do ano passado. Obrigado.
Exames de 2ª fase só servem como prova de ingresso para a 2ª e 3ª fases.

Posso usar a da 1ºfase deste ano na 2ºfase, sabendo que já tinha realizado a da 2ºfase no ano anterior?
Se a 1ª fase deste ano for melhor que a 2ª fase do ano passado/deste ano, sim, podes usar exames da 1ª fase em qualquer fase de candidatura.

Olá @jmtc
Olá, acabei o secundário em 2014 com média de 17.4 e depois de não ter gostado do meu curso decidi candidatar-me outra vez este ano. Já sei que não sou abrangido pelas novas regras mas na minha altura educação fisica entrava no calculo da media e agora não, a minha média mantém-se 17.4 ou tenho de tirar educação fisica? Alguém me pode esclarecer isto? Não me dava jeito nenhum tirar visto que a minha nota de ed fisica era 19
A tua média do secundário continua a ser calculada da mesma forma.

• Like
Reactions: jmtc