Acesso ao Ensino Superior

Pois, há imensa gente a dizer-me isso, mas se eu tirar pior nota no exame, posso usar o da primeira fase dos exames para me candidatar à segunda da universidade?!
Sim. E podes tentar te inscrever na 1ª fase de candidaturas à mesma.

• Like
Reactions: Ana Rita Justino
Olá, eu tenho apenas interesse em um curso mas tenho 6 opções para colocar na candidatura. Acham melhor eu colocar apenas aquela que quero ou coloco uma segunda por "segurança"? Tenho diferença de 2,4 valores da média do último colocado no ano passado do curso que quero.

Olá, eu tenho apenas interesse em um curso mas tenho 6 opções para colocar na candidatura. Acham melhor eu colocar apenas aquela que quero ou coloco uma segunda por "segurança"? Tenho diferença de 2,4 valores da média do último colocado no ano passado do curso que quero.
Por, pelo menos, uma de segurança. Acho que é melhor.

• Like
Reactions: mikasa and NeiaJ
Mesmo que seja uma que não quero?

Acho que deve ser uma que PELO MENOS, não te importes de ter... não faria muito sentido colocar algo que odeias por "segurança".

• Like
Reactions: mikasa
É porque eu só me vejo no curso que quero como 1 opção, não tenho outro que me desperte interesse
É que se não entrares, ficas sem colocação, e, na segunda fase de candidaturas, as médias costumam subir.
É um risco🤷‍♂️.

Boa noite eu acabei o 12 pelo curso EFA. Agora quero concorrer a universidade para o curso de gestão hoteleira com o exame de geografia que obtive 15,2 mas a universidade pede 50% da nota do exame e 50% da média interna.. mas no meu caso não tenho média interna como funciona? Obrigado boa noite

• Like
Reactions: ph+
Se eu meter o curso A em 1° lugar e o curso B em 2° na primeira fase e for aceite na segunda opção, tem como me candidatar ao curso A nas 2° e 3° fase e caso seja aceite ir, caso não seja aceite tenho o lugar "garantido e reservado" do curso A da 1° fase?
Não sei se me expliquei bem, qualquer digam
Obg

Boa noite eu acabei o 12 pelo curso EFA. Agora quero concorrer a universidade para o curso de gestão hoteleira com o exame de geografia que obtive 15,2 mas a universidade pede 50% da nota do exame e 50% da média interna.. mas no meu caso não tenho média interna como funciona? Obrigado boa noite
A tua nota interna é a mesma que a tua nota do exame. No teu caso é 15.2.

Se eu meter o curso A em 1° lugar e o curso B em 2° na primeira fase e for aceite na segunda opção, tem como me candidatar ao curso A nas 2° e 3° fase e caso seja aceite ir, caso não seja aceite tenho o lugar "garantido e reservado" do curso A da 1° fase?
Não sei se me expliquei bem, qualquer digam
Obg
Queres dizer : "lugar no curso B", certo?
Só perdes a vaga da 1ª fase, se ficares colocada numa das fases seguintes. Caso contrário, manténs.

• Like
Reactions: Hiper
Eu falo por experiência própria: vai à segunda fase. Eu consegui entrar onde queria por ter ido :) vais sem tanta pressão e acaba por correr melhor porque sabes que já tens o primeiro e que, mesmo que tires abaixo disso, não importa. Porque já tens essa “almofada” ;)

Sim, podes! Fazes a prova de ingresso na 2ª fase e só a podes utilizar nessa mesma fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Como podes ver aqui - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público – CNA 2020/21 | DGES - as matrículas na 1ª fase são de 28 de setembro a 2 de outubro e as da 2ª fase de 15 a 19 de outubro. As aulas começarão pouco tempo depois, isso depende do calendário de cada faculdade. Na minha faculdade, por exemplo, o 1º ano inicia as aulas a 1 de outubro.
As matrículas serão presenciais? Obrigado desde já :)

Olá, alguém me pode dizer se as credenciais de acesso para fazer a candidatura à bolsa demoram muito a ser enviadas? Acabei agora de fazer a minha candidatura e ainda não as recebi.

As matrículas serão presenciais? Obrigado desde já :)
Ainda não se sabe, mas essa informação deverá ser disponibilizada no site da faculdade onde entrares. Algumas enviam informações aos alunos diretamente depois dos resultados das colocações saírem.

• Like
Reactions: David Balseiro
No caso de ir à 2° fase e ser aceite em um curso, as aulas já terão começado, isto significa que vou perder matéria? Quanta?
E se for à 3° perco ainda mais

Boa tarde, quando pomos as opções que queremos na candidatura ao ES no site da DGES ao lado de cada opção aparece uma média/numeração.
Alguem me sabe dzer o que é?
Obrigado.